Um ano depois…

Eduardo Sales Filho
@eduardo_sales

Publicado em 08 de janeiro de 2009

Hoje é o aniversário de dois grandes (nem tanto) amigos meus. Mas este não é o único motivo que me leva a celebrar o oito de janeiro. Há exatamente um ano atrás eu passei pela cirurgia de redução do estômago e a minha vida mudou completamente.

Ainda lembro da ansiedade que tomava conta de mim há 365 dias. Recordo-me claramente do que senti, falei, pensei e fiz naquele dia. Lembro inclusive de acordar brigando com a enfermeira pra ela me levar de volta pro quarto porque não queria perder a estréia do Big Brother Brasil… sim, eu sei, sou um caso perdido.

Não vou fazer aqui mais um texto de lembranças, se querem saber como foram àqueles dias pra mim, é só dar uma olhada nos posts de janeiro do ano passado. O motivo pelo qual escrevo agora é para contar o que mudou desde a minha cirurgia. Em meu post sobre 2008 fiz um relato amplo sobre tudo de bom e ruim que aconteceu no ano que acaba de se encerrar, agora farei algo mais específico sobre a operação.

Até o momento em que escrevo este post já perdi 53 kg e não sinto a menor falta deles. Com o peso menor descobri que consigo subir a minha rua sem botar os bofes pra fora. Percebi também que o sexo se tornou muito mais prazeroso e bem menos trabalhoso.

Mas esses quilos perdidos ainda trouxeram outras coisas boas, as minhas crises crônicas de asma diminuíram e, ao final de um dia inteiro dando aula de pé, meus tornozelos não ficam mais tão inchados quanto um maldito baiacu.

Depois da cirurgia resolvi mudar meus hábitos alimentares. Aprendi a gostar de saladas, perdi o nojo que sentia de aveia e barras de cereal, e até mesmo redescobri o prazer de comer frutas. Ainda não tolero verduras, mas aí também já seria pedir demais!

No último ano tratei de escolher melhor o que comer e a mastigar muito os alimentos. Aumentei o tempo que levo em cada refeição e talvez seja por esse motivo que acabei sofrendo bem menos do que outros “colegas de grampo”. Em todo esse tempo jamais vomitei, entalei uma única vez e tive apenas dumpings leves.

É claro que nem tudo foram flores. Durante o último ano perdi muito cabelo e, mesmo com a queda tendo chegado ao seu fim, é inegável que fiquei mais careca do que antes.


Como meu corpo já não consegue mais absorver as vitaminas como antigamente, agora o Centrum virou meu companheiro inseparável. Já faz parte da minha rotina tomar um comprimido todos os dias antes do café da manhã.

Percebi que, mesmo com pouco tempo de operado, ainda posso engordar. Quando fui para São Paulo em abril do ano passado, comi tanta bobagem por lá que voltei cinco quilos mais gordo. Tá certo que perdi esse peso rapidamente, mas não é esse o ponto em questão.

Passei o ano inteiro dizendo que começaria a malhar e inventando desculpas dia após dia para adiar isso o máximo possível. Agora essa enrolação terá de parar, nos últimos dois meses parei de perder peso – e até ganhei uns dois quilinhos nas festas de fim de ano. A única forma de continuar rumo à minha meta é suando a camisa, literalmente.

Um ano depois da cirurgia aprendi muito sobre mim e sobre meu novo corpo. Eu não sou o mesmo cara que entrou naquele centro cirúrgico há 365 dias atrás. Sou uma versão menor, mais ágil, mais leve e mais saudável. Só a cara de pau e o senso de humor que continuam iguais.

A essa altura do campeonato vocês já devem estar de saco cheio de ler um texto tão grande assim e se perguntando onde estão as fotos do “antes e depois”, não é? Então tá, divirtam-se.

Um ano depois...

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

266 respostas para “Um ano depois…”

  1. sol disse:

    sabe fiz a reduçao a 1anoe4meses to bem e recomendo mas entrei para lhe dizer que nao existe somente o centru para repor oque hoje falta em nosso organismo tomo uma vitamina recomendada pela endocrina e a cada 3 meses realizo o exame de sangue e o que falta e complementado a vitamina e manipulada e otima

  2. ANDRESSA disse:

    EU FIZ A CIRURGIA TINHA 130 KG E ESTOU COM 69 E ESTOU MUITO FELIZ E COMO DE TUDO

  3. zelia disse:

    oiii,eu tbm estou esperando pra fazer a cirurgia de estomago,não vejo a hora, quero muito voltar a ser mais feliz,a gostar de sair,de ver pessoas,ou seja parar de me esconder..quando eu fizer eu entro em contato pra dizer como foi e como estou..bjussss

  4. Lígia Scalise disse:

    Olá, sou repórter da revista Sou Mais Eu, Editora Abril. Procuro uma mulher que emagreceu com a redução do estômago, mas engordou outra vez. E, desse vez, emagreceu com dieta. Conhece alguém? A matéria será de duas páginas!! Revista Semanal e Nacional.

    Meu contato: [email protected]
    11 3037-2629

    A personagem vai ganhar R$ 300

  5. tambem sou bariatric disse:

    tenho 47 anos sou bariatrica a quase dois anos e hoje tenho uma vida nova,sou felizzzzzzzzzzzzzzzzz nao me arrependi,pesava 110,600 e hoje estou com 63 kg.nao sou mais diabetica e meus exames sao todos otimos.

  6. oi Célia Lúcia Dias Neri disse:

    eu fez minha cirurgia de redução com Drº joaquim Branco em Recife
    no hospital esperança e já faz 4 meses perdi 24 k esto feliz não perdi
    mais porque a tireoide não deixamais já mim sinto outra pessoa.

  7. alexandre disse:

    Parabens pela cirurgia, pois vou fazer a minha no dia 28/04/2010, com o Dr.Joaquim Branco em Recife. Aproveitando quero pedir informações de pacientes que usaram o sistema de comprenssão pneumatica, pois o meu plano disse que não será preciso. Mesmo assim para maior segurança durante a cirurgia, quero alugar de alguém que tenha de preferência que more em Recife. Obrigado.meu [email protected]

  8. PARABÉNS ,,,, disse:

    OLÀ EDUARDO PARABÉNS VOCÊ ESTÁ ÓTIMO,MEU NOME É JOSIANE .EU TENHO 28 ANOS E PESO 113 KL E TENHO 1,65 ESTOU ME PREPARANDO PARA UMA CIRURGIA DE REDUÇÃO DE ESTOMAGO E ESTOU NA MAIOR EUFORIA ,COM MEDO É CLARO MAS SEI QUE VOU TER QUE ME ESFORÇAR POIS NÃO É FACÍL MAS A RECOMPENÇA É MAIOR .NÃO VEJO A HORA DE ME VER MAGRA ,BONITA E DE BEM COMIGO MESMO VER O ANTES E O DEPOIS(NOSSA………)ISSO É BOM DE MAIS!!!!!!GOSTARIA DE SABER SOBRE O SEU TRABALHO ?VC VOLTOU A TRABALHAR DEPOIS DE QUANTO TEMPO?ESTOU LENDO DE TUDO ,CONVERSANDO COM PESSOAS QUE JÁ FIZERÃO ,ENFIM,,,,,,,,,,POR FAVOR ME AJUDE POIS EU PRECISO DE MAIS INFORMAÇÕES, MEU EMAIL É [email protected] E O MSN TAMBÉM

  9. renata neves maia al disse:

    olá Eduardo também fiz cirurgia bariatrica faz 7 meses estou muito feliz assim como você, eu tinha 112 agora estou com 74e agradeço a Deus por esta vitória , um grande bj e um grande abçs…

  10. daniele disse:

    olá eduardo,eu tenho 23 anos e tenho um filho de 05 anos,me casei a dois anos e nesse tempo eu ganhei 32 kg estou pesando 100 kg.estou profundamente deprimida,sou conselheira tutelar,e me envergonho da minha parência gostaria que vc me mande por e-mail,sugestôes de clinicas,médicos o que puder.desde já agradeço sua atenção ah! parábens,pela sua conquista deus te abençõe.

  11. Luciana LIno disse:

    Parabéns!
    Estou tambem para operar com o Dr. Joaquim Branco, e não vejo a hora de ficar menos gorda!

  12. Andréa da Con disse:

    Infelizmente a maioria das pessoas só falam dos benefícios da cirurgia, mas não se enganem… Estou operada há 15 dias e o sofrimento é MUITO MAIOR que a gente pensa.
    A minha cirurgia foi muito bem feita, um sucesso, mas eu estou sofrendo muito coisas que ninguém fala antes de fazer. Não vou escrever por enquanto detalhes, depois que eu estiver melhor eu relato tudo.

  13. KEMILIN disse:

    OI TUDO BEM?//
    QUERO FAZER REDUÇÃO DE ESTOMAGO E GOSTARIA DE SABER QUANTO CUSTA, SE FICA SICATRIZ E SE DEPOIS TEM Q FAZER PLASTICA??

    OBRIGADA PARABENS….BJ

  14. marcia c hencks disse:

    eduardo,tenho muita vontade de fazer a cirugia mais tenho muito medo
    tenho 42 anos e peso105 kilos 1,68 altura ,tenho da reaçao dos apos
    a cirugia ,tenho dores nas pernas joelhos pes, gostaria que voce ma
    me envier um responta

  15. Fernanda disse:

    Oi…
    Minha cirurgia está marcada pra 10 de julho de 2010…
    Estou ansiosa mas muito feliz por que sei que está será uma nova e importante etapa de minha vida… Gosto do blog e sempre visito…
    Mil beijos

    • Lucimara disse:

      Oi Fernanda! Como estás após a cirurgia? Eu pretendo fazer em julho de 2011, estou começando a me preparar, penso que a fase mais difícl é antes da cirurgia, depois é só seguir as orientações. Qual foi a fase mais difícil para ti? Eu estou na ase do medo, mas preciso fazer, estou com 118Kg. Me dá uma luz. abraço

  16. Déborah Regin disse:

    Olá acabei de ler seu artigo sobre a bariátrica, fiz também e estou tão feliz quanto você! rsrs e temos algo em comum só tenho de antes a mesma cara de pau e meu bom humor rs, como você faz mais tempo do que eu que fez gostaria de me comunicar com você pra tirar algumas duvidas , tipo posso emagrecer mais durante o 2º ano de cirurgia? eu pesava 146kg e depois de 11 meses peso 95, um abraço. aguardo contato.

    [email protected]

  17. silvia disse:

    olá parabéns pela cirurgia bariatrica, eu também fiz há 2 anos e 8 meses, perdi 75Kg, agora vou fazer plastica no abdomem, estou super ansiosa, e vc está bem ?

  18. ingrid disse:

    poxa consegui emagrecer uma vez e perdi quase 20 kilos,mais engordei de novo em seis meses,queria azer essa cirurgiamais não sei quanto custa,vc pode me dar essa dica.

  19. Carolina disse:

    Olá em primeiro gostaria de lhe dar os parabéns por essa vitória enorrrme!
    Em segundo dizer que nãoe stá sendo a msm coisa comigo … realizei a cirurgia fazem 7 meses e perdi apenas 15 kilos.. estou muito triste e desanimada.. gostaria de ter algumas dicas suas.. pois sinto fome o tempo todo e vontade de comer….
    Espero seu e mail
    Obrigada

  20. Wando Jorge menezes disse:

    Tenho 48 dias de operado, com 32 dias tinha perdido 26,5 kg e nao sinto nada da cirurgia graças a Deus,até agora nao vomitei ,nem engasguei ,mais tenho muito cuidado, como muita verduras igual a vc tive q aprender gostar de frutas ,mais é pra o nosso bem tenho q comer,parei agora de mim pesar mais estou visivelmente emagrecendo, as roupas q antes eu nao vestia ja estao caindo,fiquei feliz por ve estas fotos suas,espero esta bem assim depois de um ano de cirurgia,um abraço ,aguardo contato.

  21. Wando Jorge menezes disse:

    Esqueci de dizer tinha 157kg.

  22. Patty disse:

    oi..
    Parabéns pelas conquistas!!
    Faço 2 anos de operada e acabei de passar pela plastica,estou otima!!
    Visite meu blog . http://pattyeo.blogspot.com/

  23. Aline disse:

    Oi………..

    Parabéns pela vitória!!!!

    Operei tb fazem 3 meses, consegui emagrecer 30 kg, confesso que não está sendo fácil pois tenho muitos vômitos, faço tudo certo principalmente mastigar várias vezes, mas mesmo assim tem dia que não consigo comer comida (carne, arroz, feijão), estou perdendo muito cabelo, mas mesmo assim estou muito feliz e faria tudo novamente. Afinal como é bom comprar a roupa que vc gosta, enão só o tamanho que te serve!
    Mais uma vez parabéns!!!!!
    Amei seu blog…………….

  24. Luciana disse:

    Olá… nao sei se voces ainda está comentando. Mas tenho uma dúvida e que gostaria que alguem respondesse. Pretendo fazer cirurgia de redução, e minha maior dúvida é quanto a bebida. Adoro cerveja, sou do tipo que bebe tranquilamente uma caixinha de cerveja em lata. Após a cirurgia (claro que passado o tempo de recuperação) dá pra beber normal ou não tem como???

  25. Carla disse:

    Hoje faz 2 meses e 20 dias que fiz a cirúrgia e estou morrendo de medo de engordar novamente, fiquei preocupada porque o médico não colocou o anel em mim e pelas conversas que tenho, tenho a impressão que com o anel fica mais restritivo…fique triste!

    • ANA CAROLINA disse:

      Nossa nao fique triste , no segundo mes em diante é um pouco mais lento , mas tenha certeza que aos pouco vc vai perder bastante peso , ja perdi 52, e foi assim , as vezes emagrecendo muito as vezes mais lento , so nao pode descuidar da dieta !!!

  26. TATIANA disse:

    Parabéns Eduardo pela sua bela vitoria. Estou com 01 ano e 03 meses de operada. Eliminei 40 Kg. e já estou com o peso mais ou menos estabilizado, me sinto muito bem e não tive nrnhum problema de saúde pós cirurgia. Antes tinha pressão alta e pré diabetes. O único problema que tenho enfrentado nos últimos tempos é o excesso de gases e o forte odor. Gostaria de saber se isto também acontece com você e outras pessoas que voce conhece e se tem alguma solução

    • ANA CAROLINA disse:

      Ola , ja tem um anos que fiz a cirurgia , estava lendo a sua mensagem , te aconselharia a procurar seu medico pode ser alguma coisa na sua alimentação , falo isso por experiencia com uma conhecida ja de idade que fez uma cirurgia NA VESICULA , e reclamava muito de gases com muito odor, resumindo o medico receitou um remedio a ela , e pronto melhorou !!!

  27. CLAUDIA disse:

    ESTA TUDO CERTO, A CIRURGIA ESTA MARCADA PARA DIA 11/12/2010, MAS EU AINDA ME SINTO INSEGURA, TENHO 24 ANOS E TENHO MUITO MEDO DE NÕ DAR CERTO E EU FICAR COM ALGUMA SEQUELA OU VIR A OBITO. QUAL O SEU CONSELHO?

    • ANA CAROLINA disse:

      Ola Claudia , a um anos fiz a cirurgia e somente agora estou sentindo necessidade de trocar ideias com pessoas que passam ou passaram por tudo que passei … Espero que ja tenha feito sua cirurgia e que vc esteja muito feliz , precisando de conversar estarei por aqui !!!

  28. Fernanda Avila disse:

    Olá…

    Estou de volta após 5 meses para dizer que minha cirurgia foi um sucesso!!!

    Nesse tempo 25 kg off e muito mais saúde… Sem falar na alegria e no prazer de viver de novo…

    Bjs a todos

    Fernanda

  29. ANA CAROLINA disse:

    Ola , gostaria de conversar com alguem que ja tenha mais ou menos um anos de cirurgia , ja tem um tempo que nao estou emagrecendo mais , e estou triste com medo de engordar e começar todo aquele sofrimento de novo.

  30. ROSÂNGELA CEC& disse:

    olá… adorei o seu post sobre a cirurgia e as fotos também me animaram. estou na fase pré-cirurgia. hj fiz endoscopia, nesta semana farei um curso para liberar a cirurgia. estou com receios, com medo mas decidida a mudar de vida. ficou uma cicatreiz muito grande? quanto tempo depois vc pôde trabalhar e fazer suas atividades? dançar, quanto tempo depois?: é verdade que se perde muito cabelo? tenho medo de ficar careca… tenho 34 anos, 1,68 de altura e 116 kg. fale-me das coisas boas e ruins desta cirurgia pois a minha vida vai mudar radicalmente. estou muito isolada, triste… não tenho muitos amigos… sofro muito na hora da conquista. o peso atrapalha em tudo, não é?

    Tire algumas dúvidas comigo e vou postar, aqui, o antes e o depois da minha cirurgia. Vc é um incentivo muito legal.

    Obrigada

    Adicione-me no msn [email protected]

    • Lucimara disse:

      Oi Rosangela! Eu também estou na fase de pré-ciruriga, pretendo fazer em junho estou assistinda as reuniões, tenho lido muito tambem, só não consigo me comunicar com o pessoal, comento as matérias, mando e-mails e ninguém me responde, se quiseres me adicionar poderemos trocar figurinhas, e se deus quiser no verãoque vem esatremos esbanjando alegria com muuitos kg eliminados, me procura no orkut também lucimara – pelotas rs que tu vais me achar, qual a data da tua ciruirgia? Nõa marquei a minha data ainda.bjs

  31. cintia cris disse:

    parabens eu vou fazer aminha cirurgia agora dia 10 e estou super anciosa…mais em relacao a queda de cabelo vc comecou a tomar o emedioporconta ou passou em um medico antes…..bjs e arabens vcesta otimo…

  32. cintia cris disse:

    oi ana carolina me add no msn [email protected]

  33. mariana disse:

    ola.. eu tambem fiz ja faz 1ano e 2meses tambem estou otima…foi a melhor coisa q ja fiz em minha

    vida, hoje eu sou muito feliz em todas as areas em minha vida…

  34. valeria disse:

    OLA EDUARDO!ESTOU PESQUISANDO SOBRE O ASSUNTO E FOI MUITO BOM SEU TEXTO P REFORÇAR MINHA DECISÂO….ESTOU MUITO ANSIOSA …CANSEI DE LUTAR CONTRA A BALANÇA E NAUM VER RESULTADO…SEI Q E UM PROCESSO LONGO A PERCORRER…MAS NAUM VOU DESANIMAR!!!!

  35. Lucilene disse:

    Parabéns Eduardo, pretendo fazer a redução de estomago em julho/agosto vai depender da liberação do plano de saude, estou super anciosa e um pouco preocupada porque todos comentam como é gratificante voltar a ser magro denovo e lógico com saude, mais gostaria de saber maiores detalhes do pos operatorio, se precisa ficar na uti, se sente dor, bem os minimos detalhes que ninguem comenta… bjs a todos, e se não for pedir muito gostaria que me adicionassem no msn. [email protected]

  36. Bruna disse:

    Olá Eduardo…me chamo Bruna e fiz a cirurgia a exato um mês e agora estou naquela fase da paranoia de pensar q tudo q eu como,vai fazer com q eu engorde, rsrs mas enfim…nesse um mês já eliminei 14 kilos e gostaria de saber mais sobre sua rotina quando passou as fases de dietas: liquidas e pastosas…meu msn é [email protected] se puder entrar em contato comigo…fiz a cirurgia por video….

    beijos

  37. Antonio da serra disse:

    Gostaria muito de emagrecer, tenho 125 quilos 43 anos, só que tenho medo. Sempre tive vontade de ser magro, mas tambem gosto de comer de tudo, aquelas porcariadas, inclusive aquele churrasco com gordura, é mole? rs.

  38. juliana disse:

    Oiii pessoal, tenho muita vontade de fazer ate marquei varios medicos mais acabo não indo nas consultas por muitos fator negativos do tipo amigos que dizem que posso morrer que sou assim que eu tenho que me aceitar etc… só que essas pessoas que falam isso são magras bonitas e atraentes não digo que não sou, sei que sou mais tem muito preconceito com os gosdinhos, depois que tive minha filha penso muito em fazer a cirurgia, é triste pra uma mãe não conseguir brincar com sua filha pq se sente cansada o tempo todo, então esse desabafo é por favor se alguem ler esse meu comentário que já tenha feito a cirurgia me envie um email pra mim,pra tirar algumas dúvidas e medos que tenho agradeço a todos que me responder

    [email protected]

  39. Francisca Santos de disse:

    Olá,

    Estive relendo seus textos novamente, pois vou fazer cirurgia neste próximo mês de maio. A forma como você escreve e descreve tudo é fantástica. Você é uma cara show de bola, com todo esse bom humor, essa alegria de viver. Desejo-lhe tudo de bom!

    Abçs,

  40. tatiana gomes disse:

    mi ajude quero fazer essa cirugia nao aguento mais ser sobada por todos nao tenho mais animo para nada quero saber quanto custa moro em recife nao tenho plano de saude

  41. ana clara disse:

    ja marquei a consulta com gastro to ansiosa com pouco de medo mais confiante quero deixar de ser essa elefanta que chora to muito infeliz com meu peso 106 em 1.60 altura boa sorte pra todos .

  42. priscila jotta porto disse:

    qual é seu email?

  43. Dani disse:

    Oi… Nossa o seu blog esta me dando forças para continuar… Estou nos exames preparatorios e dia 30 3 o meu dia D.
    continue escrevendo, vc pode dar forças para muito mais pessoas…

    beijos

  44. Rosi de Macaé disse:

    Oi amigo…Gostei muito da sua,historia eu como vc
    fiz gastroplástia,e estou feliz da vida eliminando
    essa capa de gordura,só que só tenho 4 meses de ope-
    rada e sua,historia me empolga.Eu tenho certeza que
    foi a melhor escolha que nós fizemos,e será um insentivo
    para outros que querem fazer!Um abraço e seja feliz!

  45. suany disse:

    olá 1° parabéns eu pretendo opera lá pra outubro ou novembro sei que vai dar tudo serto mais quero tira algumas duvidas com quem ja fez algumas duvidas.tipo dores como e o pós-operatori etc… ou seja eu vou fazer a video quero saber mais de vcs se poder me repondam obridos!

  46. EDI disse:

    OI AMIGOS…LI OS DEPOIMENTOS DE TODOS E ISSO ME DEU MAIS FORÇA DE VONTADE PARA FAZER A MINHA REDUÇÃO DE ESTOMAGO ESTOU COM MEU IMC 39,5. JA FIZ QUASE TODOS OS EXAMES AI VOU MARCAR A MINHA PRIMEIRA CONSULTA…CHEGA DE PESSOAS ZOMBANDO DE VC PORQUE VC É GORDO VOU MOSTRA QUE O MUNDO DA VOLTAS E VOU HUMILHAR QUEM RIU DE MIM…VOU PODER SAIR NAS BALADAS DE CABEÇA ERGUIDA SEM VERGONHA DO MEU CORPO…SEI QUE NOS PRIMEIROS 30 DIAS É SOFRIDO MAIS LOGO PASSA…UM ABRAÇO A TODOS …SE ALGUEM QUERER CONVERSAR COMIGO TROCAR IDÉIAS MEU MSN É[email protected]

  47. kelly disse:

    vc sabs quanto custa acirurgia, por favor

  48. roseli disse:

    ola meu nome e Roseli fiz reduçao a oito meses ja perdi 44 kilos estou muinto bem e feliz. depois da cirurgia foi como entrar no ventre da minha mae e nascer de novo. so que desta vez bem mais feliz. antes da cirurgia eu achava que tudo estava ruim meu trabalho.meu casamento mais na verdade quem nao estava bem era eu comigo mesma. por isto tome atitude e viva feliz.beijos e boa sorte.

  49. Edna disse:

    Oi meu nome é Edna,ja fui ao medico, estou realizando todos os exames, mas confesso que estou um pouco receosa, pois tenho pouco cabelo, e pelos varios depoimentos que tenho lido na internet, todos falam que o cabelo cai muito, fico com medo depois de nascer menos cabelo do que caiu. Alguem que fez a cirurgia, depois da queda de cabelo como ficou??? Ficou legal, ou o cabelo nunca mais voltou a ser o mesmo. Por favor me respondam.

  50. agmara disse:

    Existe sofrimento SIM e ninguem fala disso , nem tudo são flores.Dores, medo, e fo-me!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *