Obesidade é responsável por aumento dos casos de câncer no Brasil

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 06 de abril de 2010

Pesquisa relaciona câncer e obesidade

O Instituto Nacional do Câncer (Inca), ligado ao Ministério da Saúde, publicou um estudo que traz uma revelação preocupante para os gordinhos: 19% dos casos da doença no país poderiam ser evitados com a redução da obesidade.

Sendo um pouco mais específico, a pesquisa revelou ainda que a alimentação saudável combinada com exercícios físicos podem reduzir em 63% os tumores de boca, faringe e laringe.

Um total de 60% dos casos de câncer de esôfago podem ser evitados e 30% da incidência de tumores de mama poderia ser reduzida com o tratamento da obesidade.

As recomendações para diminuir os casos câncer no país são velhos conhecidos nossos:

– Evitar alimentos processados, ricos em sal e gordura e também bebidas açucaradas;

– Atenção para as crianças! Cultivar bons hábitos alimentares desde a infância, evitando alimentos e bebidas nas cantinas e refeitórios das escolas;

– Beber muita água (potável);

– Conservar adequadamente os produtos alimentícios e cuidar da higiene.

(Clique aqui para ler mais recomendações do Inca e do Ministério da Saúde)

Por que tudo isso é importante? Dados das Nações Unidas (ONU) demonstram que 70% das mortes por câncer ocorrem nos países em desenvolvimento, como o Brasil. Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) contabiliza que 12 milhões de pessoas são diagnosticadas com a doença a cada ano. Dois de cada cinco casos registrados poderiam ter sido evitados. O câncer mata mais que a Aids, a malária e a tuberculose juntas e a previsão é de que as mortes por ele causadas aumentem 45% até 2030, passando dos 7,9 milhões atuais para 11,5 milhões.

———————–

Fonte: Obesidade eleva em 19% casos de câncer no Brasil, diz estudo

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *