Mais um round da guerra: gorduras saturadas x carboidratos

Louise Katherine
@Loukath

Publicado em 16 de junho de 2010

O que é melhor? Comer carboidratos ou gorduras?Parece a Guerra dos 100 Anos, mas não é. Por muito tempo, consideramos a gordura saturada como o principal vilão pelo alto índice de mortalidade por doenças cardíacas, diabetes e obesidade. Em dados epidemiológicos, o número de pessoas com esses problemas não para de crescer. Por isso, desde os anos 70, os americanos estão tentando reduzir a ingestão de gordura saturada na dieta.

Mais eis que novos resultados de pesquisas mudaram esse contexto histórico ruim da gordura saturada e apontaram que os carboidratos podem ser os grandes culpados!

Para encontrar uma evidência significativa disso, os cientistas não economizaram nas pesquisas. Uma delas, envolveu mais de uma dúzia de estudos com quase 350 mil pacientes e foi publicada pela American Journal of Clinical Nutrition.

De acordo com o coordenador da análise, Ronald M. Krauss, diretor de pesquisas sobre aterosclerose do Children´s Hospital Oakland Research Institute, os resultados dos estudos mostram que não foi encontrada nenhuma relação entre gordura saturada com o aumento do riscos de problemas cardiovasculares.

Isso instigou ainda mais os cientistas no aprofundamento da questão. Foi aí que Meir Stamper, professor de nutrição e epidemiologia da Harvard School of Public Health, esclareceu a dúvida, baseado num estudo publicado no New England Journal of Medice, no qual 322 obesos passaram 2 anos de dieta.

Funcionou assim: um grupo adotou a alimentação baseada no guideline da American Heart Association (de baixa gorduras e restrição de calorias); outro pegou a dieta do Mediterrâneo (abundante em verduras, legumes, frutas e frutas secas, azeite de oliva, pescado, aves e moderadas quantidade de vinho); já o terceiro ficou com um regime com baixo consumo de carboidratos e sem restrição calórica.

Quem fez a dieta de baixo consumo de carboidratos se deu bem, pois os resultados da pesquisa revelam que eles tiveram melhoras nas taxas de HDL (colesterol bom) e LDL (colesterol ruim). E como bônus perderam peso, mesmo ingerindo mais gorduras saturadas do que os outros grupos!

Há ainda um montão de estudos publicados que demonstram que a substituição de gorduras saturadas por carboidratos levam ao aumento de riscos dessas doenças. Contudo, é necessário entender o mecanismo que estão por trás disso. Não se sabe ainda se tais orientações farão parte do  Dietary Guidelines for Americans de 2010, atualizado a cada 5 anos.

Sendo assim, é bom ter cuidado para não distorcer as informações e se danar. Em outras palavras, nada de sair por aí comendo churrasco e frituras e deixar de ingerir carboidratos pensando que vai emagrecer. Uma boa distribuição desses macronutrientes é primordial para o bom funcionamento do organismo. Escolher o tipo de gorduras e carboidratos também é importante. Mas isso é assunto para outro post.

——————————

Fontes:

Carboidratos processados podem agredir mais o coração do que as gorduras saturadas, segundo artigo publicado na Scientific American deste mês

Pesquisas mostram que carboidratos podem fazer mal para doenças cardíacas

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

2 respostas para “Mais um round da guerra: gorduras saturadas x carboidratos”

  1. Brunno Elias disse:

    Parabéns Lou, o texto foi bem analisado e ficou interessante! Mas de quem foi a sugestão do tema, ein?! Ein?! hehe

  2. Sugestão de pauta do Brunnão Elias =D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *