Preservativo intestinal? Que negócio esquisito!

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 25 de junho de 2010

Uma notícia publicada no G1 causou o maior rebuliço hoje na comunidade gorda (e magra também!). @robertocamarajr e @barbsm, por exemplo, nos enviaram via Twitter o link para a matéria que fala sobre uma prótese semelhante a uma camisinha, que está sendo instalada no intestino das pessoas sem a necessidade de cirurgia.

Para quê? Explico: o procedimento serve para que os pacientes com obesidade emagreçam.

Testado pelo Hospital das Clínicas da USP em 78 pessoas, o equipamento tem 62 cm de comprimento e impede parte da absorção dos alimentos depois de passarem pelo estômago. A experiência foi realizada com esses pacientes porque eles tinham obesidade mórbida (IMC maior que 40) ou obesidade grave (IMC entre 35 e 39,9), com indicação para serem submetidos à cirurgia bariátrica (redução de estômago), mas não podiam fazê-la por causa dos riscos trazidos pela diabetes ou hipertensão.

Em entrevista a Iberê Thenório, que assina a matéria do portal de notícias, o médico Eduardo Guimarães Hourneaux de Moura, diretor do serviço de endoscopia gastrointestinal do hospital, conta que  houve “uma média de perda de 30% do excesso de peso nos pacientes”.  Além disso, cerca de 90% das pessoas que tinham diabetes tipo 2 conseguiram controlar a doença, uma vez que a prótese estimula a produção de insulina e diminuiu a resistência do corpo a essa substância.

Mesmo assim, Eduardo de Moura adverte que a colocação da prótese não substitui a cirurgia bariátrica. De acordo com ele, pode ser uma boa alternativa para pacientes que são obesos e não chegam a ter gravidade suficiente para exigir a retirada de parte do estômago.

Entenda como funciona

Primeiro vamos aprender como se chama o equipamento: manga endoscópica.

Agora, tenha em mente que a coisa não é assim tão simples. Primeiro porque, para colocá-lo, é necessário anestesia geral. A boa notícia é que o aparelho entra pela boca, com a ajuda de cabos e câmeras. Isso quer dizer que nenhum corte é feito, o que acelera a recuperação.

Veja as ilustrações ao lado e abaixo:

Mas não vá se animando muito pois a manga endoscópica, apesar da grande procura, pode demorar a chegar aos hospitais. A empresa que a produz ainda não tem como fabricá-la de forma comercial. Além disso, só é possível ficar com o equipamento no organismo por, no máximo, um ano. Ainda são necessárias mais pesquisas para saber se o dispositivo pode causar prejuízos à saúde se ficar no intestino por mais tempo.

E tem mais: depois da remoção do aparelho – também realizada pela boca e sem cirurgia -, o corpo volta a absorver os alimentos normalmente, exigindo disciplina dos pacientes para manter o peso. Sacou?

*UPDATE – 27/06/2010

O Fantástico exibido hoje fez uma matéria sobre a manga endoscópica – também conhecida como preservativo intestinal.

Interessante que, na reportagem, também falam sobre um assunto que já abordamos aqui no Papo de Gordo. No post, falamos sobre a descoberta de que no intestino de obesos um tipo de bactéria é dominante. Nos magros, esse mesmo microoganismo aparece em número menor. Dieta e genética seriam as responsáveis por essa diferença.

——————-

Fonte:
USP testa ‘preservativo intestinal’ para tratar casos graves de obesidade

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

11 respostas para “Preservativo intestinal? Que negócio esquisito!”

  1. @Gustavopereira disse:

    Nossa, tenho um certo medo de fazer isso, mas sei lá neah. HAHAHAHAAH MEDO, muito MEDO.

  2. Muito interessante Maira. É uma boa saída mesmo pra os gordinhos que não pode recorrer a cirurgia

  3. brunnoelias disse:

    Cara, quando li o título pensei bobeira…

  4. Senor Chizz disse:

    Esta "camisinha" seria uma ótima ajuda a "gordinhos" como eu que tentam fazer uma reeducação alimentar e se animar com atividades físicas mas não conseguem levar este sacrificio (que venhamos e convenhamos é excruciante) adiante pois o resultado é difícil de aparecer. Com esta tal manga endoscópica penso que a perda de peso seria mais visivel e com isso muito mais estimulante para se continuar na luta contra os quilos que tendem a não desaparecer. E quem sabe ter até um resultado tão grande quanto uma redução de estomago e com menos riscos. Eu particularmente morro de pavor de cirurgia, principalmente a bariatrica, mas este procedimento (depois de muito teste, não em mim) eu até toparia fazer sem medo.

  5. Nilda disse:

    Humm.. este procedimento é muito parecido com outro, de um médico do centro-oeste, que vi há alguns anos na capa da Veja…
    E o principal objetivo principal era melhorar a vida dos diabéticos.

    Eu sou diabética, tipo 2, e não estou conseguindo emagrecer, por conta de um problema que com o tempo afeta uma grande parte dos diabéticos: depressão e desânimo generalizado.
    Só pra constar: eu fazia rafting, rappel, trilha, e há 5 anos eu escalei o Pico das Agulhas Negras. Hoje em dia não consigo nem sair pra fazer uma caminhada.
    Talvez esta "camisinha" possa ajudar quem tem problemas pra começar a perder peso e se reeducar, diabéticos e hipertensos que, como eu, perderam a vontade de lutar contra a doença.

  6. simone disse:

    quando vai liberar para fazer esse procedimento? eu quero fazer !

  7. Ester disse:

    Minha amiga que é obesa mórbida me mandou uma matéria sobre isso, como ela não sai de casa a 7 anos (só em urgências, eu pesquiso mais coisas e ntro em contato com ela, e eu entrei em uns sites para saber um pouco mais. Estava super animada a princípio, mas o comentário de Dr.Eduardo Moura jogou água fria na inspectativa de uma possivel solução.

  8. Betania disse:

    TENHO 86KG. 158MC 33 ANOS NÃO ME SINTO NADA BEM !GOSTARIA DE SABER SE TEM UMA DIETA PRA MIM
    E ESSE NOVO METODO ME PARECE BEM INTERESSANTE, MAS SERVE TAMBÉM PRO MEU PESO

  9. Carlo disse:

    É isso mesmo, depois de uma vida “agitada”, no bom sentido, nem pra uma caminhadinha a gente se anima. Essa parada precisa chegar com urgencia no mercado.

  10. Eduard disse:

    “…no intestino de obesos um tipo de bactéria é dominante.”

    E se existisse um remédio que matasse esta bactéria? Seria uma solução sem cirurgias e nem endoscopia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *