Belo Horizonte proíbe a venda de lanches com brinquedos

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 08 de junho de 2011

Belo Horizonte pode ser a primeira cidade brasileira a proibir a venda de lanches junto com brinquedos em todas as lanchonetes e redes de fast-food. Os vereadores da capital mineira aprovaram em segundo turno o Projeto de Lei 1254/2010, de Maria Lúcia Scarpelli (PC do B), que impede a venda de alimentos voltados para o público infantil com qualquer tipo de brinde. Agora só falta o prefeito Marcio Lacerda (PSB) sancionar (ou vetar) o projeto.

A justificativa da vereadora ao criar o projeto de Lei é a de que estaria ocorrendo venda casada, já que o preço do brinde estaria embutido no valor do lanche, podendo estimular as crianças a comer hambúrgueres e outras coisas não muito saudáveis só para ter o brinquedo. Além disso, cada vez mais pessoas concordam que distribuir brindes nos lanches infantis é desaconselhável. A medida é semelhante a uma que já está em vigor na cidade de San Francisco (Califórnia, EUA).

Cinco redes de fast-food de Belo Horizonte se adiantaram à promulgação da Lei e conseguiram autorização através de um termos de ajustamento de conduta (TAC) para vender o brinquedo separado do lanche.

O que você acha? Um lanche infantil sem brinquedo vai diminuir o consumo de fast-food pela criançada?

—–

Fontes:
Vereadores aprovam proibição da venda de lanches acompanhados de brinquedos
Lei inédita no Brasil proíbe vendas de lanche com brinquedo

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

6 respostas para “Belo Horizonte proíbe a venda de lanches com brinquedos”

  1. A galeria vai adorar compra um lance e cinco briquedinhos separados, rsrs!

  2. Danielle disse:

    Olá Benedito! Eu acredito que as crianças não vão comprar mais lanche não..vão comprar só o brinquedo! Se os pais quiserem dizer nao ao filho, podem pq agora n'ao se trata mais de COMIDA e sim BRINQUEDO!rsrsrs Essa atitude de bh foi mto boa, pois muitos jovens e crianças acabam se "viciando" nos lanches, por conta dos brinquedos que eles oferecem. Quais as 5 redes de fast foods que conseguiram adiantar a promulgação da lei? CERTEZA QUE E O MCDONALDS!!

  3. Edmilson disse:

    Sei que o MC vai ter mt lucro com isso. 15 reais o conjunto? 10 reais o lanche e 10 o brinquedo. 15 o Kit. isso não é ilegal :) Vender comida ou brinquedos não será um problema. nada mais de brinquedos de mc lanches passados enviados de volta à fonte para reciclagem ou descarte. agora pode vender todos! Lucro detected

  4. Ana Paula disse:

    Acho que a venda de MC ja esta mais condicionada a algo cultural do que o lanche ou o brinquedo…Não acredito que vá diminuir o consumo do lanche maa acredito MUITO MAIS que vá aumentar o prejuizo no bolso de nos pais….

  5. Izinha disse:

    Antes a criança só com o brinquedo, do que comendo essas porcarias…

  6. moro em bh e vejo outras tantas milhares de coisas mais importantes na capital mineira do que dizer q o 'brinquedinho' do lanche influencia as crianças. qnts geraçoes ja compraram e colecionaram esses brinquedos? Essa decisão deve partir dos pais e não por uma lei, pois uma criança de 5 anos nao vai deixar de desejar akilo da propaganda devido a uma decisao judicial.

    Não sei POR QUE resolveram fazer de BH a capital do "Politicamente Correto". Sem sacolas nos supermercados e agora sem brinquedos dos Mc'Donalds!!

    Dona Maria Lúcia Scarpelli, vamos buscar autorizar leis que REALMENTE influencie e melhore a sociedade mineira??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *