Conselho Federal de Medicina não reconhece “cirurgia do Faustão”

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 26 de julho de 2011

Em 2009, o apresentador Fausto Silva submeteu-se a uma cirurgia bariátrica. O fato virou polêmica alguns dias depois quando foi divulgado que a técnica utilizada não era regulamentada pelo Conselho Federal de Medicinia (CFM). Ainda assim, O Hospital Albert Einstein, onde Faustão foi operado, afirmara que o precedimento cirúrgico era reconhecidamente experimental e seguia todos os critérios de segurança da instituição.

Semana passada, após vários estudos, o CFM reforçou sua posição em relação à gastrectomia vertical com interposição de íleo. Em nota, a entidade afirmou que essa e outras técnicas recentes “ainda precisam de mais estudos e pesquisas que comprovem sua eficácia e sua segurança para os pacientes para serem autorizadas”.

O CFM pretende continuar monitorando as pesquisas sobre redução de estômago. Para alcançar esse objetivo, informaram na mesma nota que manterão em funcionamento a Câmara Técnica de Cirurgia Bariátrica, criada para analisar os trabalhos desenvolvidos na área. Eles não descartaram a possibilidade de mudar de opinião sobre as técnicas não reconhecidas, desde que comprovem que são seguras e eficazes.

—–

Fonte:
CFM não reconhece como seguro novo tipo de cirurgia de redução do estômago

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

4 respostas para “Conselho Federal de Medicina não reconhece “cirurgia do Faustão””

  1. Joaquim, O Entalado disse:

    Mas explicaram o motivo para terem feito dessa maneira? Por que não fizeram de um modo mais tradicional? O Faustão nem era tão gordo assim.

    Ele era aqueles gordos elegantes.

    O Jô Soares deu uma emagrecida também, outro dia o Ed Mota foi lá (esse sim tá imenso) e deu pra ver o quanto o Jô tá bem.

    Para algumas pessoas, ser gordo cai bem, é algo elegante, faz parte da personalidade, como o Jorge Garcia, John Candy, Seu Barriga, Dudu e tio Lúcio.

  2. Acho a mesma coisa. Acho que eu nasci para ser gordo e as poucas vezes que meu peso ficou “certo” eu não me senti bem. Ser fofinho combina mais comigo.

    Foi assim que eu criei o vida de gordinho (http://gustavopereira.tumblr.com/vidadegordinho) para tratar com humor um problema que não é problema.

  3. adriana disse:

    estou precisando de mais novidades sobre a cirurgia bariatrica pois estou na fila para fazer la

  4. Vanessa disse:

    Boa tarde, pessoal

    Muita gente não sabe, mas a nova regra da ANS é que todos os planos passem a cobrir o procedimento de gastroplastia ou cirurgia bariátrica.
    É claro que os requisitos mínimos devem ser cumpridos, tais como, IMC acima de 40 ou de 35 com comorbidades e o paciente deve ter os laudos médicos que atestem a necessidade da cirurgia.

    Caso o plano de saúde não autorize o procedimento, a liberação pode ocorrer de forma judicial por intermédio de uma liminar que demora apenas 48h para ser analisada pelo juiz e, se deferida, a cirurgia é imediatamente autorizada.

    Sou advogada e atuo nessa área, caso alguém possua dúvidas, fico à disposição para ajudar.

    Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *