Adeus, Salvador! E obrigado pelos peixes

Eduardo Sales Filho
@eduardo_sales

Publicado em 23 de janeiro de 2012

Contrapeso

Fui morar em Salvador em 1992. Na época eu tinha apenas 15 anos e estava saindo da casa dos meus pais para estudar na cidade grande. Os primeiros meses foram MUITO complicados. Sentia saudades de Amargosa, dos meus amigos, da minha casa…

Salvador não era meu lar, e sim a cidade em que eu estava morando. Não perdia uma chance de fugir para Amargosa e passar um fim de semana com meus pais. Lembro nitidamente de ter enchido os olhos de lágrimas quando, ao final da segunda semana de aulas, soube que teria uma prova no sábado e por isso não poderia viajar para casa.

Aos poucos essa angústia foi passando e, antes do ano acabar, já estava acostumado com a cidade. Cinco anos depois, já formado, chegava a hora de uma nova mudança. O mercado de publicidade na Bahia não era dos melhores, então juntei as minhas coisas, coloquei meu diploma de publicitário embaixo do braço e, como todo bom retirante nordestino, fui embora pra Sumpaulo.

Voltei para Salvador em 2001, depois de alguns anos em sampa, mas dessa vez fiquei por pouco tempo – cerca de oito meses – e então passei a morar em Amargosa, onde ficaria pelos três próximos anos.

Em 2005, finalmente voltei para Salvador. Na primeira vez que morei na cidade, era apenas um estudante; na segunda, um desempregado; mas agora era diferente, havia me tornado um professor universitário! Ok, o emprego podia não ser lá grande coisa, mas pelo menos pagava as contas. ;-)

Foram 16 anos, entre idas e vindas, morando em Salvador e muita coisa (boa e ruim) aconteceu nesse período. Foi em Salvador que eu e dona Maira Moraes demos o nosso primeiro beijo, foi lá também que conheci alguns dos grandes amigos que fiz nessa vida e dei início às minhas duas carreiras profissionais: publicitário e professor universitário. Mas também foi em Salvador que eu bati o carro, quase fui assaltado no meio da rua, passei frio ao ter de trocar pneu numa madrugada com muita chuva e tive meu coração partido pela primeira vez.

Ultimamente Salvador começava a me irritar bem mais do que alegrar. O trânsito está caótico, os serviços só fazem piorar, as pessoas ficam cada vez mais mal educadas e a cidade está abandonada depois de alguns anos nas mãos de péssimos administradores.

Agora, enquanto você lê esse texto, estou encarando a estrada e dirigindo cerca de 2.000km até o interior do Rio de Janeiro, para o meu novo lar. Esta é a terceira vez que deixo Salvador para trás, mas é a primeira em que parto de coração partido. Apesar de tudo, eu realmente amo essa cidade.

Adeus, Salvador! E obrigado pelos peixes.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

18 respostas para “Adeus, Salvador! E obrigado pelos peixes”

  1. Ricardo Ferro disse:

    Mas tu volta logo, que a gente sabe… E com dona Maira Moraes a tira-colo. Né não?

  2. Du,

    Tu pode imaginar como estou feliz PRA CARALHO que você está indo encontrar Dona Mairoca no Rio. Torcendo para que agora a distância entre vocês e eu fique inexistente!

    Beijos e boa trip até o Rio!

  3. Fred Aguiares disse:

    Novo ciclo… nossa vida precisa destes ciclos, entrar neles faz a gente crescer, deixa-los faz a gente ter saudade… mas é assim, Salvador ainda é minha cidade do coração (apesar do calor) e sem dúvida é uma das tuas também… mas enfim agora chegou a hora de correr exatamente para onde seu coração está!

    Começa a viagem (Spielberg feelings) “Dudu Sales, em busca de dona Maira Moraes”.

    Bon voyage

  4. Rafael disse:

    Eduardo.
    Nos encontramos apenas duas vezes nessa caótica cidade João-cagão-politana, porem o apego que eu tenho por todos você do papo de gordo é muito maior que isso.

    Boa sorte em sua nova casa, essa jornada te trará mais alegrias. Boa sorte a você e a Maira. Desejo a vocês o amor e a alegria que desejo a velhos amigos queridos.

    Terá um “cantinho do meu coração” que ficará triste por saber que vocês não estão mais aqui. Mas o resto sempre estará feliz ao saudar a nova aventura de vocês.

    Um beijo no coração.
    Vejo vocês novamente no dia 30, no próximo papo de gordo.

    Ps.: Faltou um jantar com os fãs de despedida da Bahia.

  5. Edmilson disse:

    Aeee agora sim! Dona Maira Moraes agradece! Que venham as novas piadas sobre a academia das agulhas negras \o/

  6. Isso aí, cabra macho! Dou muita força. A cada mudança que fazemos parece que a alma renova e voltamos a ser criança tentando compreender o mundo ao nosso redor, aguçando a percepção para aprender a lidar com aquele novo espaço (físico e psicológico). Dizem os cientistas que é bom para Alzeimer, então aproveita!

  7. Igor disse:

    Dudu, ótima sorte e que Deus abençoe você nesta jornada! Abraços!

  8. Caio Costa disse:

    Dudu, é um orgulho ser seu amigo. Sei que esta mudança será muito boa para você e dona Maira Moraes. Tenho certeza que no próximo retorno, Salvador estará de braços abertos para vocês.

    Até a próxima =)

  9. Thata disse:

    Posso chorar, já?

    Pq apesar de ter me mudado, ATÉ O MOMENTO, 14 vezes em 29 anos. Nunca sai tão de coração partido de uma cidade quanto de Porto Alegre em 2011.

    Assim, como tu, Dudu, amo e outras tantas vezes, odeio a cidade do coração. Penso que nunca odiei a cidade em si, mas aquele provincianismo que envolve a nossa area da comunicação, que é complicado mesmo.

    Hoje mesmo, acabo de sair de um almoço com uma amiga gaúcha e ela me xinga horrores, por perder o sotaque, estar perdendo até o maior identificador de um gaúcho no mundo: o “BAH” e o “TU”. Tenho falado você, com tanta frenquencia, que até o diminutivo “cê”, já está incutido no vocabulario.

    Não existe um dia que não sinta falta do RS e de Porto Alegre. Seria tão melhor se pudessemos ser felizes nos lugares que amamos, com as pessoas que amamos e com um trabalho que adoramos. Pena q nem sempre isso é possivel. Se alguém já tem tudo isso… sinta-se realizado.

    Quem sabe um dia conquisto essa triade da felicidade.

    bjokas pra ti e Dona Maira… que sejam muito felizes na terra do salame de chocolate. hehehe

  10. Dayane disse:

    Espero que o senhor se adapte ao novo lar e que seu doce coração seja concertado! :3

  11. EmersonMH disse:

    Eduardo, boa sorte e espero sinceramente que tudo dê certo pra vc. Faz um ano que conheci o papo de gordo e considero o melhor site do Brasil. Se é o melhor, é porque é feito pelos melhores: pessoas inteligentes e de bom caráter.

    Espero que o casal seja feliz no estado do Rio: vida longa e próspera aos dois!

  12. Jonathas Amorim disse:

    Vai com Deus seu Dudu.
    Mas vai ser uma pena não ouvir mais. “De Salvador, Dudu Sales”.

  13. Desejo muito sucesso nessa nova morada.

  14. Vá na fé, Dudu. Tenho certeza que essa mudança será para o bem. Que venha sucesso profissional ou não, sempre novas experiências trazem novos aprendizados. Com certeza apoio da familia, da mulher que te ama e dos muitos amigos que tem não lhe faltarão.

  15. aLx disse:

    Não tô no ritmo da Thata, minha prima, mas já me mudei 7 vezes e não tenho frescura não.

    Só guardo no meu coração a lindíssima (mais ou menos) Pereira Barreto, cidade em que nasci.

    Abraços e boa sorte.

    aLx

  16. paulo henrique disse:

    Cara já me mudou pra vários locais deste país, mas de tanto viajar, tanto bater cabeça por ai hoje to quietinho aqui no rio de volta pra minha terra como diria o Gugu, Eduardo Sales seja bem vindo à cidade maravilhosa.

  17. Lidiane disse:

    Bem vindo a minha terra. Por favor, não morra de tédio. Beijos!

  18. Tiago Fraga disse:

    Caraca tenha certeza que estas indo para uma cidade muito melhor que salvador.. tudo bem.. salvador tem seus encantos mas Rio é sempre Rio..

    Pude ser seu aluno apenas por 1 semestre mas tenho orgulho ter aprendido muita coisa contigo.. embora eu agora não seja mais Publicitario (mudei de curso e fui para Engenharia de Producao..) vou guardar seus ensinamentos junto comigo.. espero que seja bem feliz no rio..

    Adeus f2j adeus Dudu.. :P

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *