Efeito sanfona? A culpa é do seu cérebro!

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 05 de junho de 2012

Você já teve a sensação de, quando está fazendo regime por muito tempo, aumenta sua dificuldade em manter o autocontrole em frente a uma barra de chocolate ou de uma comida hipercalórica? Saiba que a culpa não é apenas da sua falta de vergonha na cara, seu gordo safado! De acordo com uma reportagem do jornal britânico Daily Mail seu cérebro pode estar ajudando a sabotar a sua dieta.

Boa parte das pessoas que têm mania de fazer regime acabam se programando para compensar a perda de caloria. Por isso, são vítimas do efeito sanfona.

Por que isso acontece? As respostas são simples:

1. Nosso corpo passa a ser bombardeado com hormônios que estimulam o apetite.
2. A produção dos hormônios que promovem a sensação de saciedade diminui.
3. Nosso cérebro cria um mecanismo que nos faz ficar simplesmente obcecado por tudo o que é saboroso, ultracalórico e cheio de gorduras trans. Quanto mais, melhor!

Comprovação científica

Após conduzir uma pesquisa em 2010 com 50 obesos, entre homens e mulheres, o professor de medicina na Universidade de Melbourne (Austrália), Joseph Proietto, chegou a uma conclusão assustadora para quem está de dieta: o corpo humano é o maior inimigo da balança, podendo até condená-lo a ser gordinho para sempre! Isso ocorre, principalmente, se você tiver mania de fazer dietas.

Suas conclusões são baseadas nos resultados obtidos com um grupo submetido por oito semanas a um regime de 500 a 550 calorias diárias (1/4 do recomendado a mulheres adultas). Esses voluntários perderam, em média, 13 kg cada um.

Na etapa seguinte do estudo, os gordinhos passaram um ano tentando adotar uma alimentação saudável. Porém, acabaram recuperando 5 kg! Para piorar, confessaram que se sentiam muito mais famintos e obcecados por comida do que antes de emagrecer.

Os cientistas constataram que parecia que o grupo estava passando por um período de inanição e precisasse ganhar peso extra. Isso porque o nível do hormônio estimulante do apetite dos voluntários estava 20% maior do que a taxa registrada antes da dieta! Por outro lado, a taxa do hormônio inibidor do apetite e também de uma substância que suprime a nossa fome e aumenta o funcionamento do nosso metabolismo estavam bem baixinhas.

E agora? O que faremos?

Não se desespere! Aparentemente, há uma luz no fim do túnel. Cientistas da Universidade de Columbia (EUA) parecem ter chegado a uma saída para “enganar” o cérebro após oito semanas de dieta e reverter o efeito sanfona. Porém, isso pode doer um pouco…

Se quiser manter o peso conquistado após dois meses de regime, você precisará cortar mais 400 calorias do seu cardápio por dia! Achou fácil? Então saiba que também terá que manter essa alimentação magrinha por seis anos!!! Todo esse tempo é necessário porque o cérebro precisa se acostumar às mudanças alimentares.

Na boa: isso é uma puta sacanagem! Como o pobre gordinho pode ter forças para emagrecer com o corpo e a mente trabalhando contra o regime?

Fonte:
Mania de fazer dieta pode te condenar a nunca emagrecer

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *