Óleo de coco realmente ajuda a emagrecer?

Lucio Luiz
@lucioluiz

Publicado em 19 de novembro de 2012

Você ainda está usando ração humana para tentar emagrecer? Bah, isso é muito velho! A onda agora (pelo menos até inventarem outra) é o óleo de coco. A mulherada toda está usando e dizendo que faz milagres. Pra variar.

O óleo de coco, como dá para imaginar, é um óleo extraído do coco. Até aí, nem precisava explicar, né? O ponto é que, apesar de ter muita gordura saturada e calorias, uma pesquisa da UFRJ mostrou que homens com grau de obesidade leve que consumiram uma colher de sopa de óleo de coco diariamente conseguiram reduzir seu IMC, seu volume de gordura e até a circunferência da cintura! Além disso, o óleo ainda fez aumentar a massa magra e proporcionou maior sensação de saciedade!


“Uau! Onde acho esse óleo?”, você pode perguntar. “No coco”, eu responderia. Mas, antes de começar a subir nos coqueiros da orla, vamos entender o que exatamente está por trás desses resultados tão animadores: Essencialmente o óleo de coco possui bastante ácido láurico, que aumenta o gasto energético. Só que não adianta de nada beber meio litro de óleo de coco (não recomendo, cada grama tem 9 calorias) sem mudar a dieta.

Além disso, alguns especialistas ainda ficam com o pé atrás sobre esses resultados “fantásticos” por conta das gorduras saturadas do tipo triglicerídeo, o que pode acumular mais gordura no corpo caso o gasto calórico não seja maior que a ingestão. Ou seja: o óleo de coco pode, na verdade, acabar ajudando a engordar!

Sem contar que as pessoas que tenham esteatose hepática (gordura no fígado) não devem se empanturrar de óleo de coco porque isso pode piorar sua situação.

Mas, se você está confiante de que isso vai dar certo (ou se procurou diretamente pela palavra-chave “como preparar óleo de coco”), vamos ajudar: Já há sites explicando como preparar óleo de coco.

Mesmo assim, fica o alerta: As pesquisas não são conclusivas. Ainda são necessários novos estudos para ter certeza se o óleo de coco realmente ajuda a emagrecer. Na dúvida, se você realmente precisa perder peso, deixe de lado os “milagres” e consulte um bom médico.

—–

Fontes:
Descubra se o óleo de coco ajuda a emagrecer
Saiba como usar o óleo de coco sem prejudicar a saúde do seu coração

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

Uma resposta para “Óleo de coco realmente ajuda a emagrecer?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *