Uma das perguntas que mais ouço quando as pessoas descobrem que fiz redução do estômago é:
– Mas e aí, você ainda sente fome?
Como o próprio título deste post deixou claro, sim, eu ainda sinto fome. Aparentemente todos acreditam que, por ter um estômago menor, sou incapaz de sentir fome e seria essa a razão do meu emagrecimento acelerado. Eu entendo essas pessoas, não é fácil assimilar o conceito de que um cara sem estômago ainda pode ficar faminto.
Verdade seja dita, acho que nunca senti tanta fome em toda a minha vida. Antes da cirurgia a minha fome era previsível, como um trem que chegava à estação no horário certo e nunca se atrasava mais do que alguns minutos. A fome chegava, eu comia em quantidades assustadoras, e então ela ia embora por um bom tempo.
As pessoas não acreditam quando conto isso, mas antes da cirurgia eu só fazia duas refeições por dia: almoço e jantar. E não sentia fome alguma no resto do tempo. Então como diabos fui ficar com 174 kgs…?
Sempre li por aí que o ideal é fracionar as refeições. Os médicos recomendam que as pessoas comam de seis a oito vezes por dia, dessa forma seu corpo não precisa se preocupar em armazenar energia (leia-se gordura), pois sabe que, em breve, um novo suprimento de comida estará chegando.
Claramente eu estava fazendo as coisas do jeito errado. Durante a minha fase de duas refeições por dia, as vezes comia tanto no almoço que meu estômago não tinha tempo de digerir tudo aquilo até a hora do jantar. Mas essa nem era a pior parte…
Eu costumava jantar numa churrascaria pelo menos uma vez por semana. Você já pode ir imaginando a cena: Dudu entra na churrascaria, o dono do estabelecimento faz cara de triste, a hostess dá aquele sorriso amarelo enquanto procura por uma mesa perto do buffet, os garçons apostam qual deles ouvirá primeiro “obrigado, mas já estou satisfeito”, e o cara da sobremesa passa insistentemente ao meu lado pra ver se vou parar logo de comer.
Nas noites em que mandava ver na churrascaria, como carne é um troço que demora pra ser digerido, só ia voltar a sentir fome quase 24 horas depois. Evidentemente aquilo não era natural.
Depois da cirurgia tudo isso mudou. Agora eu sinto fome o dia inteiro. Ando sempre com umas barrinhas de cereal ou algum pacote de biscoito integral na minha mochila. Preciso comer algo a cada três horas, em média, ou começo a me sentir fraco.
Numa dessas crises de fraqueza a minha mão tremia enquanto tentava abrir a embalagem de uma barrinha de cereal. E, como num passe de mágica, após a primeira mordida já estava me sentindo bem novamente. Não tenho certeza se isso está ligado à uma baixa taxa de glicose ou algo assim, mas certamente perguntarei ao meu médico na próxima consulta.
Como a cirurgia é restritiva, meu estômago ficou com um tamanho um tanto quanto limitado. Já não posso mais enchê-lo de coisas como fazia antigamente e esperar um dia inteiro enquanto ele se esvazia. Com um espaço menor, sou forçado a mantê-lo em constante uso. Não que isso seja um problema pra mim, é claro.
Agora, de um jeito ou de outro, passei a seguir as recomendações de todos os especilistas na área de nutrição. Minha rotina de alimentação ficou similar a de um passarinho, como o dia todo, mas em pequenas quantidades. Só não estou comendo alpiste ainda, mas quem sabe um dia…
Podcast é o nome dado ao arquivo de áudio digital publicado na internet e atualizado via RSS. Nestes arquivos, as pessoas falam sobre os mais diversos assuntos, como saúde, comida, cinema, política ou até mesmo comentam o último capítulo da novela. De certa forma o podcast é como um blog, só que em vez de escrever, as pessoas falam.
A maior vantagem do podcast é que, como os programas podem ser baixados para um computador, celular ou tablet, o ouvinte pode escolher a melhor hora e local para escutar o seu programa favorito.
Assine o feed do Papo de Gordo no seu agregador de RSS ou clique aqui para assinar diretamente no iTunes.
Ouça o Papo de Gordo em seu iPhone ou iPad clicando aqui e selecionando a opção “assinar”. Caso tenha alguma dúvida ou dificuldade, pode clicar aqui para saber como assinar diretamente do aparelho.
Aperte o PLAY para escutar o programa direto no site ou clique em MP3 com o botão direito do mouse e escolha a opção “Salvar Link Como” para baixar o arquivo no formato MP3. Se preferir baixar o podcast no formato ZIP, procure no final do post pelo link de download.
Olá .. eu fiz a cirurgia tb, eu tinha 196kg, mas ao contrário de vc eu não passo o dia com fome, eu tomo café e até a hora do almoço, por exemplo, na metade desse tempo eu sinto uma fome, mas ai, se eu ignorar por uns 10min ou tomar água, ela vai embora, e olha q eu como muito e já engordei novamente uns 20kgs. :( Mas uma coisa interessante q eu li foi a questão das tremedeiras, eu tb sinto isso, mas diferente de vc, comigo acontece a qualquer hora, mas não é constante, uma vez eu estava dormindo e acordei assim, com a tremedeira vem um suor frio tb, basta eu colocar qualquer tipo de alimento ou líquido (menos água) na boca que automaticamente passa, e isso eu só comecei a ter após a cirurgia, alguns anos depois. Acho que deve ser alguma coisa relacionada mesmo com a glicose, eu tb havia pensado nisso.
—
Em minha próxima consulta com o cirurgião vou perguntar sobre esse esquema das tremedeiras, deve ser a glicose, mas quero confirmar.
nem se me pagasse eu fotografaria rsrsrsrs
prefiro tirar fotos posando pra play boy fat rsrsrsrs
beijos e pq quarta não chega logo?????
—
Tô pensando seriamente em fotografar o meu prato por uns dias pra ver o que rola…
Caro amigo Dudu….vc está fazendo realmente a coisa certa parabéns o caminho é esse.
bjos
Tenho hoje 106 kg ainda vou fazer a cirurgia.Estou com medo e agora ?
—
Agora você fica calma, oras!
Não há motivos pra ter medo e nem pra ficar ansiosa.
Tudo vai dar certo, basta acreditar.
Bom dia DUDU !!!
Voce acha que o tratamento psicologico te beneficiou apos a cirurgia por que?
Sera que o amigo Fabio voltou a engordar porque nao esta fracionando as refeicoes ?
Simone,
Eu não fiz tratamento psicológico. Tive apenas uma consulta de avaliação e fui liberado logo depois. Até pensei em aparecer lá pra uma nova consulta eventualmente, mas como meu tempo ficava cada vez menor, fui deixando pra lá.
Gentem eu tenho 78 quilos, e 1,68, ombros largos e pernas grossas, faço academia tem uns 2 anos, mas sempre malho 2 meses e passo um mes sem ir, me sinto muito mal pôs as pessoas me chamam de gordinha, isso acaba comigo, desde a minha adolescência faço de tudo para perder peso, de chás á laxantes, teve um tempo que consegui me manter lonje da comida e emagreçi uns 10 quilos, fiquei sequinha o numero 40 ficava sambando em mim..rsrs mas depois perdi o emprego que me deixou com mas com o tempo livre para pensar em comer, sempre fui comilona, e sinto tremedeira, tonteira,boca amarga,vista escureçendo, se eu passo umas 3 horas sem comer bem, o BEM que eu digo é comida de verdade…aia não sei onde vou parar assim
Queria muito parar de comer como louca não me satisfaço é uma fome estranha não tinha antes to engordando muito