Publicado em 10 de novembro de 2008
Depois de aturar durante anos um monte de gente enchendo o nosso saco, dizendo que estamos gordos demais, que precisamos emagrecer, que deveríamos comer de uma maneira mais saudável e todas essas chatices de sempre… a gente finalmente cria vergonha na cara e descola um pouco de coragem para começar uma dieta. Mas isso raramente significa que nossos problemas acabaram.
Segundo o psicólogo Brian Wansink, uma das maiores autoridades em fatores comportamentais associados ao crescimento da obesidade, existem sete grandes inimigos da dieta que atrapalham a vida do gordo moderno. Mas como ainda estou no clima da última edição do Papo de Gordo, pensei em batizar essa lista como:
Os Sete Pecados da Dieta
1 – Comer rápido demais.
2 – Porções grandes demais.
3 – Comer fora de hora.
4 – Comer na frente da Televisão.
5 – Ter vergonha do próprio corpo.
6 – Comprar comida por impulso.
7 – Mudanças emocionais ou de rotina.
Sempre comi rápido e em quantidades monstruosas; raramente cumpria um horário padrão para as refeições; adoro comer na frente da TV e vivo comprando comida por impulso nos supermercados da vida. Marquei cinco de sete pecados possíveis… até que a média foi boa.
Evidentemente que, após a cirurgia, fui forçado a mudar completamente os meus hábitos. Hoje já não consigo mais comer rápido e nem em quantidades absurdas, além disso acabei criando sim uma rotina de refeições (seis por dia); mas continuo comendo em frente à TV e comprando comida por impulso (especialmente se for Serenata do Amor).
Se você também pena para enfrentar uma dieta nesse mundo altamente “engordativo”, aí vão algumas dicas que podem ajudar:
– Faça as refeições sentado, de pé comemos muito rápido.
– Tome cuidado com porções grandes demais. Em teoria, 400g de comida é mais do que o suficiente para matar a fome de qualquer um.
– Faça seis refeições por dia: café da manhã, almoço, jantar, lanche da manhã, da tarde e ceia antes de dormir.
– Evite qualquer estímulo que possa tirar a atenção dos alimentos. Se estiver sozinho, ouça música em vez de assistir TV.
– Vista roupas que te façam sentir-se bem.
– Jamais vá ao supermercado ou padaria com fome, ou vai acabar comprando bem mais do que deveria.
– Tome Cuidado com o período de férias e festas de fim de ano para não exagerar demais com a comida.
Comer é muito bom, mas se a idéia é mudar de vida, então temos de fazer a nossa parte. O que me mata é que não consigo resistir a um Serenata do Amor…
Parabéns!
Estou com quinze dias de gastroplastia,na fase da dieta urhlíquida! sinceramente vc escreve muito bem,é inteligente, respeita a gramática, li todas as suas postagens e revelo,dei muitas risadas.
Foi muito bom conhecer este blog nesses dias de montanha russa emocional.
Ah! Também concordo que deverias escrever um livro, levas jeito. Vivian.
Obrigada.
Vivian,
Essa fase da dieta líquida é um saco, né? Não sinto nem um pingo de saudades disso.
:-)
Valeu pelos elogios à mim e ao blog, espero que tenha gostado o bastante para continuar voltando ao Contrapeso e comece a acompanhar o Papo de Gordo.
Sobre o livro, a essa altura também já quero escrever um, só preciso encontrar uma editora disposta a publicar. :-)
Apareça por aqui outras vezes e dê noticias sobre o seu processo de perda de peso.
Abraços,
Bah… marquei 6 de 7 pontos… foda.
Abraço a todos.
Adorei esse post… mandei para minha amiga que qa querendo fazer a reduçao (atitude essa que eu acho que tem q ser muitoooo bem pensada)beijos profesozucho
vlew pelas dicas ai como emagrecer…
vo apostar na dieta de atkins reduzir carboitrados e engerir mais proteínas