Publicado em 04 de maio de 2009
Um estudo capitaneado pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas, produzido pelo Ministério da Saúde e pela Universidade de São Paulo (USP), confirmou algo que a gente desconfiava: mais da metade da população brasileira sofre com excesso de peso. Em termos percentuais, isso significa dizer que 43,3% da população estão com o peso acima dos níveis recomendados (sobrepeso) e 13% estão obesos.
Mas, o que é considerado “nível recomendado”?
É isto o que diz a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica:
São usuais as seguintes denominações
– obesidade grau I: obesidade leve
– obesidade grau II: obesidade moderada
– obesidade grau III: obesidade grave ou mórbida
– IMC acima de 50: super obeso
Os dados da pesquisa foram colhidos a partir de entrevistas por telefone com adultos das 27 capitais, realizadas entre junho e dezembro de 2008. Dentro do script, havia perguntas sobre consumo de álcool e tabaco, perfil sócio demográfico, atualização de exames preventivos, além de padrão de alimentação, peso e altura, nível de atividade física, e índices de doenças como hipertensão e diabetes.
Com isso, chegou-se a dados ainda mais preocupantes: o diagnóstico médico prévio de hipertensão arterial aumentou de 21,6% dos entrevistados em 2006, para 23,1% em 2008. Isso quer dizer que a perigosa combinação obesidade e pressão alta está cada vez mais presente na vida dos brasileiros.
Resta saber agora o que nossos governantes farão com todos esses números e como eles influenciarão nas polícias públicas de saúde.
Fontes:
Mais da metade da população brasileira sofre com sobrepeso ou obesidade, mostra estudo
Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica
Minha altura e de 1,50..meu peso é 93! como posso fazer para emagrecer, já tentei varias dietas..me ajude porfavor!!