Publicado em 07 de maio de 2009
É isso mesmo, Zezinho: lombo!
Você pode comer lombo de porco e não estourar a balança, sabia? Ah, não sabia? Então, preste atenção, porque o titio Flavio só explica uma vez.
Uma coisa que eu aprendi em anos de luta contra os ponteiros da balança e contra dietas radicais foi que não existem alimentos proibidos e sim quantidades proibidas. Em teoria, você pode comer de tudo, desde que em quantidades racionais, compensando um excesso aqui com uma saladinha ali e tomando cuidado com os ingredientes usados.
Tradicionalmente, a carne de porco é a grande vilã de qualquer dieta. Mas, se você tiver um pouco de juízo e autocontrole, é possível comer um delicioso lombo ao curry sem a necessidade de passar o restante do mês à base de alface e arroz totoso.
Como eu já disse antes, o truque está no modo de preparar (trabalhando com substituições que o farão reter menos líquidos) e na quantidade de comida ingerida. A receita a seguir rende 4 porções. Lembre-se disso quando estiver fazendo o seu prato: são quatro porções. Não vá comer duas de uma vez ou no mesmo dia e depois colocar a culpa em mim, certo?
Clique aqui para conferir a receita completa
Ingredientes:
meia colher de sopa de azeite para untar
1 1/2 xícara de cebola picada bem pequena e fina
1 xícara de pimentão verde picado
1 1/2 xícara de cogumelo fatiado
1/4 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de curry em pó
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de pimenta do reino
720 gramas de lombinho de porco cortado em cubos e parcialmente limpo (com pouca gordura)
1 3/4 xícara de tomate em lata com o molho (aproximadamente 400 gramas)
Preparo:
Preaqueça o forno a 180 graus.
Se você possuir uma panela grande com antiaderente, ótimo. Unte-a com o azeite e leve-a ao fogo. Depois, passe para a refoga descrita a seguir.
Se não possui uma panela grande com o antiaderente, aqueça a sua panela até o ponto em que, ao jogar algumas gotas de água nela, não há a evaporação e sim o processo de “selar” a água (ao invés de evaporar, a água se manterá em uma “bola” dentro da panela). Passe o fogo para médio-alto, acrescente o azeite e, imediatamente após, a cebola e o pimentão (lembre-se de tirar a pele do pimentão para evitar azia e má-digestão). Refogue por cerca de 3 minutos. Adicione os cogumelos e refogue por mais 2 ou 3 minutos. Coloque toda esta mistura em uma assadeira antiaderente (ou em um refratário) e reserve. Não lave a panela.
Em uma tigela à parte, misture a farinha, o curry, o sal e a pimenta. Acrescente o lombo e envolva-o bem nesta mistura. Prove a mistura. Se achar fraca de tempero, acrescente mais curry (mas lembre-se que curry é um tempero forte, portanto vá com calma e não se esqueça da dica anterior de acostumar seu paladar a quantidades menores de tempero). Pegue a panela usada anteriormente e leve ao fogo médio-alto. Quando estiver bem quente novamente, acrescente a mistura do lombo e cozinhe por 5 ou 6 minutos até que doure por igual. Coloque essa mistura sobre o refogado na assadeira. Em seguida, coloque os tomates picados e um pouco do molho por sobre a carne. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno por 1 hora ou até a carne ficar no ponto desejado. Em seguida, retire o papel alumínio e deixe dourar por 10 a 15 minutos.
Sirva com arroz branco e uma salada de folhas.
Esse lombo aí não tá gripado, né? :-P
Oi!
Só quero dar o testemunho que o lombo é muito bom, MESMO!
Abração!
parece ser deveras apetitoso!
Sou suspeito pra responder, Alison. Mas posso te garantir que depois que você preparar uma vez, o prato vai fazer parte do teu cardápio semanal.
Abraço e continue conosco. :-)
Pessoal,
é problema aqui na minha rede ou a página da receita saiu do ar?
Eu adoro curry.
Sempre comia com frango cozido.
Vou tentar fazer com o lombo, porém, pra mim mesma. Vou ter que evitar de comer tudo de uma vez auhauhauhauh
A página de receita ainda está no ar, só que agora você precisa navegar nos posts antigos para encontrá-la.
No entanto, como sou um cara bonzinho, segue o link direto: http://www.papodegordo.com.br/index.php/2009/05/0…