Publicado em 12 de maio de 2009
Algumas das lembranças gastronômicas mais vivas da infância de todo gordinho estão ligadas às figuras que ficam nas portas das escolas vendendo guloseimas: balas, chicletes, chocolate, pipoca, cachorro-quente, sorvete…
Pobres crianças inglesas da Handsworth Grange Community Sports College, escola localizada em Sheffield… terão uma alimentação mais saudável, é fato, porém, estão correndo o risco de ficar sem essas lembranças doces, salgadas e calóricas.
Acontece que a direção do estabelecimento de ensino quer proibir uma van de ficar estacionada nas proximidades de seus portões. A iniciativa tem motivação nobre: combater a obesidade entre os jovens estudantes que, inclusive, preferem comer na lanchonete móvel que no refeitório, onde são oferecidas alternativas saudáveis. Outra questão envolvida, segundo os educadores, é o fato de que o consumo de doces estaria tornando alguns alunos hiperativos. Isso é o que se pode chamar de sugar rush!
Do lado oposto dessa controvérsia está a lanchonete móvel Joe’s Ices, que fornece doces, refrigerantes e sorvetes. O dono da van chama-se John McNeil, que trabalhava em frente à escola até novembro do ano passado, mas teve de atender ao pedido da instituição para que ele saísse do local. Espertamente, McNeil lançou mão de um plano B e começou a estacionar nas proximidades do local. Claro que os estudantes passaram a ir até lá para comer, né?
No meio dessa pendenga estão as autoridades do município, que agora terão que escolher se atendem à escola e não renovam a licença do comerciante ou se McNeil vai poder continuar vendendo seus doces.
Será que essa moda chega por aqui?
—————-
Fonte: Escola ‘expulsa’ sorveteiro para reforçar dieta das crianças
Deixe uma resposta