Publicado em 03 de junho de 2009
Lembram da Luluzinha e do Bolinha? Clássicos personagens infantis de quadrinhos (para os mais velhos, que nem eu) e desenho animado (para os mais novos que não tenham gibi velho em casa), eles se tornarão adolescentes em um novo projeto da editora Pixel.
Vale o registro de que essa “adolescentização” é consequência direta dos bons resultados de venda da Turma da Mônica Jovem, já que o projeto do gibi “Luluzinha Teen e sua Turma” é 100% brasileiro (tirando o fato dos personagens serem americanos e o estilo do gibi ser mangá, claro). A editora Pixel (um dos selos da Ediouro) adquiriu os direitos de fazer essa versão da Luluzinha com 15 anos e pretende atingir o mesmo público da jovem dentuça.
Quando li sobre isso pela primeira vez, tive o mesmo misto de curiosidade e apreensão que surgiu quando soube que a turma da Mônica também teria um gibi com suas versões adolescentes. E a curiosidade foi ainda maior porque, afinal, enquanto o Mauricio de Sousa não tem nenhum personagem gordo de destaque, no caso das criações da norte-americana Marge, o principal personagem masculino é praticamente um sinônimo dos gordinhos do mundo.
Contudo, nas primeiras notícias sobre o tema, me deparei com a fatídica frase: “Bolinha ficará magro”!
Ô preconceito! Nas poucas páginas já divulgadas até o momento, fica claro que vão querer criar um “sentimento romântico” na Luluzinha semelhante ao que a jovem Mônica nutre pelo Cebola (ex-Cebolinha). A única conclusão lógica a que pude chegar é a de que os roteiristas acham impossível uma adolescente bonita (e um tanto piriguete, pelas imagens divulgadas até agora) se apaixonar por um gordinho.
Um moleque gordo de 6 ou 7 anos pode, logicamente, emagrecer bastante em menos de 10 anos. Só que perderam uma boa oportunidade de mostrar algo diferente e – ponto fundamental – que se assemelhasse ao personagem original. Exatamente: semelhança. Não posso opinar sobre as histórias porque ainda não as li, mas as descrições e visuais dos personagens demonstram uma total incompatibilidade com suas versões originais.
Voltemos ao exemplo da Turma da Mônica Jovem: A despeito das críticas de pessoas que não “aceitaram” ver seus personagens queridos alterados, não se pode negar que houve um cuidado na construção do visual e da personalidade de cada um dos jovens retratados até agora nos gibis. Eles são exatamente como as crianças da turminha seriam aos 15 anos, já que, além das semelhanças físicas (em alguns casos mais ou menos evidentes, porém sempre o mais próximo possível), as personalidades são condizentes com a faixa etária atual em relação à personalidade infantil.
O grande problema da Luluzinha e do Bolinha adolescentes é que eles não guardam nenhuma, absolutamente nenhuma, semelhança visual com os personagens originais. E não adianta dizer que eles tinham visual muito datado, já que soluções sempre existem (um exemplo foi dado pelo desenhista Jean Okada em seu blog, mostrando uma Luluzinha e um Bolinha que lembram os originais e ainda possuem visual “atual” – e o Bolinha dele é um gordinho charmoso, como deveria ser o “verdadeiro”).
Para os imbecis que não entendem nada de interpretação de texto e se espalham nos comentários dos blogs reclamando de quem critica a “Luluzinha Teen” sem se preocupar em ler o que exatamente foi escrito, aqui vai um resposta prévia: eu não estou falando mal dos profissionais ligados ao gibi, já que ainda não o li e, portanto, não posso opinar sobre sua qualidade. Além disso, o pessoal está mais do que certo em tentar ganhar dinheiro copiando um conceito que vem tendo sucesso, como é o caso da Turma da Mônica Jovem.
O que me incomoda são duas coisas sobre as quais que eu posso opinar porque estão aí para quem quiser ver: os personagens estão descaracterizados visualmente (veja a imagem ao final da coluna se ainda tiver dúvidas) e, mais importante, apresentar um Bolinha magro é uma absurda, incrível, total, completa e ferrada sacanagem com os adolescentes gordos, já que estão deixando claro que, para um jovem ser feliz e conquistar gatinhas, só mesmo se for magro.
Agora só me resta ler meus gibis antigos do Gordo e torcer para que ele nunca se torne adolescente ou corre o risco de se jogar da ponte por depressão.
Pois é, meu querido amigo!
Essa coisa de emagrecer a personagem foi uma baita falta de senso de oportunidade em uma época de tanta preocupação com o politicamente correto, não é mesmo?
Se deixassem o menino gordo, além de não perder a caracterização inicial da personagem, iriam ganhar pontos com o público gordinho que luta pela baixa ao preconceito…
Mas, o pessoal se inspirou em Jerry O´Connell, o gordinho do Stand by Me (Conta Comigo)que cresceu e ficou "normal" ao olhos de Hollywood…
Puta merda, não é essa a Luluzinha que tá passando na globo não né? me falaram que tava passando achei maior dahora…se for isso, pfff
Gostei do artigo! Achei tudo a ver.
Falando nisso, me inspirou até a pensar mais sobre isso e adicionar este tipo de personagem nas minhas histórias também… =)
Já tinha visto a versão do Okada e achei muito boa!
Foi sacanagem mesmo… O fato do Bolinha ser gordo era tão importante pros quadrinhos como os caixinhos na Lulu… nenhuma das 2 coisas existem mais. Das imagens quer eu vi, só o Alvinho tá valendo.
E q desenho safado hein
Meu deus…
Realmente … Essa Luluzinha está irreconhecível. Espero nunca ver isso acontecer com a Mafalda!
Que legal sua coluna, Lucio! Fico contente que tenha gostado dos desenhos. =)
Só falta o Carequinha ser cabeludo!
Que totô fizeram hein?!
nós gordos deviamos era lutar contra a barriga ao invés de lutar contra o "preconceito".
Pois é, além de tudo o Bolinha trocou o violino pela guitarra. No nosso contexto desculturado isso só vem trazer a informação ERRADA de que o violino é um instrumento impossível de aprender, além de antiquado, e que o melhor mesmo é passar pra guitarra, que se "aprende" comprando uma revistinha porcaria de R$1,99 no jornaleiro. Em vez de aproveitarem o fato de que o Bolinha tocava mal pra caramba quando moleque e colocarem uma versão adolescente que toque bem, mostrando que muitas coisas evoluem com perseverança e maturidade, não… Trocam o violino dele por uma guitarra! Nada contra a guitarra, mas acho que deixaram de aproveitar o único personagem que me lembro que toca um instrumento erudito e que poderia ser usado como estímulo justamente para abrir os horizontes e deixar o erudito menos longe dessa realidade aculturada dos adolescentes de hoje…
Mas a Pixel não tinha falido ou pelo menos entrado em um bom hiato?
Enfim, isso é mais uma tentativa ferrada de lucrar em cima desse nicho "adolescente" do mercado.
Gente, acabaram literalmente com a identidade visual dos personagens. Se eu os visse aleatóriamente por aí, com certeza nunca associaria com Luluzinha de antigamente. E é bem diferente do que acontece com a Turma da Mônica Teen.
Henrique, a Pixel não faliu. A editora apenas deixou de licenciar Vertigo e HQs europeias e estava se reestruturando. Foi comprada pela Ediouro, tornando-se um selo desta editora, e agora começou seu reposicionamento com essa "Luluzinha Teen".
Ao menos, é o que venho acompanhando pelos sites especializados.
Essa é mais uma campanha SUBLIMINAR para fazer as pessoas ditas gordas irem de encontro ao modismo futil.Sou gordo e nada até hoje me inpediu de fazer o quisesse. "Se eu não conseguisse pular um muro, eu o derrubava". Tô mais pra um tanque de guerra do que pra uma moto. Se as vendas da revista não sobem é muita falta de criatividade e marketing.Depois com a www quem vai comprar revista da Luluzinha se vc pode baixar de graça?????
Que pena! Li bastante e adorava as revistas de Bolinha e Luluzinha .Não quero ver a nova versão, prefiro que fique gravado na minha mente o Bolinha ( gordinho ) e a Luluzinha(com os cachinhos).Também sou nerd, (Dudu filho de peixe,peixinho é) e até hoje,quando encontro alguma revistinha adoro ler. Pena que não veremos o Bolinha tocando o violino,como só ele sabia……
horrivel..
1000 vezes melhor a Luluzinha clássico…
Bernardo Romão: […]"guitarra, que se “aprende” comprando uma revistinha porcaria de R$1,99 no jornaleiro."
[…]"Nada contra a guitarra"[…]
Porque as pessoas geralmente fazem isso??? Expressam sua opinião, depois tentar ficar neutros pra não comprar briga com ninguém? hehehehe
Update: Já li o gibi e agora posso opinar: Usaram o manual "Clichês de filme de adolescente dos anos 80 e 90" para fazer o roteiro. Além disso, os desenhos têm aparência amadora e a associação com os personagens originais é forçada demais.
Deve agradar aos adolescentes que gostam de Malhação (seu público-alvo, afinal, no que eles estão certos em fazer o gibi assim), mas seria mais decente (e honesto) apresentarem como criação original. Não são Luluzinha e Bolinha.
O chato é ler resenhas sobre o gibi dizendo que reclamar do Bolinha ter emagrecido não passa de mimimi :P
Na minha opiniao, nao importa o que eles irao fazer com a luluzinha teen, ela nao vai pegar o sucesso da Turma da Mônica Jovem!
Eu sinceramente nao gostei nem um pouco dessa ideia deles fazerem um mangá adolescente da Luluzinha!
Eu amo a TMJ e acho q o que eles fazem com a Luluzinha é plágio!
na turma da tina (Tina, Rolo, Pipa e Zecão(acho) tem uma gordinha bem resolvida a Pipa, que namora o zecão (acho que o nome é este , mais realmente o preconceito com os gordinhos "Tá na cara" nos quadrinhos do Mauricio e na mídia como um todo.
Putz!!! não consigo ver luluzinha e bolinha nessa nova versão, são personagens totalmente diferentes, é a velha história deixa como está… pra que mexer???
gostava mais dos antigos
eu até achei interessante esse artigo mas acho q não tem problema nenhum o bolinha emagrecer então não gostei muito desse treco aí não eu to adorando a luluzinha teen e sua turma
Parabéns pelo artigo.
Lulu Teen é, claro, um título oportunista tentando se aproveitar de uma fórmula bem-sucedida — como muitos outros "mangás nacionais" que surgiram durante o boom de Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco.
Assim como aqueles trastes, Lulu Teen vai morrer. Porque títulos oportunistas nunca duram.
Gordinhos 4ever!
Além do Bolinha magro, me incomoda a sexualização das personagens. A Mônica vai para escola praticamente nua, e quando pode, se joga em cima dos meninos. Essa foto dela com esse vestido vermelho mostrando a perna me sugere que talvez Lulu vá pelo mesmo caminho. Não querendo ser moralista, Mõnica e Lulu eram menias muito inteligentes. Mõnica está boba e não hesita em se fazer de tonta e chorar quando lhe convém. Magali eu acho legal, ela estuda, cuida da saúde e paquera sem exageros. Mônica se acha o centro da terra (ver edição 10).
A Mônica vai para escola praticamente nua, e quando pode, se joga em cima dos meninos porque precisa… ela é para ser uma menina feia, burra e rejeitada (tipo o patinho feio da turma). Ela se acha o centro da Terra, se faz de boba e chora porque tem sérios problemas de auto estima, pois quando era criança era a menina "baixinha, gorducha e dentuça" que todos os meninos implicavam… e mesmo adolescente de estatura média e corpo legal, ainda assim volta e meia é "trocada" por outra menina mais bonita (ver edição 5 – história "as 11 coisas que garotas amam" – e as edições 6, 7 e 8 – história "o brilho de um pulsar). Sem contar que na edição 10 ela tirou notas baixas não por falta de inteligência, mas porque se preocupou tanto em ajudar os amigos em seus projetos que acabou esquecendo dela mesma, pois ela morre de medo de perder os amigos. Já a Magali pode se preocupar só com os estudos e com a saúde porque ela já é bonita por natureza e nunca sofreu problemas de rejeição, mas ela também tem um lado "piriguete"… namora o Quinzinho, mas vive de olho no professor de ciências.
Quanto à Luluzinha e ao Bolinha, não sei de nada porque nunca acompanhei as histórias deles… mas sinceramente, a Luluzinha jovem ficou meio sem graça… já o Bolinha ficou RIDÍCULO!
[…] gordinhos na infância (será que está aí a explicação para o Bolinha ter emagrecido?). Estudo do Hospital das Clínicas de São Paulo indica que homens entre 14 e 18 anos […]
Essas versões adolescentes são estranhas porque são homogênenas demais. Adolescente é tudo igual mesmo? Só muda um pouquinho a embalagem? Não lembro deles serem tão chatos…
E Bolinha magro é deprimente.Podiam mudar o nome, não ia fazer a menor diferença.
– eu amo gordiinho ♥
são tão fofos .. eu não tenho preconceitoo *
gente eu eu tambem sou contra eles terem pegado a fisionomia e a caracteristica deles e terem colocado uma adolescente agitada sem franja e ter uma seco que já foi gordo…
´+ pensem nisso eles deixaram caracteristicas tambem como o fato dela ainda dar e contar historias pra alvinho e o fato bolinha ainda gostar de tocar algo pensem niso" eu já fui gordo aos dez anos pesava 50 quilos e hoje com os meus 14 estou com 54 vejam… isso é só um fato de que le tambem poderia e pode esmagrecer e de que lulu como adolescente nao usar mais cachinho,confessem vcs adolescentas usam cachinhos? acho q não entao eles nao eraram e sim fizem vamos dizer assim que eles cresceram realmente na adolescencia.é o que eu acho…
É verdade que modificaram muito os personagens (pra mim não são a Luluzinha e o Bolinha que eu assisto na TV), mas quem leu a partir da revista nº 03 da 1ª temporada entende outra coisa: o Carlinhos (primo do Bola) aparece e ele tem um estilo todo descolado, mas ele é gordinho (para mim era daquele jeito que o Bola deveria ser). . .
realmente mataram os personagens..ha uma mania hoje q tudo q é desenho tem q. ser nos moldes desses chatos "mangas" ate a marvel e a dc ja entraram na onda..voltamdo aos personagens eles fizeram-os estilo mauricinho e patricinha ( = malhação)..os antigos são + perifericos c/ seus defeitos a mostra : dentão, gordura, sujeira etc..(imaginem um chaves todo mauricinho q graça teria ?).por fim espero q ñ mudem o capitão e os sobrinhos,popeye,os skrotinhos ,huguinho ,zezinho e luizinho e outros classicos.
O link com os desenhos do Jean Okada está fora do ar… =(
Oi amigo! Só discordo de uma coisa: acho que, embora a reconstrução psicológica dos personagens da Turma da Mônica Jovem tenha sido genial, eles também ficaram um pouco descaracterizados visualmente. Perderam justamente os "defeitos" físicos que eram sua marca registrada. O Cebola tem cabelo e a Mônica deixou de ser gordinha (e seus dentões viraram charmosos dentinhos).
Pelo raciocínio do seu texto, será que a MSP também não estão dando um pouco a entender que um adolescente "quase careca" e uma adolescente "dentucinha" e um pouco acima do peso podem conquistar-se, e conquistar a simpatia de todos?…
Já expliquei no post da resenha do gibi da TMJ porque respeitosamente discordo de você. Para não repetir uma resposta tão grande, se alguém quiser ler o que escrevi, é só ir clicar no seguinte link: http://papodegordo.mtv.uol.com.br/2011/05/09/rese…
Não levem a mal, mas não concordo com esse lance de descaracterizar os personagens de hq.
Nós os s fãs de quadrinhos vivemos nossa fantasia, nos deliciamos com os personagens que conhecemos desde a infancia. Assim aprendemos a conviver ano após ano viajando nas paginas de nossos herois que se tornam intimos a cada ano.
Derrepente aquele personagem não é mais o mesmo.a cara mudou, o traço, o comportamento…
Sabe a sensação que fica? que perdemos um ente querido, ou varios.
Que estamos sendo descartados após toda uma vida vivendo lado a lado com o personagem.
Personagem de quadrinhos são imortais, não crescem não envelhencem e não mudam seu comportamento.
KAL O NOME VERDADEIRO DA ANINHA ANINHA MESMO OU CYBERANA???????????????????????????????????? :D