Beber água pode reduzir risco de obesidade infantil

Maira Moraes
@maira_moraes

Publicado em 19 de junho de 2009

aguaPrimeiro foram os cientistas da Universidade de Montreal que publicaram um estudo anunciando que crianças que repousam menos de 11 horas por noite acabam ganhando alguns quilos. Agora é a vez dos estudiosos das universidades de Dortmund (Alemanha) e de Witten-Herdecke (Inglaterra) realizarem mais uma pesquisa esdrúxula e chegar a resultados mirabolantes: beber água pode ajudar a prevenir o sobrepeso e a obesidade em crianças. Em outras palavras, o aumento do consumo de água em escolas diminuiu o risco de que os pimpolhos tivessem excesso de peso.

Resumindo a pesquisa. Primeiro eles separaram as crianças em 32 grupos  escolares de nível elementar, localizados em áreas pobres dos dois países. As instituições de ensino foram escolhidas porque, devido a um raciocínio tortuoso que só faz sentido nas cabeças dos gênios que conduziram o estudo, o risco de obesidade seria maior entre os alunos desses locais. Pelo visto, criança pobre = criança gorda, ao menos na Alemanha e na Inglaterra.

Para promover o consumo de água entre os 2.950 alunos participantes do estudo, bebedouros foram instalados nas escolas e os professores deram aulas sobre os benefícios da bebida para o organismo. Os guris foram incentivados com “recompensas” e “brindes”, como por exemplo garrafas d’água!

Segundo os resultados publicados pelos pesquisadores, embora não tenha havido redução no consumo de refrigerantes, os alunos das escolas que receberam a intervenção beberam cerca de um copo a mais de água diariamente. Em um ano, houve queda de 31% no risco de excesso de peso nesse grupo, porém não houve redução no IMC (índice de massa corporal). Entenderam? Caiu o risco do excesso da obesidade porque as crianças não engordaram? Parece que sim, uma vez que aqueles que não participaram da campanha tiveram um leve aumento no peso no mesmo período.

Os médicos explicam que, para metabolizar 1g de gordura, são usados 15 ml de água. Portanto, a maior quantidade de água ajudaria o processo de queima de gordura a funcionar melhor e, consequentemente, sua eliminação  pelo organismo também ficaria mais fácil. Além disso, ingerir água reduz a retenção de líquidos, o que implica na diminuição do peso. Beber água também causa uma sensação de saciedade, que pode inibir a compulsão alimentar.

Então fica a dica: se o gordinho sentir fome, manda beber água!

——————–

Fonte: Consumir água pode diminuir risco de sobrepeso infantil

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

3 respostas para “Beber água pode reduzir risco de obesidade infantil”

  1. Waltão disse:

    Pode ser água com gás?

  2. joão á disse:

    agora descobrir por que sou magricelo!

  3. Excelente artigo.

    Cumprimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *