Publicado em 10 de julho de 2009
Bom, enquanto o Dudu percorre os cantos mais obscuros da serra gaúcha bêbado e de mãos dadas com a galerinha do Depois das 11 em busca da constipação perfeita em plena Festiqueijo, nós, os maus, continuamos tomando conta do boteco e da coluna Drops. Se nosso trabalho for bem feito (como esperamos), Dudu nunca mais terá a infeliz idéia de sair de férias e deixar a sua coluna semanal sob a responsabilidade minha e do Lucio. Então, chega de enrolação: segure-se na sua cadeira porque o passeio será curto e grosso.
Drops 1. São Paulo é a capital brasileira da pizza. Essa afirmação é o equivalente gastronômico da licença especial 00 nos filmes de James Bond: nós dá permissão para matar, ou, nesse caso, comprar um kit de forno a lenha e bancar o pizzaiolo nos finais de semana com resultados, normalmente, assustadores. Mas, como paulista é um povo sem noção de ridículo e acha que “capital brasileira da pizza” é algo digno de nota, a presepada é oficial! Para quem não sabe, o dia 10 de julho é o Dia da Pizza (faz sentido: lutamos na Revolução Constitucionalista no dia 9 e assamos as pizzas no dia 10… isso explica o que acontece em Brasília todos os dias) e, para dar ares oficiais à data, a Prefeitura do Município de São Paulo e a Associação das Pizzarias Unidas de São Paulo dão início nesta sexta-feira (e durante todo o final de semana) à primeira edição do Sampa Pizza. Não entendi muito bem qual é o objetivo da festa já que paulista come pizza todo final de semana, mas, se você estiver por aqui entre os dias 10 e 12 de julho, poderá se esbaldar no famoso e folclórico bairro da Mooca. A programação da festa é a seguinte:
1º SAMPA PIZZA
Festa de Rua em comemoração ao Dia da Pizza – entrada gratuita
Abertura – 10/07, sexta-feira, às 18h30 – com a presença de autoridades dos governos municipais e estaduais de São Paulo e, na sequência, apresentação da maior pizza do Brasil.
Final de semana – 11 e 12/07, sábado e domingo, das 11h às 21h – Barracas com vários tipos de pizzas (tradicional, frita, cone, forno a lenha, forno a gás, quadrada, salgadas e doces). Preço do pedaço de pizza: R$ 3,00
Local: Rua Catarina Braida, entre as ruas Taquari e Marcial – no bairro da Mooca.
—
Drops 2. E já que o assunto é pizza, o pessoal do lol, hehehe resolveu criar a Pizza of Doom. Se você achou o nome assustador, espere só para ver a receita. O desafio proposto pelos desocupados é, além de fazer a famigerada pizza, comê-la e documentar a façanha. Não sei o que ganhariam com isso além de uma indigestão; mas nós do Papo de Gordo, num serviço de utilidade pública, realizaremos essa façanha assim que nosso rato de laboratório retornar de suas férias sulistas.
—
Drops 3. E, se você gosta de saber tudo sobre a história de um prato, ficará feliz em ir até este link na Wikipédia, onde todos os segredos da tradicional pizza napolitana são desvendados. Com direito até a legendas óbvias (ah, eu adoro a Wikipédia e sua vocação natural para o humor!).
—
Drops 4. E para manter a tradição, segue abaixo um vídeo do lápis de uma animação protagonizado por um pizzaiolo e um rato (não, não é Ratatouille). Nos vemos nas próximas férias do Dudu, folks!
Deixe uma resposta