Publicado em 17 de julho de 2009
Um artigo publicado na revista especializada em estudos sobre o câncer The Lancet Oncology, indica que a cirurgia bariátrica (assunto da última edição do podcast Papo de Gordo) pode ser responsável por uma redução de até 42% do risco de mulheres obesas desenvolverem a doença. A mesma redução de risco, porém, não aconteceria com os homens.
O estudo foi dirigido pelo pesquisador sueco Lars Sjöström e comparou 2.010 pessoas obesas operadas, entre 37 e 60 anos de idade, com 2.037 que não passaram pela cirurgia. Foram cerca de onze anos de acompanhamento, que levaram, entre outros resultados, à observação de que as mulheres operadas tiveram uma incidência menor de câncer que as não operadas.
No caso dos homens, não houve diferença significativa entre os dois grupos, mas deve-se levar em conta que o número total de homens que participaram do estudo era bem menor que o de mulheres.
Vale lembrar que a obesidade é um dos fatores que aumentam o risco de câncer e que o fato desse risco provavelmente reduzir com a cirurgia bariátrica não significa que ele deixe de existir, já que essa redução de risco pode não estar necessariamente ligada à redução de peso. Esse é apenas um resultado preliminar que será alvo de pesquisas complementares.
Para ler o resumo do estudo (em inglês), clique aqui. O texto integral só está disponível mediante pagamento de assinatura da revista.
—–
Fonte: AFP
Deixe uma resposta