Publicado em 25 de julho de 2009
Depois de falhar miseravelmente em várias dietas de nutricionistas, daquelas que você conta as calorias, que come, soma, divide por dois e descobre que nunca vai adiantar, resolvi levar a sério a necessidade de perder peso.
Uma bateria de exames e visitas a diversos médicos revelou quadros bem preocupantes: pressão alta, gastrite nervosa, refluxo e hérnia de hiato. Tudo isso, junto com o estresse de minha profissão – sou publicitário – e um quadro psicológico de ansiedade que me deixa insaciável. Diagnósticos nada bons para um jovem de 21 anos.
O ultimato veio da endocrinologista, dizendo que sem a ajuda de remédios eu não ia conseguir reverter nenhum desses quadros. E que a perda de peso poderia eliminar todos esses problemas.
O medo inicial foi grande. Afinal, remédios para emagrecer são tidos como coisas extremamente perigosas, que causam dependência e outros zilhões de problemas. Como um bom nerd/geek/blogueiro, comecei a buscar infos sobre era essa tal de sibutramina: Quais seus efeitos positivos e negativos? Os resultados encontrados foram interessantes: Prometia perda de peso, mas várias reaçõezinhas chatas. Como era inevitável, fui em frente.
O primeiro susto foi na compra. Não, não foi pelo preço, que é bem barato, mas sim pelo jeito que ele é tratado. Por ser um remédio controlado, a receita é retida na farmácia e você tem que dar todos os dados pessoais (CPF, RG, endereço, telefone) e assinar. Parece um criminoso.
O segundo susto foi nas reações imediatas. A perda de vontade de comer coisas foi visível. Poucas horas depois do primeiro comprimido, o remédio já fazia efeito. Era muito estranho olhar para algo que antes deixava você com água na boca e, agora, dava enjoo.
No começo, dormir foi um grande problema. O remédio cortou o sono de tal forma que três horas por noite eram suficientes. Quadro que se inverteu nas semanas seguintes, dando muito, mas muito sono.
O remédio faz duas coisas: Acelera o metabolismo e inibe o apetite, fazendo com que você coma menos e se satisfaça sem se entupir. Porém, o fato de retirar coisas que te davam prazer e potencializar tudo o que você sente (se está alegre, fica dez vezes mais alegre, se está triste fica dez vezes mais triste), bagunçam completamente o seu humor, deixando-o bem inconstante. Tem dias que você quer matar todos os seres do mundo, um por um, da pior maneira possível. Porém, tem dias que você se sente o último dos seres e não quer sair de casa para nada. Mas são coisas que dá para ir levando, principalmente se você não vier a matar alguém de fato.
Comer comidas pesadas ou gordurosas te faz ter uma sensação horrível, então naturalmente você passa a comer coisas mais leves. Saladas e carne são ótimas pedidas, enquanto um delicioso Whopper já foi rejeitado pelo meu estômago. Do jeito que entrou, desviou-se pela porta de emergência e saiu. Porém, tem dias que você não tem fome alguma e, se não forçar, fica sem comer nada o dia inteiro. Ajuda a perder peso, mas de uma maneira nada saudável, já que a ideia é ficar magro e não desnutrido.
Comecei o tratamento pesando 114,5kg e, ao me pesar quarenta dias depois, descobri que 10 quilos haviam ido embora. Isso sem fazer nenhum tipo de exercício, apenas reduzindo o que como e mudando alguns hábitos de alimentação. Resultados que me motivam a continuar o tratamento, mesmo com todos os efeitos colaterais que o remédio causa.
Agora, o objetivo é se acostumar a comer poucas porções, já que a ideia não é tomar o remédio para sempre, e sim não engordar novamente os quilos que terei perdido quando parar de tomá-lo.
Aos poucos, estou virando um ex-gordo. Mas deixo claro que foi por motivos de saúde e não de estética. O estado de espírito continuará a ser de um gordinho animado, com muito orgulho!
——–
Bruno Mendonça é redator publicitário. Mora em Curitiba, tem hipertensão, é cinéfilo de carteirinha e vive 24 horas por dia conectado, lendo tudo que é útil ou inútil nos becos da Internet. Sonha escrever um livro e conquistar o mundo, não necessariamente nessa ordem. Tem o blog www.salvearainha.com e é @obrunomendonca no Twitter. |
——–
ATUALIZADO:
Você já usou a sibutramina e teve alguma reação adversa? Utiliza outros remédios para emagrecer que são mais eficientes que a sibutramina? Compartilhe a sua história com a gente nos comentários e saiba mais sobre este assunto clicando nos links abaixo:
Tudo sobre a Sibutramina – FAQ
Uso da Sibutramina é proibido na Europa e restrito no Brasil
Sibutramina, lipoescultura e cirurgia bariátrica estão na mira da mídia
comecei hoje depois de um mes lendo muito estou animada espero que resolva meu problema, pois parei de fumar a 10 meses e engordei 32 kls e sestou muito deprimida
Adorei este Fórum,pois precisava de "gente tipo a gente".
Eu tive uma depressão severa em 2008 que me retirou de todas as minhas atividades.Com psicólogo,psiquiatra e cardiologista permanentes e de plantao,hoje posso dizer que estou melhor emocionalmente,porém de roldão veio a obesidade..Cheguei até fins de novembro de 2009 a 123Kg e tenho 1m66cm!Tive neste período edema que me impediam até de andar..
Devido ás diarréias do meu nervosismo,fechei dezembro de 2010 com 118kg e iria para uma cirurgia bariátrica devido doenças cardiovasculares,mas fui orientada para,antes,ir na nutricionista.
Hoje,dia 01-02-2010, comecei minha "Orientação Alimentar" concomitante ao uso de 10mg de sibutramina para baixar meus 118kg,tudo com acompanhamento médico.
O que me assusta é que meus médicos me alertaram do risco da "virada" que isso pode ocorrer no meu quadro psicológico,além de me informarem que o uso da sibutramina foi suspensa na Europa.Por estes "detalhes",terei acompanhamento semanal da equipe.
conto com o apoio de vcs.
Lála-Gramado-RS
hoje é meu segundo dia e não estou sentindo fome e nem efeito algum
Goreti,sorte a tua!!!
Tb é meu segundo dia e nao senti efeito algum pois continuei com fome…
sério. hoje eu tomei shake no café da manhan, almoçei a metade do que eu como e a tarde comi uma maça e agora tomei um danone mine
qual marca vc ta tomando
Hoje meu terceiro dia, gente eu não sinto fome, sério!
Graças a Deus não apresentei nenhum efeito colateral.
Como eu disse, começei com 79 kg, não resisti e me pesei ontem (segundo dia)já me livrei de meio kilo.
Força na peruca moçada!
A gente chega lá
Beijão a todos
to usando "Sibus" 1omg da EUROFARMA
9 Dias já se passaram e não há nada que me faça sentir vontade de comer coisas que antes eram tentações para mim , ao que tudo indica alguns quilos já se foram, mas pretendo me pesar somente quando completar 1 mês, efeitos colaterais?! , humm além de muita sede sinto a boca seca e com gosto ruim … mas nada que não dê para tirar de letra . =) ..
Beijos pessoal
o bom é o de 15
Gente…a reportagem do fantastico deu medo…mas eu nem vou parar de tomar…eu acho q se for pra morrer morro feliz…e como to emagrecendo e hoje num tomei…controlei legal…Eu faço assim…olho pea comida e penso…não preciso comer q nem uma louca…posso fazer isso comendo pouco e me sacio memso assim…então aprendo a me controlar legalll…refrigerante mais de dois meses sem…maravilha total…tentem…e se tiverem tido enfarte…retirem o q eu disse…podem morrer mesmo…
Ana Mônica Menescal
fevereiro 2nd, 2010 às 13:40
Olá, quero dizer que sou gordinha desde que eu nasci, mas diferentemente da grande maioria, não sou sedentária. Corro 4 vzs por semana e faço musculação 2 dias. Isso a uns dois anos mais ou menos. Luto contra a balança, pois não consigo emagrecer. É claro que não faço as dietas do jeito que é prá ser, mas não como em demasia, não. Não sou compulsiva e sinto muita culpa sempre que como algo doce. Vontade de me auto flagelar, mesmo… Sou bonachona, gosto de cozinhar e bebo uma vez por semana, prá ser feliz. Estou tomando sibutramina há uns seis meses, e, sinceramente, em mim acho que não faz efeito. Nem pro bem nem pro mal. Não sinto nenhum dos sintomas indicados nos sites como colaterais. Não tenho pressão alta, nem taquicardia, nem insônia, etc. Acho que estou suando mais durante os exercícios. Acho que vou parar de tomar pq além de não ter emagrecido durante o tratamento, agora estou com medo de infarto, pois minha família tem um histórico negro. A médica tb passou xenical e um remédio p ovário micropolicístico. Preciso emagrecer uns 15kg. Adorei o site, me senti em casa…
galeraaaaaaaaaaa,,,stou la em cima
hoje faz um mes q comecei a tomar o sibus
ja pedie 10 kls stou muito satisfeito
tambem n quebrei minha dieta
um abraçooooooooooooooooo
OI QUERIA SABER SE EM ALGUM DE VCS A SIBUTRAMINA CAUSOU QUEDA DE CABELO EU ESTOU APAVORADA O MEU ESTA CAINDO MUITO.E AS MULHERES SE A MENSTRUAÇÃO ESTA NORMAL? PORQUE EU ESTOU PASSANDO 10 A12 DIAS MENSTRUADA ESTOU COM MEDO MAS AINDA CONTINUO TOMANDO O REMEDIO SE ALGUEM ESTA COM ALGUM DESSES SINTOMAS ME RESPONDAM.
Nunca ouvi falar que sibutramina dá queda de cabelos…E isso somado a distúrbios da menstruação me parece mais um caso hormonal do que o uso de sibutramina..Pq não procuras um endocrinologista..
Nota:Baixei 2kg desde dia 01/02..com orientação alimentar.
Oláaa! Eu tenho uma DÚVIDA! Não sou obesa, mas estou acima do meu peso ideal. Posso usar sibutramina??
Oi Galera.
Tomo a sibutramina há mais ou menos 6 meses e não vejo a hora de parar.
Tenho 1,92m e cheguei a pesar 126,5Kg e após dieta, esportes e sibutramina perdi 23 kilos.
Comecei a emagrecer por causa de um sério problema de hérnia de disco e f… com a minha coluna além de outros problemas, porém com essa mudança minha autoestima q pra mim era normal, cresceu imensamente.
Para a galera que não está nos indíces de obesidade e só está acima do peso não indico a sibutramina nem um pouko, pois os efeitos parecem diminuir dpois de um tempo mais na verdade são potencializados.
Hoje sinto sono durante o dia inteiro, o meu humor oscila perigosamente, a boca ja até me acostumei e tive até problemas de micção constante (urino toda hora)
para a amiga liiloca eu recomendo.. tente uma dieta bacana acompanhada por exercícios mais sem a sibutramina, e outra não adianta tomar remédios sem se re-educar.
olá pessoal,
to tomando a sibutramina de 15mg a 45 dias e je eliminei 15kg eto muito feliz espero continuar perdendo peso minha meta é 40kg comecei com 118kg hoje estou com 105kg e pretendo chegar aos 80kg to fazendo tudo direitinho dieta e exercicios e espero manter o ritimo e o peso perdido !!!!!!!!
força pra todos bjins!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
usei e nao to sentindo nada!! me flram q nao dá vontade de comer!! nao ta fazendo em mim! =// pq será?
Oi gente!
Vou contar minha história desde o início kkkkkkkkk
Sempre tive um corpo legal, mas nunca fui magra. Fazia parte do time das, digamos, "gostosas".
Nunca fui totalmente sedentária. Na época de colégio andava muito a pé, e também participava do time de basquete do colégio. Quando entrei na faculdade, passei a dirigir e reduzi minhas caminhadas, deixei de jogar pois o time do colégio se desfez, e começaram as saídas frequentes com as amigas (almoços, jantares, baladas, lanches nos intervalos das aulas, etc). Me matriculei na academia algumas vezes, mas nenhuma delas frequentei assiduamente por mais de 6 meses. Em resumo, em agosto do ano passado, com 1,64 e 24 anos, estava com 70,5 Kg. Em 10 anos, engordei 10 kg.
Foi muito gradativo, realmente aconteceu sem que eu percebesse. Me choquei quando passei a perder minhas roupas, quando vestia biquines e não me via mais de uma forma legal, quando ficava com vergonha de tirar a roupa na frente das minhas amigas ou do meu namorado.
Então, em Agosto de 2008 começei a levar a sério a história de fazer regime. Não fui a nutricionista. Apenas decidi cortar massas, frituras, refrigerantes e afins, e passei a substituir o jantar pelos chás e shakes da herbalife.
No primeiro mês, perdi 3 kg, no segundo mais 2… e assim a cada mês fui perdendo e aos poucos consegui perder o total de 8 kg em 5 meses, sem fazer exercícios, apenas com moderação alimentar e sem passar fome.
Minha meta era chegar aos 60 kg, mas faz 2 meses q não perco mais nada, só estou mantendo. Uma amiga começou a tomar sibutramina orientada por um amigo que já perdeu 20 kg. Ela me perguntou se eu não queria tomar também, para ajudar a perder esses 2 kg que estão mais difíceis de eliminar.
Fiquei com muito medo pois sou muito temente a fazer essas coisas sem orientação médica, mas como minha amiga já tomou e disse que não sentiu nada, resolvi tomar.
Comecei dia segunda feira, dia 8/02. No segundo dia tomando já passei a sentir que o apetite realmente diminui. Chegava a hora das refeições principais e não tinha fome.
Em contrapartida, comecei a sentir muita sede, boca seca, e taquicardia. Nunca tive problemas cardíacos, já fiz exames com o cardiologista e deu td normal. Porém, meu pai e minha mãe são hipertensos, e minhas 2 avós faleceram de enfarto.
Fiquei com medo, e na quarta feira fui a uma farmácia para verificar como estava a minha pressão. Segundo a enfermeira, estava normal, 11/8.
Continuei a tomar. No sábado e no domingo senti um incômodo na cabeça, não chegou a ser doooor em si, mas uma sensação ruim. E a taquicardia continua. Não é algo que me incomode, mas as vezes quando estou sentada e levanto de repente, sinto meu coração disparar… Ou quando estou deitada sem fazer movimento algum, sinto meu coração batendo forte. Não sei se é psicológico, mas estou pensando seriamente em parar. Hoje faz uma semana que estou tomando, e já perdi 1 kg. É uma pena, pois tenho certeza que se continuasse iria chegar aos meus 60 kg com certeza, e certamente não ganharia peso ao parar pois já me reeduquei bastante, é tanto que já perdi 8 kg sem ajuda de remédio ou exercício. Mas sinceramente, tenho medo de ter uma complicação cardíaca e morrer por causa de míseros 2 kg.
Outra coisa, hoje amanheci com a garganta inflamada. Raramente tenho coisas desse tipo, acredito que o remédio esteja abaixando a minha imunidade.
Realmente não sei se vale a pena continuar com a sibutramina, estou pensando seriamente em amanhã não tomar mais.
hoje faz 16 dias que estou tomando ja perdi 5 kl a unica coisa que sinto é falta de apetite mais nada, nem muita sede eu tenho, acho que o remedio não faz mal algum e só o bem, acho que é muita coisa psicológico. boa sorte pra todos
Oi pessoal!!
Comecei á tomar Biomag 10Mg domingo dia 21.Hoje estou no 4º dia. Não senti muita reação, só um pouco de tontura e boca muito seca.Nossa, estou tomando muiiita água.
Comecei á tomar por conta própria mesmo.Estou com um pouquinho de medo, por isso procurei na net alguma coisa á respeito novamente( pois já tinha lido bastante antes de tomar) e achei esse site aqui.
Bom estou pesando atualmente 77 Kilos e 1.68Mt.
Vamos ver semana q vem, mais precisamente domingo me peso e veremos se já está fazendo efeito.
Bjinhosss e boa sorte á todos!! ;)
eu tb estou tomando por conta propria e estou muito feliz
Parabéns Bruno, seu texto é ótimo.
Meu processo foi exatamente como o seu, visita ao médico e as fatais descobertas depois de anos de obesidade: Comecinho de esteatose hepática (Gordura no fígado), ovolução interrompida, extremidades inchadas, insulina altíssima, sufocamento durante o sono, era só pereba, 30 ks a serem perdidos. Na consulta com a endócrino descobri que sou insulino resistente e que por isso alguns alimentos dificultam e até impedem a perda de peso. Confesso que a indicação da sibutramina, no meu caso o Plenty, me chocou, e só dei início ao tratamento por confiar muito na médica que cuida de mim, mas ainda assim pensei bastante. No primeiro mês tomei 10mg e agora no segundo 15mg.Tive poucos efeitos colaterais no início, sudorese e falta de sono, atualmente não sinto mais nada disso. Hoje, 11 kg menos gorda e 10 cm menos de abdomem (onde está a gordura mais perigosa), estou praticando corrida (após exames com cardioligista), fazendo reeducação alimentar e logo que Unimed liberar consulta com psicólogos, procurarei tb essa ajuda.
Visitei dezenas de blogs sore o assunto sibutramina, e fico extremamente entristecida com as comentários que leio, com a falta de respeito das pessoas com a própria vida. Td isso já foi batido, mas quero bater na mesma tecla: Não se toma sibutramina com menos de 18 anos, não se toma sibutramina se a necissade de perda de peso é menor de 10 kgs, não se toma sibutramina sem acompanhamento médico, o tempo que vc toma o medicamento é o tempo de aprendizagem de como comer, como lidar com suas compulsões ele não faz milagre. E em 100% dos blogs que entrei, menores de 18 anos tomando, pessoas com necessidade de perda inferior a 10kgs e principalmente pessoas que compraram o medicamento clandestinamente sem sequer passar a porta de um médico, sabe-se Deus da procedência desse remédio. Então vem os comentários, "parei de tomar e dobrei o peso", "tomei e não aconteceu nada", "tive efeitos colaterais horriveis". E aí pessoas que realmente precisam emagrecer, 30, 40 kgs, encaram o emagrecimento de forma séria, até porque disso depende o resgate de uma vida sáudável(e não a busca de uma bunda bonita pra rebolar na praia e mostrar pras amiguinhas), os que realmente necessitam como foi seu caso Bruno, de muitos outros que postaram aqui e tb é o meu, ficam apavorados na hora em que o profissional de saúde receita o medicamento.
Então fica aqui a minha sugestão a quem busca informações sobre o tratamento com sibutramina, procure textos sérios e não se deixe levar bor bobagens escritas por quem não tem a mínima noção de como está tratando a própria vida e pior que isso divulgando isso pro mundo.
Mais uma vez Bruno parabéns pelo texto e obrigada por dividir uma experiência realmente válida meio a tantas bobagens que lemos por aí!!
Oi Dani. Quero deixar minha opinião p/ vc. Acho que o histórico familiar que vc descreveu, no seu lugar não tomaria, principalmente por vc não estar sendo acompanhada por nenhum médico. Tomei ano passado, em dez somente p/ eliminar 7kg. Após eliminar 5k achei que estava ótima, na verdade, acho que eliminando 3kg já estaria bem mas após o início do tratamento não se pode parar de uma hora p/ outra, segundo a médica. Fiquei uns dias sem tomar, minha imunidade abaixou, tive crise c/ herpes genital (que nem sabia que tinha!!) e hoje vejo que na verdade poderia ter emagrecido sem ajuda de medicamento, apenas c/ reeducação alimentar. Conclusão, emagreci mas fiquei flácida e perdi o lindo bumbum que tinha, hoje acho que estou "sem graça" porque emagreci demais e perdi minhas formas e além de tudo continuo c/ a medicação pela orientação da médica, de 15mg agora tomo 10mg, tenho desconforto no estômago e tenho que aguentar pois não posso parar ainda. Moral da história: colocamos o título de milagroso ao remédio sendo que temos por nós mesmos a capacidade de atingir nossos objetivos. Vc já eliminou a maior parte, acho realmente que por 1 ou 2kg não vale a pena tomar medicação.
Bjo
Oi pessoalll
Desisti…pois é, somos todos assim como São Tomé, só vendo pra crer mesmo.
Parei desde ontem.
Meu problema é q não consigo dormirrrr, tô parecendo um Zumbi…aff, tô fora…Não sabia o quanto era ruim vc querer dormir e não conseguir…nunca tive esse tipo de problema.Agora vejo o quanto essas pessoas q tem insônia sofrem.
Mas eu ñ preciso disso, graças á Deus.Então opitei por minhas noites tranquilas de sono, e fechei a boca geral, mas claro…sem deixar de me alimentar por completo.´
É isso galerinha…minha ''experiencia acaba por aki.
Vou continuar entrando aki no site pra ver como vcs andam se saindo. Mas cuido, e usem com juízo heim?
Nem sempre uma coisa q é boa pra um é boa tb pro outro, né?
Boa sorteeeeee genteeeeeeeee
bjinhosssss
Eu tenho 53 anos e sempre fui muito vaidosa e elegante. FUI MAGRA A MINHA VIDA TODA. Aí, um belo dia, uma coisa chamada MENOPAUSA despencou na minha cabeça e virou minha vida do avesso. Junto com alguns outros sintomas desagradáveis, comecei a engordar e durate o ano de 2009 ganhei simplesmente 8 kilos, sendo que eu tinha a impressão que estavam todos os 8 na cintura. Eu comecei a fazer exercícios, caminhadas, dietas (várias!!) e nada adiantava. Meu estado psíquico se alterou completamente em virtude disso, até que chegou a um ponto que eu disse à minha médica: ou eu emagreço de novo ou vou ficar doida. Aí ela me passou a SIBUTRAMINA 15 mg e disse que eu não precisaria mais que 3 meses. Isso foi +- uma semana antes do Natal. Li tudo o que pude na internet sobre a sibutramina e vi coisas horrorosas…levei um sustão! Bom, mesmo morrendo de medo comecei o tratamento. Levei em consideração tudo o que tinha lido, e também a minha idade, e pensei que eu deveria fazer algumas coisas diferentes, para "contra-atacar" os prováveis efeitos colaterais que certamente viriam. Adotei 3 procedimentos junto com a sibutramina: 1-passei a tomar um calmante leve que a médica me receitou, para baixar um pouco a "neura" e não ter insônia, que ela falou que era o efeito mais comum da sibutramina; 2- deixei de fazer exercícios aeróbicos intensos para não forçar o coração (lembram que tenho 53 anos?), ou seja, me comportei como um "cardíaco grave" e 2- suprimi completamente tudo o que era açúcar e carboidrato, para que o resultado viesse o mais rápido possível (já que eu ia passar a comer menos, que comesse coisas que não engordavam). Bom, eu não tive NENHUM dos efeitos colaterais descritos pelas pessoas na internet. Até agora, dois meses depois de começar a tomar sibutramina, eu consegui perder 7 kilos e estou muito, mas MUITO FELIZ! Até os sintomas da menopausa se acalmaram. Tenho mais um mês de tratamento pela frente e esta semana vou começar a tomar 10 mg por dia, para depois ir diminuindo a dose, até parar. Uns 2 meses depois, eu penso em diminuir o calmante também, até parar. É claro que tenho medo de voltar a engordar depois (como um monte de gente conta na internet que acontece). Mas quanta coisa horrível, eu li que ia acontecer, e não aconteceu? Pra mim a sibutramina "cumpriu o que prometia" (rss…rss..) e funcionou como uma grande aliada numa perda de peso que eu não estava conseguindo fazer sozinha. Gostei desse blog e vou voltar aqui pra contar se "existe vida depois da sibutramina", ok?? beijos !!
Ola!!! amigas que sofrem com a balança, estou aqui p/dizer que hj faz dois dias que estou tomando a subi e lendo os relatos ñ vi ninguem dizer que sentiu a mesma reação que eu estou tendo, no caso um aperto no peito uma dor nada que seja insuportavel, mas é estranho, é bom lembrar que sou fumante será que tem haver, e outra tomei semreceita,uma amiga minha me deu para esperimentar uma cartelinha. Agora estou com medo dos efeitos, pois tbém tenho prolblema com varizes, tenho 25 anos e duas filhas, espero dar td certo!!!
bjoO!!! a tds…
Voltei!!!dei umas pesquisadas e descobri que um dos efeitos colateraisdentre outros era taquiritimia, que tbém fui pesquisar os sintomas dela ñ foram nada agradavel pois senti os mesmo sintomas. Bom comecei antes de ontem e agora parei por aqui, pois mais importante que perder peso é viver se sentir viva!!! OBS: Para quem se deu bem, Boa sorte!!!
bjoO!!! a tds….
Carolinank:
Antes de tomar a sibutramina temos que ir ao médico,precisamos do apoio de um profissional da saúde.
Observo, que pessoas,de forma leviana,passam a tomá-la sem se importarem com seus efeitos colaterais e que já possuindo doenças pre-existentes que requerem cuidados e cautela,correm riscos de vida sem importarem-se realmente com suas Vidas….
Errado! Estão brincando com a vida e a vida é o que realmente importa.
A sibutramina veio para nos auxiliar e causar uma revolução na nossa auto-estima mas não de forma irresponsável e aventureira,ela deve ser administrada com o conhecimento de um médico.
O que é bom para uma amiga pode não ser bom para nós,pois somos seres diferentes,com bagagem e históricos particulares.Cada caso é um caso!
Abraços
Concordo inteiramente com a Lála de Oliveira.
Dudu pediu pra eu dar uma chegada aqui pois percebeu que a sessão de comentário tinha se transformado num fórum sob a sibutramina (o que é ótimo, continuem) e que muita gente estava agindo de forma, digamos, inconsequente (tomando remédio da amiga, usando sem orientação médica ou nem mesmo tendo indicação pra tomar). Então gostaria de dar algumas orientações que a gente até já sabe, mas teima em não seguir:
1- Sibutramina (como qualquer remédio) só deve ser usado sob orientação médica. Lembrem-se que se trata de medicamento controlado, vendido com retenção da receita e que por motivos de segurança foi proibido na Europa. Nunca se automedique, procure seu médico e pergunte a ele se você deve ou não usar essa medicação e por quanto tempo;
2- Sibutramina é indicado como adjuvante no tratamento da obesidade, ou seja, não adianta só tomar remédio, tem que fazer dieta, exercícios e acompanhamento psicológico (quando indicado). Não deve ser usado pelos não obesos pra perder uns "quilinhos" pra caber no vestido de casamento ou preparar o corpo pro verão;
3- Muito cuidado com os efeitos colaterais e as contra-indicações, percebi que algumas pessoas não estão levando a sério o quesito taquicardia. Como muitos obesos tem maior propensão a problemas cardiovasculares (devido a dislipidemia, insuficiência coronariana e isquemia miocárdica) a taquicardia pode desencadiar uma angina (como a dor no peito da carolinank) e até um infarto agudo mesmo! Outro fator muito relevante é a hipertensão arterial, quem já é hipertenso só pode usar a sibutramina sob estreita orientação e supervisão médicas, pois ao primeiro sinal de picos hipertensivos a medicação deve ser suspensa e não vem com desculpas do tipo "a pressão subiu por que eu não dormi bem hoje" ou "estou estressado" ou "foi um cafezinho que eu tomei mais cedo". A coisa é séria!
4- Transtornos do humor (ansiedade, depressão, labilidade do humor) são muito comuns e realmente atrapalham a vida social e profissional da pessoa, muitas vezes sem ela perceber (ou aceitar). A sibutramina já causou demissões e fins de relacionamentos e o paciente geralmente culpa o patrão ou namorado(a) pelo acontecido, não vê que foi ele(a) que mudou. A melhor forma de saber se seu humor mudou é perguntar pra quem convive com você, uma pessoa de confinça e que te conheça bem;
5- Algumas patologias subclínicas (que não apresentam sintomas) podem ser agravadas com o uso da sibutramina, uma delas é o hipotireoidismo, que pode causar queda de cabelo e transtornos menstruais (viu, DALLET!), então sempre se deve solicitar função hepática, função renal e hormônios tireoidianos antes de se iniciar o tratamento;
6- Sibutramina é droga que age no sitema nervoso central (seu cérebro, zezinho) e não deve ser usada com álcool, não me importa o que diz a bula (ali só tem o que o laboratório quer botar e o que é obrigado por lei).
Por fim, gostaria de dizer que não acho que se deva proibir o uso da sibutramina aqui no Brasil, mas deveria haver uma melhor vigilância sobre as "medicações controladas" para evitar o uso indevido e minimizar os riscos à saúde da população em geral, não só dos gordinhos. Faça sua parte também, só use medicamento sob orientação médica e não acredite em droga mágica que "emagrece comendo tudo", isso não existe!
Oi pessoal , achei esse lugar fantastico onde as pessoas podem estar falando sobre ouso de sibutramina de forma particular . Minha experiencia com a sibu foi diferente. Apesar de anos sofrendo com a obsedidade , 95 Kgs para 1,58 mts , mesmo infelis com meu peso , tinha outras prioridades e sempre me tratei de depressão . Após anos de tentativas de controlar a depressão , tomando Fluoxetina , Sertralina e outros e nenhumas delas agia de forma correta na doença . Onde que em setembro de 2009 um novo médico vendo que minha auto-estima estava baixa e vendo inumeros anti-depressivos que eu havia tomado sem sucesso me receitou a sibutramina num primeiro momento como antidepressivo mesmo . Na época estava muito ápatica e nem me ativa ao fato da sibutramina ser usada especificamente como um adjuvante ao emagrecimento . Bem , o que tenho a dizer que a sibutramina em meu organismo teve um efeito maravilhoso em relação a minha depressão .. fui perdendo peso ao longo desses meses sem me ater muito ao fato … quando perdi 20 Kgs , resolvi questionar o uso dela , pois a principio estou fazendo tratamento para depressão , onde meu médico me explicou e pesquisando descobri que ela é um recaptador de seratonina que a principio foi criado como antidepressivo e posteriormente como remédio para obesidade . Hoje fazem 6 meses que faço uso regular dela , mesmo porque sem ela fico deprimida. Não sinto oscilações de humor , insonia , irritabilidade … ao contrário ela me faz muito bem … Com ela dispenso o uso de calmantes que fazia uso regular , unica coisa que sinto um pouco é prisão de ventre , mas que dá para controlar … Nunca fui uma pessoa de comer muito , mas não sei dizer ao certo como a sibutraina agiu no meu organismo … Hoje perdi em torno de 25 kgs , nem me peso mais pois estou com peso normal … só tenho a dizer que muitos desses efeitos colaterais são de formas diferentes a cada organismo , e o que temos que fazer de melhor é prestar ateñção em nosso organismo e ver suas reações , porque o que age de uma forma para uma pessoa não é o mesmo para todos . Força ai a quem está na luta …. acho que o importante é buscar nossos sonhos , agindo com maturidade em seus atos … o resto é consequencia … ;*
qual a marca que vc tomou?
Olá!!!!!
Estou tomando também…kkkkk
Graças a Deus estou sentindo resultados!!! A redução da ansiedade (da vontade de comer)e, sinto que meu corpo está perdendo medidas. Não estou fazendo caminhadas e nenhum tipo de exercício físico, mas sinto como se estivesse diminuindo por inteiro. Estou incorporando à minha alimentação coisas mais saudáveis e tenho fé que depois de atingida a meta, não voltarei a engordar…Isso é o que desejo para todos nós. Sei como é dificil e, como é triste fazer dietas que não surtem efeito algum.Agora,tomar remédio é perigoso!!!!!! Não podemos ser irresponsáveis. Um grande abraço e assim que eu me pesar no final da semana eu colocarei meus resultados também!!!!!!!
Queria dizer que no meu caso (descrito um pouco acima) aconteceu como no caso da Ramona. Ao invés de me sentir nervosa, me senti até mais calma e mais relaxada com a sibutramina, e os efeitos da menopausa se atenuaram bastante. Achei a sibutramina TUDO DE BOM !! Agora, como disse, estou reduzindo a dose para parar, pois já cheguei ao peso desejado. E voltarei aqui para contar a vcs como é "a vida após a sibutramina"…rsss
Legal este site, AMEI ! Já que tem até um DOTÔ dando pitaco por aqui, gostaria de saber dele o porque da sibutramina estar sendo tratada pela mídia como se fosse anfetamina. E também por que razões ela é acusada de fazer mal ao coração. Objetivamente, o que ela causa no coração e por quê?
Walkiria, sibutramina não é anfetamina, mas age nos mesmos neurotransmissores que ela (serotonina, noradrenalina e dopamina). O inferno que estão fazendo é devido a um estudo recente, o SCOUT, que demonstrou um risco cardiovascular maior do que se pensava. Como eu sei que existem muitas dúvidas sobre o assunto, vou escrever um texto sobre isso na minha coluna Seu Dotô e tentar explicar de forma clara os prós e contras dessa droga.
Caro Dr. Tapioca: Um artigo escrito por um médico, sobre esse assunto, seria muito benvindo! Posso lhe fazer uma sugestão? Não sei como se faz para colocar essas coisas na internet, mas seria bom que o fosse de um jeito que, quem procurasse no GOOGLE pelo assunto (que é o que todo mundo faz…) achasse não apenas opiniões LEIGAS, mas também as de um médico abalizado. Depois do SCOUT (que veio apavorar as pobres coitadas que estão tentando emagrecer), acho até que valia um filminho no YOUTUBE sobre a sibutramina. Abraços!
Oi pessoal,
Amanhã completarei 30 anos e estou 10 kilos acima do peso ideal,a coisa piorou porque 6 meses atras retirei o utero e os ovarios o que acarretou a temida menopausa que junto com os kilos a mais virou uma séria baixo estima estou tomando sibutramina a 2 semanas ainda não tive coragem de me pesar mais tenho certeza que emagreci só não sei o quanto,realmente a diminuição do apetite é forte e muito bom pois quando vc ja esta fora do peso e ainda senti aquela fome absurda é horrivel,a única coisa ruim é a maldita dor de cabeça.Amanhã que é o meu dia pretendo me pesar e volto para contar para vcs os resultados.
Faz 30 dias que comecei o tratamento ja perdi 7, naum tive reação alguma somente um pouco mais de sede, estou fazendo reeducação alimentar.antes pesava 84 kl agora estou com 76,500 pesado hoje.
Ola Pessoal,
Vou começar a tomar a sibutramina amanhã, de 15 mg, tenho uma bebê de 2 meses, meu leite secou, e resolvi tomar a sibutramina, estou com a auto estima baixa, preciso emagrecer 25 kilos, hoje estou com 88 kilos, muito para 1,63, vou começar a fazer academia amanhã, será que eu consigo?
Beijos e boa sorte a todos.
Eliane
Olá parceiros de dieta!! Tomo sibutramina 15mg a 70 dias e emagreci 10 kgs. No inicio nao senti os sintomas citados , mas hoje depois de 70 dias comecei a sentir principalmente dores de cabeça e uma alteração de humor muito drástica. Vou tomar esse mes e no mês que vem vou ir para a 10 mg , em maio vou parar . Mas para quem quer perder peso e está consciente que deve se controlar para o resto da vida a Sibu é maravilhosa.
Olá pessoal….
Estou muito feliz….
Comecei a tomar o sibutramina dia 24 de janeiro e até a presente data ja perdi 14 kl….minha meta é 20 kl…estou chegando lá, estou amando me olhar no espelho minha alto estima que não existia agora está lá em cima, realmente estou muito feliz…espero que quando parar de tomar eu consiga manter o ritmo da dieta que tb estou fazendo….
beijos a todos e boa sorte…
Nossa eu tomei sib por um mês e emagreci 5kg,claro q reeducando a alimentação e fazendo exercícios,eu adoro fzer jump,então eu tava fazendo jump e caminhada.O meu apetite diminuiu mt o sono então nem se fala eu simplesmente ñ conseguia dormir stress ao extremo,fora que eu estava começando a sentir aceleração no meu s2.
Então um belo dia saio eu de casa para ir a academia chegando lá me aqueci e começei o exercício de jump derrepente me deu uma dor dde cabeça do nada insuportável,mediramm minha pressão e ela estava simplesmente 16 por 9,meu lado esquerdo começou a ficar dormente foi uma sensação horrível fui parar em uma emergência,depois desse desespero td resolvi q ñ mais vou fazer uso desse remédio estou tentando fazer uma dieta saudável sei q tá sendo mt difícil + ñ vou desistir.Tive muito temor por minha vida naquele momento,imaginem se de uma hr pq outra eu tenho um derrame? melhor ñ.
Cara Vivi: Eu sou absolutamente leiga em questão de medicina, mas quando comecei a tomar sibutramina, em dezembro, tive a intuição de PARAR DE FAZER EXERCÍCIOS AERÓBICOS, exatamente para não sobrecarregar o coração nem aumentar a pressão arterial. (Contei meu caso um pouco acima). Eu tenho 53 anos e não senti nenhum dos sintomas desagradáveis. Perdi os 8 kilos que queria, estou muuuuuuuuito feliz e (pelo menos por enquanto) a reeducação alimentar que eu fiz durante os 2 meses de sibutramina estão me fazendo manter o peso. Cada pessoa é diferente, mas para mim, a sibutramina foi tudo de bom !!!!
Vivi, a sibutramina pode mesmo aumentar a pressão, mas recomendo que você fiscalize nas próximas semanas, após a retirada da medicação, seus níveis tensionais, pois você pode já ter uma tendência hipertensiva que foi despertada pela droga.
Vou tomar sibutramina durante dois meses, com indicação médica, tudo certinho.
Tenho 1,70 e 65 kg, quero chegar aos 57.
Começei a tomar tem 2 semanas. Dos sintomas Tenho sentido a boca seca e muito sono, mas muito sono mesmo, chegando a ficar sem concentração no trabalho.
Quero saber se esses sintomas acabam somente quanto parar de tomar o remédio? ou vão passando devagar?
Clarinha, esses sintomas tendem a desaparecer (ou pelo menos diminuir bastante) após 2 a 4 semanas do início do tratamento.
Pode ficar um pouco de déficit de atenção, nesse caso evite dirigir ou operar maquinas pesadas.
OI GENTE TUDO BEM…
ENTÇAO VOU CONTAR UM POUQUINHO DA MINHA HISTÓRIA JÁ QUE AQUI EU ME SENTI EM CASA RSRSRRS
EU TENHO 26 ANOS SOU CASADA E TENHO 2 FILHAS.NUNCA FUI UMA BARBIE MAS QUANDO ME CASEI AOS 15 ANOS PESAVA 61 QUILOS
APOS ANOS DE CASAMENTO E 2 GESTAÇÕES SENDO A ULTIMA DE TOTAL RISCO CHEGUEI AOS 129 QUILOS BRINCANDO.
ENTÃO COM A AMAMENTAÇÃO CONSEGUI CHEGAR AOS 106 QUILOS E FOI QUANDO NA VIRADA DESSE ANO ME FIZ UMA PROMESSA
CHEGAR A 2011 MAGRA E SAUDAVEL JA QUE SOU HIPERTENSA E OUTRAS COSITAS MAS
MARQUEI MÉDICO E DIA 20/01/2010 COMECEI A TOMAR SIBUTRAMINA MASI FLUOXETINA JÁ QUE SOU UM POÇO DE ANSIEDADE
NO COMEÇO SENTI MUITOS EFEITOS COLATERAIS ALIAS TODOS E ATÉ HOJE QUASE 2 MESES DEPOIS CONTINUO COM O HUMOR INCRIVELMENTE ABALADO…
MAS A MINHA MAIOR VITÓRIA FOI SAIR DOS 3 DIGITOS E HOJE DIA 12/03/2010 ESTOU 16 QUILOS MAIS MAGRA
E O MELHOR DE TUDO COM REEDUCAÇÃO ALIMENTAR E CAMINHADA MUITA CAMINHADA
MINHAS CALÇAS ESTÃO HORRIVEIS EM MIM POIS TODAS SEM EXEÇÃO ESTÃO UM VERDADEIRO SACO
FIZ ISSO PELA SAUDE MAS TAMBEM PARA PODER OLHAR NO ESPELHO E GOSTAR DO QUE VEJO E PODER CORRER COM AS MINHAS FILHAS E NÃO PARECER UMA ORCA ENCALHADA RSRSRS
ENTÃO FICA AQUI MINHA DICA CORTEM O AÇUCAR COMPLETAMENTE E SUBITITUAM POR FRUTOSE ENCONTRADA NAS FRUTAS BASTAM DE 4 A 5 FRUTAS DIARIAS E PRONTO…
MENOS PESO MAIS SAUDE E BELEZA
PARABENS A TODOS QUE CONSEGUIRAM E CONSEGUEM POIS EU COMO UMA COMPULSIVA ALIMENTAR SEI BEM O QUANTO É DIFICIL
ESCREVEREIMAIS VEZES PARA CONTAR COMO ANDA MINHA DIETA E SE DEUS QUISER ATÉ SETEMBRO ESTAREI NOS MEUS TÃO SONHADOS 58 QUILOS E USANDO A MINHA CALÇA MANEQUIM 38
ABRAÇO A TODOS E ATÉ LOGO
HOJE 90 QUILOS