Publicado em 25 de agosto de 2009
A desnutrição infantil é um problema sério, especialmente em um país com grande desigualdade social como o Brasil. Contudo, ao contrário do que muitos possam imaginar, o fato de uma criança estar gordinha não significa que ela esteja a salvo da desnutrição.
Crianças desnutridas são aquelas que possuem desequilíbrio entre as necessidades de alimentação do organismo e o consumo adequado de nutrientes, tanto em quantidade quanto em qualidade. Uma criança que consome muito carboidrato e fritura, mas pouca fibra e vitamina, por exemplo, pode se tornar uma criança gordinha e anêmica. Um fator não exclui o outro, portanto.
Um ponto importante a se considerar é que, apesar de mais comum nas classes sociais menos favorecidas, a desnutrição infantil pode ocorrer em crianças de classes mais altas. Afinal, o problema não é apenas a quantidade da alimentação mas também sua qualidade.
Segundo especialistas, a melhor maneira de prevenir contra a desnutrição infantil, além de fazer visitas regulares ao pediatra, é manter o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida do bebê e, depois, complementá-lo com outros alimentos saudáveis até os dois anos.
Outro ponto importante a se considerar é que uma criança desnutrida pode se tornar obesa na idade adulta, mesmo no caso das que não eram gordinhas quando pequenas. Isso ocorre porque, quando um organismo cresce com privação de alimentos, o metabolismo acaba se acostumando a economizar energia e gastar pouca caloria, o que aumenta o risco da obesidade.
—–
Fonte: A Tarde
Deixe uma resposta