Publicado em 04 de setembro de 2009
Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), cerca de que 15% das crianças no Brasil são obesas. A obesidade infantil pode ser fatal e provoca problemas de coluna, nas articulações, fere a autoestima e leva à rejeição social.
A ABESO está promovendo a Campanha Nacional de Combate à Obesidade para ressaltar os riscos da doença em crianças.
Bebês gordinhos deixaram de significar bebês saudáveis há muito tempo. Uma criança com sobrepeso possui mais células gordurosas que uma criança com peso normal e, quando adulto, terá maior dificuldade em se manter magro.
A tendência genética a engordar também é um fator importante para o desenvolvimento da obesidade. Filhos de pais obesos possuem cinco vezes mais chances de desenvolver a doença do que as demais crianças.
—
Além da genética, o modo de vida influencia muito na obesidade infantil: o tipo de alimentação (a alimentação rápida, gordurosa, calórica dos fast foods e salgadinhos), a falta de exercícios físicos, principalmente causados hoje pelo excesso de tv, internet e videogame e da própria cultura instalada nos lares hoje. É importante acostumar e ensinar as crianças uma dieta balanceada e equilibrada, para não sofrerem de obesidade na vida adulta.
Abraços
Boa tarde,
A sobrinha da minha cunhada, tem 12 anos e pesa mais de 100k. A gorata mora no interior de SP e não quer mais estudar.É de família carente, o pais trabalham fora e ela cuida da casa, o q acaba facilitando o acesso aos alimentos sem controle.
Gostaria de ajuda-la