Publicado em 24 de setembro de 2009
E nem pense em fazer bico, Zezinho.
Depois da violência cometida no último final de semana com a bela feijoada da Pizzaria Copan, um prato um pouco menos gorduroso cai muito bem. Pode engolir o choro, pois hoje a receita é mais leve (pero no mucho): berinjela à napolitana.
Gostou do nome, né? Claro que gostou. Todo mundo gosta de comidas que remetem à Itália, a boa e velha bota. Uma terra de gente calorosa e que fala com as mãos. Berço de uma das culinárias mais saborosas do mundo e terra natal de Gennaro, o maior corneteiro que a Vila Belmiro já viu (vocês precisam ver esse garoto cornetando o Santos do Vanderlei Luxemburgo, é impagável).
Mas, como o nome da coluna ainda não mudou para “Pra banheira” ou “Pra marca do pênalti“, deixemos as questões futebolísticas para depois e vamos ao que interessa: cozinhar e comer.
A receita de hoje rende 4 pratos e pode ser usada como entrada para um jantar ou até mesmo como o prato principal caso você esteja de dieta. Simples de fazer, as berinjelas à napolitana tomarão apenas 30 minutinhos do seu tempo e podem ser congeladas. Isso é o mesmo que dizer: “deixa de ser preguiçoso, para com essa história de ‘não vou cozinhar só pra uma pessoa’ e comece a se dedicar um pouco mais às artes culinárias. Lembre-se da valiosa lição que aprendemos naquele documentário sobre a vida animal, Ratatouille: qualquer um pode cozinhar!
Como já ficou mais do que claro, estou apenas enchendo linguiça pra cumprir minha cota semanal de textos… por isso, chega de enrolação: clique aqui e vá comer sua berinjela (pensou mesmo que a feijoada passaria impune?)
Ingredientes: 4 berinjelas, 1/2 xícara de chá de azeite, 8 talos de manjericão fresco, 10 azeitonas pretas sem caroço picadas, 250 gramas de queijo minas frescal light, sal, pimenta do reino e orégano à gosto.
Preparo: Corte as berinjelas ao meio, no sentido do comprimento; retire o miolo com o auxílio de uma faca e colher e reserve em uma travessa. Deixe as metades limpas reservadas.
Junte a polpa retirada o azeite, o orégano, o sal e a pimenta. Retire as folhas dos talos de manjericão, tomando o cuidado de separar as mais bonitas para decorar o prato. Pique as restantes grosseiramente e misture na travessa onde foi reservada a polpa e os outros ingredientes.
Corte o queijo em cubos, acrescente as azeitonas e misture tudo muito bem.
Aqueça o forno em 180 graus por 10 minutos.
Coloque a mistura nas metades das berinjelas e leve ao forno por 15 minutos.
Sirva quente.
Poxa, juro por deus que agora ha pouco estava pedindo pra diarista comprar beringela, que é só oq eu quero comer hoje! auhahuahuah
Pena que não tinha ¬¬
OBS: a receita parece deliciosa e eu faria questão de testá-la hoje, não fosse o mercado ter me sabotado não me vendendo berinjelas!
Eu como essa beringela às vezes. E como beringela quase todos os dias. Adoro!!
Se não me engano, aqui em casa sai de vez em quando "beringela à parmegiana" e "beringela empanada"… rapaz (!), isso sim é saber comer legume…
Bom!? Nada! Ótimo!!
Vou passar a receita pra "chef" aqui de casa. Depois dou o parecer!
(deu fome!)