Publicado em 08 de outubro de 2009
A prefeitura de Nova Iorque quer que seus habitantes consumam menos refrigerante. Para atingir esse objetivo, estão realizando uma campanha publicitária que lembra as imagens chocantes que são estampadas nas embalagens e propagandas de cigarro: Uma garrafa de refrigerante tem seu conteúdo despejado num copo, transformando-se em uma nojentíssima banha. Junto, os dizeres “Are you pouring on the pounds?” (algo como “Você está derramando os quilos a mais?”).
Embora as autoridades de saúde novaiorquinas estejam orgulhosas com a campanha, alguns publicitários afirmam que dificilmente ela atingirá seu objetivo, já que é tão nojenta que as pessoas param de olhar antes de assimilar a imagem.
Por um lado, uma campanha promovendo a redução no consumo de refrigerantes faz sentido nos Estados Unidos. Os americanos consomem quase 58 bilhões de litros desse tipo de bebida por ano e todos sabemos que há muitas calorias nos refrigerantes. Além disso, os EUA passam por uma verdadeira epidemia de obesidade.
O que cabe discutir é se esse tipo de propaganda é realmente eficaz. Afinal, embora os refrigerantes causem obesidade, há vários outros problemas de saúde que podem afetar até pessoas magras. Sem contar que a banha nojenta da propaganda dá a entender que é essa a forma como eles enxergam a “banha” dos obesos, o que pode ser considerado ofensivo por algumas pessoas.
Confira o cartaz da campanha:
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Fonte:
Campanha mostra refrigerante despejando copo de banha
São campanhas assim que não afetam a população. Nos EUA é 'comum', as publicidades serem ofensivas e de mau gosto. Prova que eles nem sempre são os certos nas questões.
Quiseram brincar de Oliviero Toscani, mas sem a competência do mesmo em saber chocar com classe. Também não sei se ela é eficaz. Acho que tanto vai ter gente deixando de beber refri quanto não ligando pra este anúncio e continuando a beber litros de coca cola.
Acho legal estas coisas racha cuca de gosto duvidoso. Tbem acho q a eficiencia deve ser baixa, mas numa epoca de inflamação de imagens, acho q tem lugar pra porradas como esta. Mas no fim, a gente só ve mesmo o q nos interessa.
To a um ano e pouco sem beber refri, antes ia achar isso impossivel. Mas é muito mais fácil do q eu imaginava. Zero Bubbles in My Life!
Ainda bem que eu não bebo refrigerante há mais de 5 anos…
Até hoje eu contei pocas campanhas educativas contra problemas de saúde pública que fossem realmente boas e efetivas.
A grande maioria morre na imagem ou na idéia!
Isso é só para refrigerante comum ou zero também? Eu queria não beber nenhum, mas gosto do gostinho, então bebo zero (light etc). O comum não bebo há milhares de anos. Se for pra engordar que seja com vinho ou cerveja, refri não.
Realmente, a imagem é UM NOJO. Não sei se me faria parar de tomar refrigerante se eu fosse viciada, mas dá muito nojo mesmo.
E pra minha sorte, nunca tomei refrigerante com frequência ;)
Carolina, o refrigerante zero é proibido em países de primeiro mundo. Ele NÃO É a mesma coisa que o light e o diet, ele é um veneno. As calorias a menos não compensam.
HÁ PUBLICITÁRIOS QUE CONSIDERAM O CONSUMIDOR COMO DEFICIENTES MENTAIS…É PROÍBIDO PROÍBIR!
Todos são proibidos? Qualquer refrigerante zero? E light?
Hunf…
Propaganda invertida em cigarro, refrigerante ou como as anti-consumo-de-carne (já comentado no Papo de Gordo #vegetarianos) seriam muito mais eficientes se trouxessem mais informação do que tentar provocar pânico.
Meio redundante este comentário meu, mas é isto.
@Litha > UAI! Esta de não ter refri "zero" lá fora eu não sabia!!
Só o zero é proibido, o light e o diet sao liberados
Eu amo Coca Cola!!! Não vai ser uma imagem que irá me fazer desistir dela!:-)
Mas a propaganda é nojenta!
concordo que é nojenta e pouco eficaz
não fiquei com nojo da coca-cola… nem associei essa idéia de "transformação" do refri na (?) banha
me pareceu q estavam despejando um líquido qq (q não tem nada de nojento) num copo com merda =p
talvez seja trauma daquele famoso filme "2 girls 1 cup" q todo mundo vomita e para de assistir em menos de 5 segundos ahahah