Publicado em 15 de outubro de 2009
Pra mim, a semana do dia das crianças sempre é legal por dois motivos:
1) O ano está quase no fim (o que significa que o 13º está mais próximo); e
2) Falta pouco mais de um mês pro aniversário do Logan (eu disse “pra mim” ali no começo, então não reclama da citação obrigatória ao loirinho).
Aproveitando que criança gosta mesmo é de comer porcaria e que dieta saudável não faz parte da lista de prioridades da gurizada, a receita de hoje é simples, rápida, barata e, na medida do possível, um pouco menos gordurosa que a sua versão tradicional (mas, ainda assim, gordurosa; portanto, se as suas crianças precisam emagrecer, guarde-a para o ano que vem ou para uma ocasião especial como, por exemplo, o fim do seu tratamento de canal).
O legal desta receita de pizza é chamar os pequenos para ajudarem. Eles podem apertar botões do micro-ondas, espalhar molho na massa, colocar os tomates e a mussarela, coisas assim. Eles adoram fazer isso, comem com muito mais prazer e sentem-se ainda mais integrados à rotina da casa (e aos poucos vão aprendendo a valorizar o preparo dos alimentos e o esforço de quem os prepara). Como não abriremos a massa, os estragos na sua cozinha serão relativamente pequenos, mas ainda assim, é uma boa idéia manter a garotada por perto pra ajudar com a arrumação. Afinal, comer é só uma parte do processo.
Sendo assim, chega de enrolação, vista sua roupa de palhaço, pegue os balões e leve a molecadinha pra cozinha clicando aqui.
Minipizza de Hambúrguer (4 porções)
Ingredientes:
4 discos de minipizza, 4 colheres de sopa de molho de tomate, 4 fatias de hambúrguer de carne, 4 rodelas de tomate, 8 fatias de mussarela, orégano a gosto
Modo de preparar:
Envolva os hambúrgueres em papel toalha e leve ao forno micro-ondas por dois minutos na potência alta (programe a potência e peça pra uma das crianças ligar o forno). Reserve. Com uma colher, passe o molho de tomate na minipizza (mais uma vez, mostre como se faz na primeira e depois peça pra criança repetir o processo nas demais). Coloque uma fatia de mussarela, o hambúrguer já cozido, outra fatia de mussarela, o tomate em rodela e o orégano (faça a montagem de um e deixe a criança participar da montagem dos demais). Leve novamente ao micro-ondas (uma a uma) por mais dois minutos. Sirva ainda quente.
Dr. Flávio,
Acertou no cardápio denovo!
Vou fingir ter 10 anos denovo para poder fazer essa receita sem muita culpa!
Viva a pizza! Viva o hamburguer! Viva a receita do Tio Fláviôôôôô!
A pergunta deve ser besta, mas é melhor perguntar antes. A carne de hamburger vai para o Microondas ainda congelada?
Boa receita, deu água na boca aqui. Parabéns pela coluna Flávio.
Pedro, os hambúrgueres vão congelados, sim. Se, por causa das diferenças de potência entre os modelos de microondas. você achar que após os dois minutos eles ainda estão totalmente crus, pode deixar por mais um minuto antes de terminar o preparo. Mas, normalmente os dois minutos são suficientes (com mais dois depois de montada a pizza).
Abraço.
Uhuuu… vamos eu e minhas meninas (no caso, as lumbriguetes patuxenses) agora buscar os ingredientes e testar a receita.
.
Infelizmente ainda não tenho um Logan pra me dar um HELP, mas fica a dica… assim que eu tiver meu gigante, a gente cumpre a receita.
.
Que vai funcionar nem tenho dúvidas!! Hasta luego!!
Informações nutricionais retirado do site http://www.minhavida.com.br
Um pedaço de pizza normal (aproximadamente 140 gramas)
Magras
Pizza escarola: 290 Kcal
Pizza champignon: 280 Kcal
Pizza mussarela de búfalo com tomate seco e rúcula: 286 Kcal
Pizza de geleia com frutas: 168 Kcal
Gordas
Pizza quatro queijos: 400 Kcal
Pizza calabresa: 300 Kcal
Pizza frango com catupiry: 370 Kcal
Pizza Portuguesa : 423 Kcal
Pizza de brigadeiro: 512 Kcal
Pizza de frutas com sorvete: 330 Kcal
Curiosidades sobre a história da pizza
Apesar de lembrarmos dos italianos quando comemos pizza, a massa surgiu no Egito, há mais de seis mil anos. Os egípcios inventaram uma massa assada de farinha, água e sal, o "pão de Abraão", que posteriormente seria incrementada com alguns condimentos. Milhares de anos depois, os italianos a incrementaram com tomate, e ela era consumida dobrada ao meio como se fosse um sanduíche. Sua popularização aconteceu, anos depois, com Dom Raffaele Espósito, um padeiro napolitano que servia o rei Umberto I e a rainha Margherita. Para agradar e inovar o cardápio, o padeiro resolveu adicionar à massa o recheio de mussarela, tomate e manjericão, ingredientes que reproduziam as cores da bandeira italiana e batizou o sabor com o nome da rainha, Margherita.