Dicas para evitar e controlar a hipertensão
Publicado em 20 de outubro de 2009
Estatísticas afirmam que controlar a hipertensão com remédios é rotina na vida de 1/4 dos brasileiros. Por estar tão presente em nossas vidas, todo mundo sabe (ou já ouviu falar) que a doença sobrecarrega o coração, é crônica e pode causar sérios problemas para visão, rins e cérebro, além de ser a causadora dos temidos infarto do miocárdio e AVC (acidente vascular cerebral, popularmente conhecido como “derrame”). Assim como conhecemos suas consequências, as causas também fazem parte do nosso dia a dia: estresse, cigarro, álcool e alguns quilos a mais. Tudo isso, pode desencadear ou agravar o problemas cardiovasculares.
Conhecida como uma “doença silenciosa”, muitas pessoas convivem com a hipertensão sem saber, já que ela não apresenta sintomas no início. Porém, antes de sair por aí aferindo sua presão a qualquer hora e lugar, é importante tomar alguns cuidados:
- Repouse 15 minutos antes, em um lugar tranquilo;
- Caso tenha fumado, aguarde 30 minutos;
- Não fale durante o procedimento;
- Permaneça deitado ou sentado durante o processo;
- Esvazie a bexiga;
- Após exercícios físicos, aguarde 30 minutos;
- Não tome café 20 minutos antes da medição
Você tomou todos esses cuidados e, ao aferir sua pressão, notou que ela estava alta? Então é hora de procurar um médico.
Chegando lá, certamente, ele pedirá alguns exames e lhe dará esses conselhos:
- Evite o excesso de peso – grande quantidade de gordura corporal faz com que haja aumento da pressão arterial. É como se o coração fosse obrigado a aumentar a força para bombear o sangue em direção aos outros órgãos.
- Mantenha uma alimentação saudável – o excesso de sal e de gorduras saturadas, assim como a ingestão de gorduras trans colaboram para o aparecimento da hipertensão. Evitá-los é fundamental para manter-se longe da doença ou para controlá-la.
- Reduza o consumo de bebidas alcoólicas – um ou outro drink, de maneira moderada, não prejudica a pressão arterial, mas exagerar na dose pode causar estragos.
- Acalme os nervos – quando combinado com outros fatores, o estresse pode agravar o quadro, pois o coração tende a trabalhar mais nessas situações.
- Abaixo o cigarro – o fumo é um dos principais causadores de risco para doenças arteriais coronarianas, pois suas substâncias tóxicas provocam o enrijecimento das artérias, comprometendo o fluxo sanguíneo e fazendo a pressão subir.
- Mexa esse trazeiro gordo – pessoas sedentárias têm cinco vezes mais chance de desenvolver hipertensão do que indivíduos fisicamente ativos. A prática regular de exercícios ajuda no controle dos níveis da pressão arterial, porque facilita a circulação sanguínea (oxigenando as células e tecidos do corpo) e melhora o condicionamento físico do coração (fazendo com que ele não fique sobrecarregado). Além disso, as atividades físicas provocam um efeito anti-depressivo por liberar endorfinas.
Tá achando que basta seguir tudo isso e que (por via das dúvidas) vai pegar o nome do remédio prescrito para um colega de trabalho ou vizinho? Nada disso! Automedicar-se é correr riscos! Os remédios de hipertensão devem ser prescritos após uma série de exames, pois cada pessoa apresenta um nível diferente de aumento da pressão arterial.
É importante ressaltar que o uso indevido desses medicamentos pode contribuir até para a piora do quadro! O remédio que funciona para uma amigo possivelmente não funcionará para você. Procure um médico já!
————
Fonte: 8 dicas para evitar e controlar a hipertensão
Gostei deste post, eu sou super ansioso e mesmo tomando remédio para a pressão alta , fui parar no hosp. Seguindo a orientação de uma cardiologista, estou fazendo terapia e tb tomando remédios contra a ansiedade. Então são 2 remédios para a pressão alta, 1 para ansiedade e 1 para o refluxo gastro-esofágico.Ufa…..
Muito bom este post… seus conselhos são ótimos,e sendo hipertensa posso afirmar são verdadeiros.