Publicado em 05 de novembro de 2009
Que atire a primeira pedra quem nunca resolveu, em nome dos quilinhos a mais, ficar horas sem se alimentar, pular refeições e ou diminuir drasticamente a quantidade de comida.
O pior é que, depois de tanto sacrifício, ao se pesar, ainda teve de amargar a decepção de não ver os ponteiros da balança se mexendo para menos… em alguns casos, eles até se moviam na direção contrária! Sabe porque isso acontece?
Pular refeições prejudica o organismo e ainda colabora para aumentar o peso, sendo a pior decisão que uma pessoa que está querendo fazer regime pode tomar. Por quê? Simples: além de correr o risco de não ingerir os nutrientes essenciais do corpo, você ainda colabora para que o metabolismo fique mais lento. E se o corpo trabalha menos, logicamente, gasta menos energia e armazena uma quantidade maior de gordura, já que não sabe quando será alimentado de novo. Tem mais uma coisa. Da próxima vez em que você se alimentar, estará com tanta fome que a quantidade de comida posta para dentro será ainda maior.
Se resolveu pular uma refeição e optou pelo café da manhã então errou duas vezes. Claro! Essa decisão equivocada resulta em mais de quatro horas sem se alimentar, o que, segundo os médicos, pode causar lentidão dos movimentos, raciocínio confuso, perda de memória, dores musculares e de cabeça, tontura e até mesmo desmaios em alguns casos mais graves. Quem insiste em tornar o almoço a primeira refeição do dia, está expondo o organismo a mais de doze horas em jejum. E sabe quais as consequências disso? Uma delas é o favorecimento de infecções, já que o organismo está fraco devido à falta de nutrientes. Outra coisa é a redução do gasto de energia ao longo do dia, ou seja do metabolismo, fazendo com que a eliminação de gordura do corpo caia.
Ah, criatura inteligente! Resolveu pular uma refeição, optou pelo café da manhã e ainda foi fazer exercício em jejum? Então cometeu três erros de uma só vez!!! Saiba que essa atitude atrapalha a perda de peso durante os exercícios porque, quando se está sem alimentar, o nível de glicose no sangue pode ficar muito baixo (hipoglicemia). Então, seu organismo vai passar a consumir proteínas. Ou seja, você perde massa magra (músculos), diminui seu metabolismo e acaba ficando mais fraco. Em resumo, tudo o que você não quer, com o risco de acabar passando mal no meio da academia e pagando o maior mico.
Tá bem. Não vai pular refeições. Em vez disso, resolveu passar o dia se alimentando de torradas e sucos naturais? Errado! Sucos naturais também podem apresentar um numero elevado de calorias. Exemplo: um mísero copinho de 200ml de suco de laranja tem 128 calorias! Sem dizer que a torrada apresenta a mesma quantidade de calorias que o seu equivalente em pão comum e também quase nenhum nutriente.
Resolveu então que vai trocar uma refeição por petiscos ao longo do dia? Então está perigando ficar doente. Quando fugimos de uma alimentação completa, fazemos com que, aos poucos, as reservas do corpo se esgotem. E com o organismo fraco e debilitado, o resultado não poderia ser outro: podemos desenvolver infecções e, em casos graves, levar à morte por inanição. Isso sem contar que os petiscos, na maioria das vezes estão recheados de calorias, que acabam engordando muito mais do que uma refeição completa e equilibrada.
Resumindo tudo: não adianta por conta própria e sem acompanhamento médico diminuir drasticamente a quantidade de alimentos, porque o corpo se sente fraco e o metabolismo fica muito mais lento – o que, consequentemente, faz com que haja menor perda de calorias e de gordura – além de aumentar o risco de doenças como anemia e deixa a imunidade lá embaixo. O que emagrece de verdade é uma alimentação saudável e balanceada!
———————–
Fonte: Você pensa que emagrece, mas engorda ainda mais
Tudo muito bem explicado.
Só faltou recomendar o NUTRICIONISTA!
O único médico que entende alguma coisa de dieta é o Nutrólogo e mesmo assim não tanto quanto o nutricionista.
Abraços.
Besteira, é só ler bastante buscar informação e emagrecer por conta própria, alimentação balanceada e a cada 3 ou 4 horas e fazer exercícios físicos, não tem segredo.
Perdi 72kg até agora assim.
Na verdade não. O nutrólogo é tão competente quanto o nutricionista, porque é uma especialização médica voltada pra nutrição. Como se fosse um nutricionista que fez medicina, portanto é uma especialidade voltada para doenças nutricionais. Logo se a pessoa tiver doenças como hipertensão arterial, diabetes mellitus, anorexia nervosa e osteoporose o ideal é procurar um nutrólogo – um de verdade, não um meia-boca.
Já os nutricionistas trabalham com a totalidade da nutrição. Que é mais indicado para pessoas saudáveis (mas não necessariamente), mas como hábitos alimentares ruins. (Tipo eu! hahaha)Já que eles trabalham com reeducação alimentar inclusive.
Tenho um conhecido que volta e meia fazia uma dieta louca dessa: Comia de manhã, passava o dia todo sem se alimentar (fazendo exercícios e tudo), e de noite comia feito um refugiado. Depois de um tempo nessa, não aguentava e engordava tudo de novo. Loucura!
dietados pontos funciona?