Publicado em 03 de dezembro de 2009
Estamos em dezembro! Uhúúúú!
Ou, como diria Simone no ouvidinho do Eduardo Moreira: “então é Natal…”.
Dezembro é o tradicional mês da esbórnia gastronômica. Tudo em triplo: três tipos de salada, três tipos de arroz, três tipos de carnes, três tipos de bebidas alcoólicas (faça como Dudu e misture todas no mesmo copo e depois passe a noite de Natal dando trabalho para a dona Maira Moraes).
Já que precisamos entrar no clima natalino e tudo mais, a receita de hoje é de um clássico das mesas brasileiras: o salpicão de frango. É engraçado até, mas, em algumas casas, ceia sem salpicão não é ceia. No meu caso, ceia sem uma sidra bem nojenta, não é ceia; mas, cada um cada um, né não?
Relativamente simples e rápido de fazer, o salpicão costuma ser um acompanhamento prático para todo o tipo de carne que você colocar na sua mesa natalina.
Na semana que vem, não tem receita. Vamos ver o que tem de legal Nas Prateleiras da vida e, talvez, te ajudar a escolher um presente legal praquele seu amigo metido a cozinheiro (sim, estou falando de mim, povo mal-agradecido). No dia 17 publicaremos uma receita de pernil assado (outro clássico que pode ir à mesa tanto no Natal quanto no Ano Novo) e, no dia 24, se eu estiver sóbrio, traremos alguns drinks caprichados pra você bancar o chique na casa da tua sogra.
Sendo assim, chega de enrolação e comece a desfiar o frango antes que dê meia-noite!
Salpicão de frango
Ingredientes: 1 frango assado pequeno desfiado, 100 g de passas sem semente, 2 talos de salsão picados, 1 maçã cortada em pequenos quadradinhos, suco de 1 limão, 2 xícaras de molho de maionese, 1 pote de iogurte natural, manjericão
Modo de preparo: Retire a pele e desfie o frango assado. À parte, misture as passas, o salsão picado e a maçã regada com suco de limão para não escurecer. Junte tudo ao frango e misture bem. Em uma tigela, junte o iogurte à maionese e tempere com manjericão a gosto. Junte tudo em um bowl e misture bem. Distribua em uma saladeira, cubra com filme PVC e leve à geladeira. Antes de servir, decore com um ramo de salsinha.
A receita é massa.
Eu uso frango defumado, que já vem desossado (o que é uma boa variação, admitam).
Abraço.
Por diversas razões, não comemoro mais o Natal em família, ou se vou para a casa de um parente é sempre o mesmo ti-ti-ti. Quem sabe um dia eu volte a comemorar, com filhos e a minha família formada. Aí sim, volto aqui e pego todas as dicas!
Gostei de suas dicas e também desse site.
Desde já sou seu fã.
Abração!