Publicado em 04 de dezembro de 2009
Você sabe o que significa “foodscapes“? É a junção das palavras food (alimento) e landscapes (paisagens). A invenção vem de uma série de fotografias usando só comida para compor cenários feita pelo britânico Carl Warner. Nas imagens, ele consegue formar praias ao pôr do sol, cavernas, florestas e até cachoeiras usando frutas, legumes, queijos, frios e massas. Hmmmmm! Deu água na boca!
Para se ter uma ideia do trabalho, veja esta paisagem de Londres, cidade onde vive o fotógrafo:
É realmente impressionante a beleza do trabalho, isso sem falar na destreza de Warner. Para compor essa paisagem aí de cima, o fotógrafo usou frutas, legumes e verduras. Assim, conseguiu recriar locais icônicos da capital britânica, como a Torre de Londres (baguetes), a Catedral de Saint Paul (melancia), o Big Ben (rodelas de limão) e a roda gigante London Eye (alguém aí sabe o que ele usou?).
Partindo para outras obras de Warner, veja a sequência ao lado. Na primeira imagem, o mar vermelho desta praia, ao “pôr do sol”, é feito de fatias de salmão. Batatas e pão formam as rochas. Um barquinho feito de ervilhas completa o cenário.
Já a segunda paisagem quase não se percebe que as montanhas e o muro de “pedra” são de pão.
Na seguinte, temos árvores de folhas de couve, rochas de batata doce, desfiladeiro de pão e céu de repolho roxo.
A quarta imagem homenageia a culinária italiana. Para tanto, por que não montar uma cozinha com muitas verduras e legumes utilizados para fazer as mais variadas delícias? Isso sem falar no macarrão e no queijo.
Identifique comigo na próxima imagem os ingredientes usados na cena rural: carrinho feito de fatias de lasanha, árvores de pimentão, salsa e manjericão. Para completar o cenário, ao fundo, temos um vilarejo de queijo!
Mais uma prova da criatividade de Carl Warner é dada na quinta paisagem. Os balões são frutas e legumes. As árvores, foram feitas de brócolis e as rochas de batatas. Já as lavouras são espigas de milho e pepino. Como na imagem anterior, a cidade é de queijo. Ah! Tem também uma torre de cenoura!
Como o cara faz tudo isso?
Diz a lenda que Carl Warner é conhecido na vizinhança de sua casa, localizada em Kent (Inglaterra), por passar horas na quitanda procurando “o melhor brócolis ou a melhor pimenta para “compor” seus cenários.
Depois de selecionar os melhores ingredientes para sua receita/fotografia, ele monta o cenário em mesas de 1,2 metro por 2,4 metros – para dar profundidade às imagens. Tudo é registrado em camadas, para evitar que os alimentos murchem antes do click final.
Warner jura que as fotos podem ser usadas para promover uma alimentação mais saudável. E quem duvida? Mas também confessa que, até agora, ainda não conseguiu convencer os quatro filhos a comer mais verduras.
Quem gostou do trabalho desse fotógrafo gastronomicamente inspirado, pode ver mais e até comprar suas obras clicando aqui.
—————–
Fontes:
Fotógrafo usa alimentos para recriar símbolos de Londres
Fotógrafo britânico cria cenários com alimentos
Olá, este post foi escolhido como destaque no BlogBlogs. Parabéns! Acesse http://blogblogs.com.br e confira.
É um belo post Maira. Já tinha visto algumas fotos desse cara e é impressionante como ele consegue tais efeitos! ^^
Muito interessante !! Achei lindo,só assim chega a vontade de comer apenas verduras e legumes…
uma coisa preciosa este carl warner o que ele fazz com os alimentos é uma coisa fantastica como os alimentos ganham vida qdo vista por um artista do porte de carl warner fica mais prazeroso observar nossos alimentos como uma obra prima adorei