Publicado em 22 de dezembro de 2009
Como toda criança, por boa parte da minha vida, esperei ansiosamente pelo Natal. Principalmente, porque meu aniversário é na semana anterior à festa e dava para juntar os dois presentes e pedir para meus pais alguma coisa bem bacana (que normalmente não ganharia se fosse apenas uma das datas). Também, porque eu estava de férias e isso significava viajar para a casa de uma das avós, em Divinópolis (MG) ou Brasília (DF), ou mesmo receber os parentes em nossa casa, em Feira de Santana (BA). Era uma festa!
Porém, à medida em que fui crescendo, a alegria do Natal começou a enfraquecer. Primeiro porque a questão religiosa não me dizia (quase) nada. Comecei a perceber o nervosismo dos adultos com as lojas cheias e os preparativos com a ceia. E por falar em ceia, passaram a me cobrar que eu me comportasse bem e visse todo mundo se empanturrando, enquanto comia a minha saladinha light.
Daí, fiquei adulta e hoje o Natal significa estar cansada.
Cansada de ter de enfrentar ruas cheias de trânsito e shoppings transbordando de gente… Neste domingo fui a um e saí correndo porque fiquei tonta com a multidão!
Cansada da Simone cantando “Então é Natal” (versão de Happy Christmas de John Lennon) e de outras musiquinhas irritantes…
Cansada das decorações vermelhas, cheias de bolas, luzes e enfeites made in China pendurados por todos os lados…
Cansada da obrigação de participar de amigos secretos, porque temos que enfrentar o trânsito e o shopping cheio para comprar presentes caros (mínimo de R$50) para ganhar alguma coisa que a gente não gosta e não poderá trocar…
Cansada de caixinhas de Natal se multiplicando por todos os lados junto com todas as outras campanhas de solidariedade (como se no resto do ano os salários não fossem baixos e não houvesse miséria e pobreza)…
Cansada do sorrisinho cínico e hipócrita só porque “é Natal“.
Mas ainda assim, contrariando meu lado racional, existe uma parte de mim que gosta do Natal. Por que?
Porque tem panetone e eu A-DO-RO panetone.
Aliás, porque tem ceia e eu mandei o regime para a p*&$#@.
Porque têm crianças abrindo presentes e eu A-DO-RO ver seus olhinhos brilhando ao verem aquele brinquedo que elas tanto sonharam.
Porque tem especial de Natal dos Simpsons, Shrek e de boa parte das séries que eu assisto e A-DO-RO.
Porque é uma “desculpa” para a família ficar reunida e eu A-DO-RO essa muvuca!
Porque têm crianças abrindo presentes e eu A-DO-RO ver seus olhinhos brilhando ao verem aquele brinquedo que elas tanto sonharam. (2)