Publicado em 04 de janeiro de 2010
Sempre gostei de biologia e faço questão de assistir o quadro Neuro Lógica exibido pelo Fantástico. Neste fim de semana, o assunto foi cérebro x comida. Ou, aprenda a emagrecer reduzindo o número de sabores no prato.
A reportagem nos mostra como o sabor da comida é, na verdade, uma criação do cérebro, construída a partir da combinação de gostos, cheiros, temperaturas e texturas. E por falar em gostos eles são 7: água, doce, salgado, azedo, amargo, oleoso e um tal de umami – o sabor das proteínas. Carnes, queijo e também tomate têm esse gosto.
Sabendo disso, a gente poeria fazer com que o cérebro fique “cansado” dos sabores para que a vontade de comer mais do que tem aquele gosto fique menor. Assim, a neurociência ajudaria no regime!
Veja só:
Os dados são super interessantes, mas a moral da história meio bobinha. Usando esses mesmos dados, a comida japonesa instrui para que tenhamos todos esses sabores em uma única refeição. Emagrecer não precisa ser um castigo!
Achei esse milkshake um pouco radical. Ás vezes só de comer muito uma comida a gente enjoa e fica um tempo sem comer. Uma vez comi um pacote de bananas-passa de de uma vez só e fiquei tão empanzinada que passei pelo menos 1 ano sem comê-las.
Gostei da matéria, mas nem sempre tenho paciência para mastigar a comida devagar.
Dona Maira Moraes postando?
Ja sei!
O seu DUDU praticou o MI MI MI!!!
Abraço á todos e não deixem de dizer meu nome nos recados, mesmo ele sendo Amarildo. :(
Como assim, Amarildo? Eu posto sempre. Eu e Lucio somos os responsáveis pelas notícias e nos alternamos nessa função. Além disso tem a coluna semanal! :-)
Tive que aprender a mastigar com calma por causa da redução de estômago. Se não comer assim, volta tudo.
Concordo contigo, Tamara Ka. E essas "verdades" sobre regime sempre são contraditórias. Para cada "faça isso" tem sempre um "faça o contrário". O difícil é saber o que seguir. Bom senso sempre vai bem.
Carolina, também achei o milkshake um nojo! ECA! A única coisa que me lembro de ter comido para passar mal e ficar empanzinada foi "carne moída" de soja (pasme!). Foi há quase 10 anos e até agora não consigo nem ver. Acho que tinha alguma coisa estragada no meio. A única maneira de comer soja é o grão torrado igual ao amendoim.
Eu nunca se quer VI soja! ou pelo menos não me lembro. Só me lembro do pernil no natal, do churrasco na virada e os peixes assados na churrasqueira da segunda feira.
Ouvi o programa especial de natal e ri muito.
Abraços!