Publicado em 21 de janeiro de 2010
E chega mais uma quinta-feira. Ó quanto riso, ó quanta alegria!
E você aí, babando de fome e lambendo os beiços imaginando que iguaria monumental prepararemos hoje, pode desfazer essa cara de decepção porque o título está certo. A receita de hoje é arroz.
“Mas por que arroz, seu monstro?”, você pergunta enquanto esmurra o teclado e xinga a mamãe do mesmo jeito que aquele guri surtado que estava jogando World of Warcraft.
A resposta para essa pergunta essencial é muito simples: porque muitas pessoas não sabem fazer arroz.
Sim, eu sei que você acha isso um absurdo, mas arroz “de saquinho” que é só jogar na água fervente com sal não é bem “arroz”, né? Ele quebra um galho numa emergência e só. Arroz mesmo, de verdade, de raiz, precisa ter alho, cebola, azeite, sal e até alguns complementos.
O truque para se ter um arroz soltinho e gostoso está nas medidas. Para cada medida de arroz, use o dobro de água. Sendo mais claro: uma xícara de arroz precisa de duas xícaras de água para ficar bem cozido e solto.
Pra vocês não ficarem de chororô, hoje faremos arroz com cenoura e açafrão.
Sendo assim, chega de enrolação! Pegue uma xícara de chá, use como medida e corra para ver a receita.
Arroz com cenoura e açafrão
Ingredientes: 1 xícara de chá de arroz lavado, 2 xícaras de chá de água, 1 cebola pequena ralada, 1 cenoura médida ralada bem fina, 1 dente de alho espremido, 3 dolheres de sopa de azeite para refogar, sal e açafrão à gosto.
Preparo: Aqueça o azeite numa panela grande o bastante para caber o arroz e as duas xícaras de água, refogue a cebola até que fique transparente, em seguida acrescente a cenoura e refogue até que fique macia. Acrescente o alho. Assim que a refoga começar a exalar o cheiro do alho, acrescente o arroz e refogue bem, molhando-o ao máximo no azeite da panela. Em seguida, acrescente as duas xícaras de água, o sal e o açafrão e misture bem. Tampe a panela até que a água levante fervura. Assim que isso acontecer, abaixe o fogo e deixe a panela semitampada até que a água seque por completo (cerca de 15 minutos). Apague o fogo, tampe a panela e deixe descansar por mais 5 minutos. Está pronto o seu arroz soltinho.
Se quiser um arroz mais simples em decorrência da falta do tempo para cozinhar, mantenha uma xícara de arroz e duas de água. Refogue um dente de alho em 2 colheres de sopa de manteiga, acrescente o arroz e em seguida a água e o sal. O resto do preparo é o mesmo. Você terá um arroz soltinho, refogado e com um marcante gosto de manteiga.
Nos vemos na próxima semana.
Esse sim é um arroz moleque, sem malícia.
Igualzinho a minha mãe me ensinou!
Ter morado fora enquanto fazia faculdade foi essencial para a perfeição! Foram 5 anos todo dia da semana!
Oras, agora que me toquei!!!!
Sou um especialista em fazer arroz!!!
ahhehehe