Publicado em 22 de janeiro de 2010
Estudo que será publicado em fevereiro no Journal of Urology indica que obesos possuem uma probabilidade maior de ter cálculo renal.
Os pesquisadores chegaram a essa conclusão associando o aumento no número de casos de cálculo renal com o crescimento das taxas de obesidade. Contudo, apesar de relacionarem os dois fatores, eles ainda não têm ideia do que, exatamente, faria com que a obesidade influenciasse no surgimento de pedras nos rins.
A pesquisa foi feita entre 2002 e 2006 com mais de 95 mil pessoas (sendo 3.257 com cálculo renal). Segundo a observação dos pesquisadores, os homens tinham duas vezes mais chance de ter pedra nos rins do que as mulheres e que isso se agravava com o envelhecimento.
Quanto aos obesos, o que se observou de concreto foi que 1 em cada 20 pessoas com IMC acima de 30 foram diagnosticadas com cálculo renal durante o período da pesquisa. O índice era de 1 em cada 40 para pessoas abaixo desse IMC.
—–
Fonte:
Obesos são mais propensos a ter pedras nos rins
"Quanto aos obesos, o que se observou de concreto foi que 1 em cada 20 pessoas…" E que concreto deve ser essa pedrinha nos obesos.
já tive pedra no rim =/ que triste
Os que bebem bastante cerveja e água tb entram neste grupo?
Bem, tenho 29 anos e na minha família fui o único que nunca teve "pedra nos rins" como o povo aqui fala. Peso 123 e mantenho esse peso a 12 anos. Será que essa pesquisa não foi financiada por algum laboratório que pretende vender mais remédio pra emagrecer?
puuuuutz. Vou urgentemente entrar em uma dieta….
Ter pedras nos rins é um dos meus maiores medos ;O