É sopa, Zezinho

Flavio F. Soares
@FlavioFSoares

Publicado em 04 de fevereiro de 2010

Pra Cozinha!, por Flavio F. Soares

Para quem ainda não sabe, esta semana tem sido uma correria absurda por conta do nascimento de meu segundo filho, Max. Por causa disso e da minha falta de organização, não tivemos a tirinha do MorsaMan na última segunda-feira. Como não gosto de faltar com compromissos assumidos (apesar de quase nunca cumpri-los com alguma folga no prazo), vou unir o útil ao agradável e passar para vocês a receita da sopa de carne com legumes que fiz ontem para Camila.

Nos primeiros dias do pós-operatório (foi feita uma cesariana) e nos primeiros meses de amamentação, é preciso tomar certos cuidados com a alimentação da mãe para evitar cólicas e desconforto no bebê e ajudar na redução do peso ganho durante a gestação uma vez que a prática de exercícios, por pelo menos uns 30 dias, segundo o bom-senso, não é recomendável.

Sendo assim, alimentos como brócolis, repolho, ovos cozidos, feijão e chocolate (pródigos em causar cólicas em bebês) cedem espaço para alimentos menos “complicados” como folhas, cenoura, batata, mandioquinha, tomate, massa, etc. Como à noite nunca é bom exagerar e eu queria preparar uma refeição que, além de ter aquele gostinho de “comida de mãe” ainda pudesse ser consumida em um horário mais avançado (em caso de fome inesperada), a sopa acabou ganhando o páreo.

O preparo à primeira vista pode parecer complicado, mas acredite, não é.

Então, sem maiores enrolações, entregue o bebê para a mãe e diga que ele precisa trocar a fralda enquanto você vê a receita detalhada.

Sopa de carne com legumes

Ingredientes: 1 cebola pequena picada, 2 dentes de alho picados, 400 gramas de paleta bovina limpa e cortada em pequenos cubos, 1 cenoura grande, 2 mandioquinhas médias, 3 batatas médias, 1 xícara e meia de chá de macarrão tipo ave maria, 2 sachês de caldo de carne 0% de gordura, 1/2 xícara de chá de polpa de tomate, sal e pimenta à gosto, cebolinha verde fresca picada à gosto.

Preparo: Coloque água para aquecer em uma chaleira. Em uma panela de pressão grande, coloque um fio de azeite e espere aquecer. Refogue a cebola até ficar macia. Em seguida acrescente o alho e espere “subir o cheiro” da refoga. Acrescente a carne cortada em cubos e refogue muito bem. Acrescente um sachê de caldo de carne e misture bem. Deixe fritar por mais um pouco e acrescente um pouco de pimenta do reino ou molho de pimenta. Misture bem. Acrescente a cebolinha e refogue maisum pouco. Despeje a polpa de tomate e misture tudo muito bem. Cubra tudo com a água da chaleira (que a esta altura já deve ter fervido). Acrescente mais água (lembre-se de que é uma sopa e que ainda serão acrescidos à este cozido todos os legumes e o macarrão). Essa medida é meio no “olho”, mas um bom referencial é a sua mão: calcule pouco mais de um palmo de água dentro da panela. Se a água da chaleira não for suficiente (normalmente não é), ponha mais água. Acrescente o outro sachê de caldo de carne, misture bem e tampe a panela. Mantenha em fogo alto até levantar fervura e, após isso, baixe o fogo e deixe cozinhar por 1 hora ou até que a carne esteja se “desmanchando”.

Enquanto isso, em uma panela grande coloque um escorredor de metal (daqueles de macarrão) e ponha água até que o escorredor tenha em seu interior água suficiente para cozinhar os legumes. Leve ao fogo com tampa e espere levantar fervura. Acrescente um pouco de sal.

Nesse meio tempo, lave e descasque os legumes, começando pela cenoura. Corte em cubos pequenos e leve para cozinhar dentro do escorredor tampado até que fiquem al dente ou no ponto que você achar melhor (eu gosto de legumes al dente na sopa, mas têm pessoas que preferem eles mais macios, então, sinta-se à vontade para achar o seu ponto). Enquanto a cenoura cozinha, descasque a mandioquinha e corte em cubinhos. Assim que a cenoura estiver cozida, retire o escorredor da panela com água e reserve a cenoura cozida. Retorne o escorredor para dentro da panela com água fervente e coloque nele a mandioquinha. Enquanto esta cozinha, descasque e lave as batatas e em seguida corte-as em cubos. Assim que a mandioquinha estiver cozida, retire-a da água e reserve junto com a cenoura. Volte o escorredor para a panela com pagua fervente e coloque a batata para cozinhar. Assim que estiver no ponto, retire-a da mesma forma que das outras vezes e retorne o escorredor para a panela  e, dessa vez, coloque o macarrão para cozinhar. Assim que estiver no ponto, retire-o da água, junte aos legumes e reserve a água do cozimento.

Passada uma hora do cozimento da carne, desligue o fogo e espere a pressão sair. Abra a panela e veja se a carne está bem cozida (desmanchando é o ponto ideal). Se não estiver, retorne à pressão por mais alguns minutos. Se estiver, acrescente os legumes e o macarrão e misture bem. Se a sopa estiver com pouco caldo, acrescente a água do cozimento dos legumes e da massa até atingir a consistência desejada. Acerte o sal.

Sirva com um pouco de parmesão ralado, um fio de azeite e, se for do seu agrado, algumas torradas.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

4 respostas para “É sopa, Zezinho”

  1. Debora disse:

    Eu amo tomar sopa! Vou testar a receita!! :D

  2. Camila disse:

    Essa sopa é realmente uma maravilha!
    Quero deixar registrado que o Flavio além de um ótimo cozinheiro, acabou sendo um ótimo nutricionista, pois, em menos de 15 dias do parto, já emagreci 9 dos 10kg da gestação!
    AH, sim! Flavio é um papai ímpar também, lógico!

  3. @omarinno disse:

    Cuméquié? Você perdeu 9kg em 15 dias? Caraca! Será que o Tio Flávio não quer baixar aqui em bauru não? auhhuahuahua

  4. Jeanne Estela disse:

    Caraca… mais "mastigado" impossível…
    Adorei o cuidado em explicar os detalhes do modo de preparo!
    Já vou por água no fogo!

    Valeu Lúcio! =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *