Publicado em 25 de fevereiro de 2010
Continuando com minha política de receitas rápidas e práticas, a de hoje serve como um complemento para a receita da pizza que estamos montando há duas semanas (você leu a receita da massa e receita do molho, certo?).
Hoje, vamos aprender a fazer uma refoga de frango que tanto serve para ser ser usada nessa pizza, acompanhada de um pouco de requeijão e azeitonas, quanto para rechear tortas, empadões, pastéis, empanadas e até mesmo pão.
Apesar de um pouco demorada em sua execução, essa receita é muito simples de fazer e até mesmo um inepto como o Dudu cozinharia sem maiores problemas e faria uma bela surpresa para a Dona Maira Moraes. Fica a dica para o gordo mais preguiçoso do Papo de Gordo ;-)
Bem, agora que consegui comprometer ainda mais o final de semana do Dudu, vamos até a avícola do seu Satoru comprar peito de frango e, depois, preparar a receita.
Frango desfiado versátil
Igredientes para o cozido: 1 peito de frango, 1/2 cebola cortada em rodelas, 1 dente de alho inteiro sem casca, 2 sachês de caldo de frango 0% de gordura, ramos de salsa e cebolinha, molho de pimenta e molho inglês à gosto (apenas tome cuidado para não exagerar)
Ingredientes adicionais para a refoga: 1/2 cebola ralada, 1 dente de alho picado, 2 colheres de sopa de azeite, 1 colher de extrato de tomate, sal a gosto
Modo de preparar: Em uma panela média coloque o peito de frango cortado ao meio e todos os ingredientes do cozido. Cubra com água e leve ao fogo médio até estar cozido (cerca de 20 minutos). Apague o fogo, retire o frango e deixe esfriar. Coe o caldo do cozimento e reserve.
Após esfriar, desfie o frango com as mãos e reserve. Em uma panela grande, aqueça o azeite e refogue a cebola. Acrescente o alho e mexa bem. Coloque o frango e misture bem. Acrescente o extrato de tomate e mexa até estar incorporado à carne. Em seguida, coloque um pouco do caldo do cozimento, misture bem e deixe evaporar. Vá repetindo essa operação (colocar um pouco de caldo, misturar e deixar evaporar), provando de vez em quando até que a carne “pegue o gosto” do caldo, acerte o sal (se necessário) e use como recehio de tortas, pães, pizzas, empadas, pastéis e até como acompanhamento para um penne na manteiga.
Se quiser aprimorar mais o refogado, acrescente um pouco de milho em lata, tomate cortado em cubos e azeitonas. Use seu talento para dar a essse refogado básico a sua cara e crie um recheio com personalidade.
Nos vemos na próxima semana.
Boa a dica!!
Eu faço um strogonoff de palmito com frango que depois de um dia vira um belo recheio de torta!
Reciclagem culinária é o que há…
" 1 dente de alho inteiro sem casa" O Tio Flávio… ele era Punk também e foi expulso de casa?? .-. arruma aí tio o/
Tá bom… será que eu fui o único a pensar bobagem quando leu o titulo "Frango versátil"? :S
Aqui é o Fábio do OmegaCast e com certeza vou fazer meu próximo empadão com esse recheio. Meus amigos agradecem! ^^
Qualquer dia eu te passo a minha receita de empadão recheado com filé em cubos, queijo Grana e ameixas brancas.
Abração, Flavito.
Hoje vou fazer esse frango, ja é a segunda vez, mas dou umas adaptadas ao meu paladar..
farei um pastel de forne recheado com fgo com catupiry!!
vlw a dica.. mto boa!!
como se faz um frango desfiado estou fazendo uma lasanha
eu fiquei com uma dúvida: é na panela de pressão ou na panela comum??
abçs
foi a receita mais simples que eu achei pra fazer.
vou fazer sábado e depois posto o resultado .
obrigada :DD
adorei a receita, ficou perfeito, nem parece que fui eu que fiz.. haha.
Show Man… os leigos agradecem, vlw. Abraço.
Papo de gordo salvando desde de 2010!
Gostei muito da receita e vou fazer