Um sanduíche de ricota para o lanchinho da tarde

Flavio F. Soares
@FlavioFSoares

Publicado em 11 de março de 2010

Pra Cozinha!, por Flavio F. Soares

Vamos que vamos, na correria de sempre, porque esse mundo de hoje não nos dá tempo pra absolutamente nada.

E, em virtude desta “falta de tempo crônica”  à qual todos nós estamos sujeitos diariamente, fica muito difícil fazer um lanche no meio da tarde com qualidade e baixo índice calórico. Ou melhor: ficava.

A receita de hoje é constrangedora de tão simples e pode ser ensinada até a um mico-leão dourado e tranformada, inclusive, em uma forma de proteger a pobre espécie em extinção (você não teria coragem de se livrar da mão pequena e peluda que faz seu lanche todos os dias).

E – novidade – como o site foi reformulado não precisamos mais clicar em lugar nenhum para  ver a receita e eu não preciso mais procurar frases engraçadalhas para acompanhar aquele maldito “clique aqui”.

Então, chega de enrolação! Vá direto pra receita e corra pro supermercado que ainda dá tempo de levar esse lanche antes de ir pro trabalho!

Sanduíche prático de ricota (2 porções)

Ingredientes: 4 fatias de pão integral light, 1 xícara de chá de ricota amassada, 1 cenoura pequena ralada, tomate-cereja, folhas de rúcula e 2 colheres de sopa de maionese light.

Preparo: Em uma frigideira antiaderente, doure as fatias de pão e reserve. Misture a ricota à maionese até obter uma pasta homogênea (se quiser reforçar a acidez do sabor, acrescente uma colher de chá de mostarda); parta os tomates-cereja ao meio (no sentido do comprimento) e rasgue as folhas de rúcula com as mãos.

Em uma fatia de pão, espalhe metade da mistura de ricota e, sobre ela monte as folhas de rúcula, a cenoura ralada e os tomates-cereja fatiados. Cubra com a outra faia de pão.

Repita a operação para montar o segundo lanche. Depois disso, embrulhe em plástico-filme e vá trabalhar feliz da vida sabendo que o lanchinho da tarde está garantido.

Dicas de velocidade: Se o seu tempo está tão curto que não dá para fazer o lanche com essa “complexidade” toda, temos a versão fast-food: misture a ricota com a maionese, espalhe sobre uma fatia de pão (sem dourar na frigideira), cubra com o tomate-cereja e termine fechando com a outra fatia de pão (você consegue fazer tudo isso em menos de 5 minutos).

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

3 respostas para “Um sanduíche de ricota para o lanchinho da tarde”

  1. Nilda disse:

    Ultimamente eu ando usando o creme de ricota, que é mais prático, pois dispensa a parte de passar pela peneira e homogenizar com a maionese.

  2. olha.. com o calor do RJ eu vou dispensar a maionese xD

    mas colocar um azeite no lugar vai deixar muito mais calórico?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *