Mussum: Gordo, negro, bêbado e imortal

Gordo Convidado
@papodegordo

Publicado em 12 de março de 2010

Gordo Convidado

Em primeiro lugar, gostaria de dizer que é um enorme prazer escrever para um site de tamanho peso na internet. Gostaria de salientar que eu até tive que pedir um plano de internet maior, pois, com o que eu tinha, não conseguiria “carregar” tamanho conteúdo… :)

Nesse pequeno texto (maior que 140 caracteres) quero falar sobre um dos meus maiores ídolos e o responsável por eu ter conseguido esse espaço e muitos outros: O !

Brincadeira, vou falar do Mussum mesmo.

Não vou fazer um “Momento Cultural”. Simplesmente contarei para vocês o que essa figura representou e ainda representa para mim.

Talvez o fato de ter nascido negro e alcoólatra pobre tenha sido crucial para que eu tenha me tornado fã do Mussum. Pensando bem, acho que foi o fato de ele ser o mais engraçado do grupo mesmo, hehe. Não vou chegar ao ponto de dizer que ele ajudou na formação da pessoa que sou hoje, caso contrário eu provavelmente estaria escrevendo de um centro de reabilitação para alcoólatras… mas posso afirmar com certezis que ele foi muito importante pra mim.

Quando assistia Os Trapalhões, não fazia idéia de que o Mussum era integrante de um grupo musical chamado Os Originais do Samba. Além disso, sempre achei que cachaça era bom (e estava certo!). Talvez por passar a impressão de que não “interpretava”, de que o Antonio Carlos e o Mussum eram a mesma pessoa, o personagem tinha um carisma especial e isso transparecia para o público. Desde criança eu sempre achei mais real chegar num boteco e tentar beber sem pagar do que fazer uma aposta e tentar enganar três amigos para ficar com o dinheiro deles.

Esse foi um dos principais motivos de eu ter escolhido o Mussum pra fazer um perfil fake no Twitter, ao invés de usar outros personagens igualmente engraçados como José Serra, Dilma Roussef e José Roberto Arruda. E o sucesso (ou não) do perfil deve-se não apenas às piadas e aos trocadalhos do carilho que eu faço, mas, sim, à imagem do trapalhão que permanece viva em nosso coração, assim como o calor na garganta depois de uma golada de mé.

O MussumAlive não passa de uma pequena homenagem, assim como foi o #MUSSUMDAY ano passado e espero que seja esse ano também. A prova de que o Mussum é e sempre será lembrado como um humorista Foda Pra Caraleo Incrível, é o fato de não ter ocorrido nenhum #(Insira aqui o nome de um humorista brasileiro)DAY que tivesse feito tanto sucesso quanto o Dia do Mussum.

Gostaria de dizer que sou muito agradecido ao Mussum por ter deixado essa ótima imagem na memória de todos os brasileiros e agradecer também a todos os meus seguidores, que fazem o MussumAlive permanecer online e extremamente feliz de tuitar piadinhas de alto teor alcoólico em 140 caracteres ou menos. Tenho certeza que, se ele estivesse vivo, ficaria muito feliz com essa homenagem (ou não).

Às vezes me pego imaginando o que o Mussum estaria fazendo se estivesse vivo. Será que estaria nos Trapalhões servindo de escada para as piadinhas de extintor do Renato Aragão? Estaria fazendo stand-up comedy? Pole dance? Talvez no Zorra Total?

Não.

Ele estaria no boteco fazendo uma pindureta, tomando um mé e pedindo uma xalxixa!

Um grande abraço a todos e não se esqueçam:

MUSSUM FOREVIS!

MussumAlive, é uma homenagem ao Mussum feita por Leandro Santos, 26 anos, paulistano, técnico mecânico, estudante de Engenharia de Produção e que adora tecnologia, cachaça, a tecnologia da cachaça e a cachaça que é a tecnologia. Começou com a vida de Mussum aos 7 anos de idade, mas só se profissionalizou aos 14. Quer morrer pretis se estiver mentindo em alguma das citações acima.

Nota do editor: Saiba mais sobre o Mussum no podcast Papo de Gordo nº 31, sobre os grandes gordos da TV.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

6 respostas para “Mussum: Gordo, negro, bêbado e imortal”

  1. Ju disse:

    O Mussum conseguiu um ótimo representante no twitter. Geralmente me pego imaginando o Mussum verdadeiro twittando, haha

  2. Rubia disse:

    Faço minhas as palavras da Ju!
    Leandro, valeu por nos fazer viver hoje o Mussum de ontem!
    Ele iria rir contigo, certeza! E beber uma tb.. vê se me chama! haha

  3. Gabi disse:

    Não acho que o Mussum seja um exemplo de vida a ser seguido mas concordo que ele era o melhor dos trapalhões e digno de homenagem pelo seu jeito sagaz de ser!!! Sigo o mussumalive e morro de rir com as piadinhas que foram citadas a cima, Parabéns pro Leandro Santos!

  4. Caio Costa disse:

    Adorei a cutucada no líder dos Trapalhões, Leandro. O Mussum realmente era um dos pilares do grupo.

  5. Flaviane Oliveira disse:

    O Leandro já falou tudo…Agora é MUSSUM FOREVIS! o/
    Because Forevis…xD

  6. Equipe Maik Blog disse:

    Olá amigos,

    Mussum é realmente "forevis" !

    Acessem o link abaixo e comentem um post sobre a música de Mussum :

    http://maik135.uniblog.com.br/434718/mussum-tambe

    Abraços !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *