Publicado em 01 de abril de 2010
A obesidade na China chegou a proporções alarmantes. Com mais de 1,3 bilhão de habitantes, cerca de 40% dos chineses estão acima do peso. Como a densidade média do país é de 136,1 habitantes/km², a existência de tal quantidade de obesos está causando problemas sérios de locomoção nas cidades mais populosas, como Pequim e Xangai. Praticamente não há espaço livre para as pessoas caminharem.
A preocupação com o peso da população é tanta que Deng Shaoqi, coordenador do Ministério de Combate à Obesidade do Governo Chinês, chegou a afirmar para jornalistas estrangeiros que, “num país com tantas bocas para alimentar, quanto menos obesos existirem mais comida haverá para as pessoas normais”.
Uma das iniciativas mais recentes para evitar o aumento da obesidade foi a instituição do “dia sem bicicletas”, no qual todos os habitantes do país deveriam ir a pé para o trabalho como forma de estimular a população a fazer exercícios. Além de não funcionar como se esperava, esse programa ainda aumentou o número de internações hospitalares de pessoas com insuficiência respiratória e cardíaca, especialmente entre os que trabalhavam a mais de 50km de casa.
Contudo, projetos muito mais polêmicos podem estar sendo realizados. Ambientalistas acusam o governo chinês de mandar executar obesos mórbidos (ou de “grau 3”) para melhorar as estatísticas do país. A família do obeso ainda teria que pagar o valor das cinco balas utilizadas, em média, para a execução. Há suspeitas de que cerca de duzentos obesos mórbidos sejam executados diariamente. Ainda não se sabe o que seria feito com os corpos.
Questionado sobre a posição dos Estados Unidos em relação às denúncias, o presidente Barack Obama disse que não pode falar sobre o assunto porque as acusações não foram comprovadas. “Minha única preocupação em relação à China é que eles reduziram em 95% a importação de carne bovina norte-americana”, afirmou Obama.
—–
Fontes:
Chineses gordos estão com os dias contados
Only pandas are allowed to be fat in China
PS: Primeiro de abril… claro!
ahn, 1º de abril
1º de Abril!!! hauahauhauhauha
O que comentar de uma coisa dessas? 1º de abriiiiillllllll
Caraca Tio Lúcio… a manchete "Only Pandas are allowed to be fat in China" das fontes me fez rir demais aqui! Sensacional!
Parabéns!
Mas bah, chê!
Esse assunto de execução de obesos mórbidos na China é de … matar! Estamos na época de ouro das operações bariátricas! Tanta sabedoria para umas coisas…. e para outras ….
Attention gordinhos, nô ir na China,no!
Meu pai Celestial.Ninguém merece!
[…] “Notícia” de 1º de abril originalmente publicada em (logicamente) 1º de abril de 2010 no Papo de Gordo. […]