Tratamento da obesidade

Vinicius Tapioca
@DrTapioca

Publicado em 15 de abril de 2010

Seu Dotô!

Falamos muito sobre medicações contra obesidade essa semana, tanto que gerou até um episódio do podcast (que vai ao ar daqui a pouco, às 21h). Para fechar o assunto, gostaria de fazer alguns esclarecimentos.

Em primeiro lugar, é bom lembrar que nem todo mundo precisa usar medicações moderadoras do apetite para emagrecer. Algumas pessoas que só querem tirar gordura localizada podem fazer uso apenas de dieta e exercícios e, às vezes, de alimentos ou suplementos termogênicos, que aumentam o metabolismo “queimando” mais rapidamente a gordura. Esses suplementos são mais utilizados por nutricionistas associados à reeducação alimentar.

Cada grupo de medicamento é indicado para cada tipo de pessoa e sua forma de obesidade. A grosso modo, poderíamos dizer que os compulsivos alimentares se beneficiariam com inibidores e moderadores de apetite; para os que já fazem uma dieta regular, querendo diminuir a absorção das gorduras ocultas (aquelas presentes nos alimentos mas que a gente não vê), recomenda-se o orlistate; no caso dos pacientes obesos mórbidos (IMC ≥ 40 kg/m² ou ≥ 35 kg/m² com com morbidades associadas à obesidade), geralmente o tratamento é cirúrgico para evitar os riscos de complicações, principalmente cardiovasculares.

É necessário lembrar que a obesidade geralmente é consequência de fatores genéticos, psicossociais e/ou endócrinos (hipotireoidismo, por exemplo), sendo necessário tratar a causa para não cair no chamado “efeito sanfona”. Por isso se fala tanto em acompanhamento multidisciplinar, que consiste em tratamento médico, reeducação alimentar indicada por nutricionista, terapia com psicólogo e treinamento físico supervisionado por educador físico.

Sempre tenha em mente que cada caso é um caso. O que é bom pro seu vizinho pode ser ineficaz pra você. Se quiser perder peso procure um profissional especializado no assunto e siga corretamente as orientações para emagrecer com saúde e manter o peso ideal, pois obesidade é, em geral, uma doença crônica e seu tratamento deve ser de longo prazo.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

5 respostas para “Tratamento da obesidade”

  1. marina pereira zaide disse:

    bom dia, sou terapeuta ocupacional e estou trabalhando com um grupo de pessoas obesas que estao na fila de espera para a cirurgia bariatrica e tb outro grupo q ja passou pela cirurgia, estamos fazendo um levantamento das maiores dificuldades cotidianas que essa parcela da população sofre. gostaria de saber se vc conhece algum protocolo avaliativo da area e tambem aproveito para parabeniza-lo pela criacao do site q esta ajudando a muitas pessoa do grupo com suas dicas e experiencias vividas, um grande abraço.

  2. Dr. Tapioca disse:

    Marina, em primeiro lugar agradeço pelo elogio ao site que foi criado pelo Dudu Sales que me convidou para participar como colaborador.

    Eu realmente não conheço nenhum protocolo avaliativo sobre esse assunto, mas talvez consiga alguma coisa no site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia [http://www.endocrino.org.br/] eles geralmente são prestativos e atendem as solicitações que lhes são feitas.

  3. Regina disse:

    Ola Pessoal Boa Tarde,

    Eu Tomo Sibutramina a exatos 60 dias, nada me servia, estava 21 quilos

    mais gorda e graças a este milagroso remédio, claro acompanhado de um pouco de disciplina da minha parte tais como: exercicios/ e boa alimentação eu já eliminiei neste período, 60 dias, 5 kilos, estou radiante, recomendo.. não notei até agora nenhum efeito colateral, tenho me sentido otima.

    Beijos a Todos.

    Regina

  4. Regina disse:

    Ola Pessoal Boa Tarde,

    Eu Tomo Sibutramina a exatos 60 dias, nada me servia, estava 21 quilos

    mais gorda e graças a este milagroso remédio, claro acompanhado de um pouco de disciplina da minha parte tais como: exercicios/ e boa alimentação eu já eliminiei neste período, 60 dias, 5 kilos, estou radiante, recomendo.. não notei até agora nenhum efeito colateral, tenho me sentido otima.

    Beijos a Todos.

    Regina

  5. Realmente a cirurgia bariátrica é um tratamento que as vezes se faz necessidade em alguns indivíduos.

    Eu sou um deles *rs e estou contando minha experiência no meu blog
    http://cirurgiabariatrica.co.cc/

    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *