Publicado em 22 de abril de 2010
Conforme o prometido na coluna da semana passada (clique aqui), hoje faremos uma receita bem simples de kafta no espeto.
Para quem não conhece este prato tão típico do oriente médio (feito originalmente com carne de cordeiro) podemos dizer, a grosso modo, que se trata da resposta árabe para a velha piada do “vou fazer um churrasco de carne moída lá em casa, tá afim de ir?” muito popular entre os brasileiros churrasqueiros de final de semana mas que no fundo, no fundo, não tem a menor graça uma vez que é sim perfeitamente possível se fazer “churrasco” com carne moída se considerarmos que churrasco é toda carne grelhada na churrasqueira, com carvão.
Os americanos também entraram na onda e popularizaram o “churrasco de carne moída” com seus típicos barbecues suburbanos onde o hambúrguer alto é grelhado ao lado de salsichas e linguiças. Porém, dou mais mérito aos árabes porque, afinal de contas, eles tiveram a manha de colocar a carne moída no espeto!
Então, agora que você fez aquele arroz com damasco caprichado, vamos incrementar a apresentação e tirar uma onda de “expert” em culinária árabe impressionando seus tios com deliciosos kaftas (ou a popular carne moída no espeto).
Kafta (10 porções)
Ingredientes: 500 gr de patinho moído (se quiser uma carne com um pouco mais de gordura, use fraldinha ou peça para o açougueiro acrescentar um pouco de gordura de picanha na hora de moer o patinho ou faça você mesmo essa mistura moendo a carne em casa com o auxílio de um processador), 1 cebola média ralada, 1 dente de alho amassado, folhas e hortelã moídas, sal, pimenta síria e salsinha picada à gosto (vá temperando e provando a carne ainda crua para evitar qualquer exagero nos condimentos).
Modo de fazer: Tempere a carne moída com todos os ingredientes e deixe tomar gosto por 15 minutos.
Para montar os espetos, use sempre os palitos de madeira (não dará certo se você tentar usar espetos de metal). Pegue porções de carne e vá moldando o kafta ao redor do espeto. Em seguida asse na churrasqueira (ou na chapa bem quente ou no seu grill doméstico).
O kafta também pode ser usado como um tira-gosto ou como uma entrada, para isso basta serví-lo acompanhado de rodelas de limão.
—-
ATUALIZADO
Apesar desse texto ser antigo, ainda hoje ele recebe muitas visitas de pessoas querendo aprender como fazer kafta. Se você é uma delas, volte aqui depois e nos diga se gostou da nossa receita de kafta.
Por acaso você costuma fazer esse prato de maneira diferente? Então conte pra gente qual a sua forma preferida de fazer kafta.
Puts… literalmente eu posso dizer que esse post é um puta papo de gordo… hehehe
Acabei de almoçar, já tava sem fome e vejo esse post. Vou sugerir num próximo churrasco da vida.
Beleza olha lá meu vou fazer este trósso mas se não der certo, vou te chamar para ajudar a comer esta gororoba rsrsrsr. Brigaduuuuuu
Caramba, adoro fazer (e comer) Kafta… outro dia fiz e coloquei mussarela no meio, uma pequena fatia enrolada no palito. Deu trabalho mas foi o maior sucesso.
Deu vontade de fazer mais este final de semana
Olá pessoal, gostei da receita mas tenho uma forma mais facil de fazer, o procedimento é o mesmo mas ao invez de moldar a carne no palito é so usar aquelas embalagens de fazer geladinho em casa para as crianças, enchelos de carne e logo em seguida colocar o palito, levar para o congelador por algum tempo e depois cortar os saquinhos com uma gilete, espero ter ujudado no processo, abraço.
Eu ia perguntar sobre o saquinho mesmo, me ajudou muito…..Valeu!!!
Ou voce come com saquinho o chupa o saco
Ótima idéia, esta do saquinho.
Quer ver ficar bom tempere com creme de cebola.
Também se pode ensacar a massa numa tripa, da mesma maneira que se faz linguinças. Sem fazer dobras, é claro. Depois de resfriadas um pouco, basta cortar em pedaços e enfiar no palito e gelar mais. Na hora de assar, corte a tripa com uma faca bem afiada para que a carne não saia pelos lados e fique no palito. Acho que também dá certo numa forma de crepe. Basta untar, colocar o palito e prensar. Depois é só resfriar ou congelar.
Olá pessoal…uma boa dica para melhorar o sabor e a consistência de sua Kafta, adicione 50 gr de sopa creme de cebola….fica bem consistente e o sabor maravilhoso…pode ser também modelado como hamburger ou almondegas….bom apetite
Boa! Vou receber amigos para um churrasco esta semana e pretendia fazer kafta também. Esta receita é simple e tradicional, gostei.
fiz com hamburguer. Descongelei. Temperei.e fikou bom…vou fazer o tradicional agora.
colocando creme de cebola ñ da certo?
Achei genial esta receita, fiz uma rodada, antes de servir o churrsco, a turma achou show de bola.
uma bç
Luiz Carlos Bazotti
Chapecó – sc
adóro lidar com panelas ,de preferencia,de ferro,e fogão a lenha,brincar de cafteiro,e deichar meus vizinhos, con o naris empé.quem quer fazer parte dessa ideia/?
vou fazer pela primeira fez valeu pelas dicas conteudo muito bom sao gonçalo rio de janeiro .
Faço caftas acrescento bacon defumado e calobresa cortado bem fininhos,ou passo no multiprocessador ficam uma delicia, faz sucesso na casa de praia, conseguir a “maquina “para modelar, antes confeccionei em casa com cano pvc.mais a ideia do saquinho vou testar.
FACO KAFTAS PARA RESTAURANTES E COM CARNE DE PORCO .ESTOU ARREBENTANDO NAS VENDAS AS PESSOAS ADORAM.SOU DECENDENTE DE ARABES E CONHECO BEM AS ESPECIARIAS.
A muitos anos como kafta,em Goiania é muito comum,
mas a 9 anos vivo em Lisboa e,estou morrendo de vontade de comer,tb fazer para vender,pois sempre entroduzo pratos nosso(quase),onde trabalho.Estou agradecida por encontrar essa receita.Obrigada
voce pode usar espeto de metal desde que apos modelar a carne enrole um pedaco de papel aluminio ate a carne assar um pouco ai e so tirar pra pegar mais cor
Fiz várias vezes, todo mundo adora. Eu acrescento também bacon, uma calabresa e um paio. Garanto pra voces que nem cachorro come.
Dica pegue uma garrafa Pet 600ml corte o fundo encha com a carne depois insira o palito na boca da Pet e empurre a carne da garrafa com uma lata muito rápido e prático
E qual tipo de saquinho vc usa para envolver a kafta
Quero saber porque a kafta sai do palito assando na churrasqueira
A primeira vez que procurei a receita essa ainda apareceu no topo a uns meses atrás. Amei a receita e voltei aqui pra relembrar.
[…] há duas semanas, complementada na última quinta-feira pela receita muito descomplicada do kafta que, aliás, será a base do nosso […]
Posso faser na quinta congelar para assar no sábado?
Kafta com bacon deve ser uma adaptaçao brasileira, pois, normalmente, povos do oriente medio nao comem bacon. EU Ja comi a verdaeira kafta Turca (chamada Köfte) e eh otima (mas sem bacon e com muito tempero)
quero abrir um quiosque onde servirei kaftas, gostaria de saber se as mesmas podem ser congeladas. Tenho em mente vender pronta para consumo e congeladas para poderem fazer em casa.