Publicado em 13 de maio de 2010
Quando pensamos nos chineses, normalmente pensamos em pessoas magras. É um estereótipo relativamente comum. Só que isso está deixando de ser uma realidade: Uma pesquisa do governo chinês descobriu que há 60 milhões de obesos na China. Não é tanta gente se considerarmos que são mais de 1 bilhão de habitantes, mas ainda assim é um número preocupante.
Uma das possíveis razões para esse aumento de obesidade entre os chineses, especialmente nas áreas urbanas, pode ser a ocidentalização dos hábitos alimentares. McDonald’s, Burger King e Starbucks se espalham pelas principais cidades chinesas.
Até o “americaníssimo” KFC, com aquele coronel barbudinho, possui mais de 2 mil restaurantes na China. E, para agradar ao paladar dos chineses, que gostam de comida picante, o cardápio das redes de fast food criam pratos específicos e promoções especiais, num rasgo de capitalismo no meio do maior país comunista.
A quantidade de lanchonetes é tão grande e a demanda é tão absurda que há até “pirataria”, como a rede Xingbake, processada pela Starcuks por usar seu logotipo em quase 40 lojas.
—–
Fonte:
Explosão de consumo gera obesidade entre chineses
Deixe uma resposta