Publicado em 21 de maio de 2010
Sete em cada dez mexicanos têm problemas de sobrepeso. Por causa disso, vários projetos são desenvolvidos no país para combate à obesidade (especialmente a infantil), como a proibição da venda de comida gordurosa nas escolas e a inclusão da disciplina Nutrição a partir do próximo ciclo letivo (2010/2011).
Porém, a preocupação não está apenas em criar projetos e campanhas para estimular uma melhor alimentação e a conscientização das pessoas. Os estados de Puebla e Hidalgo, por exemplo, criaram leis estaduais voltadas a impedir a discriminação contra os obesos.
O Congresso de Puebla ainda busca ampliar para nível nacional a discussão sobre o preconceito contra os obesos, para que os Congressos dos demais estados mexicanos também criem legislações sobre o assunto. Além disso, entre as propostas apresentadas pelas comissões permanentes de Educação e Saúde Pública, está a inclusão da bulimia e da anorexia como foco de atenção, não se limitando mais à percepção de que apenas a obesidade é um problema alimentar a ser combatido.
Essas iniciativas mexicanas poderiam servir de exemplo para o Brasil.
—–
Fonte:
Hay que combatir la obesidad, no discriminar a las personas
Deixe uma resposta