Publicado em 25 de maio de 2010
Diante de uma mesa cheia de opções variadas de alimentos, todo mundo acaba tendo alguma dificuldade em escolher se vai primeiro atacar a macarronada ou experimentar o carré (ou misturar tudo no prato). Esse tipo de decisão não é tão simples assim e envolve genes e cérebro de uma forma que só agora começa a ser descoberta.
Os pesquisadores Carlos Ribeiro e Barry J. Dickson conseguiram identificar pela primeira vez os genes e circuitos cerebrais envolvidos no processo de escolha de alimentos. O estudo, publicado na revista científica Current Biology, foi baseado na observação de moscas do vinagre durante várias semanas, nas quais percebeu-se que elas optam por diferentes fontes de comida de acordo com necessidades nutricionais, sexo e até “virgindade”.
As moscas fêmeas que já acasalaram, por exemplo, mudam de dieta mais rapidamente que os machos e as fêmeas ainda “virgens”. Quando havia alimentos de todos os tipos, normalmente elas optavam pelos açúcares e leveduras em detrimento das proteínas, mas passavam a selecionar proteínas de forma prioritária quando ficavam algum tempo privadas de alimentos desse tipo.
A intenção dos pesquisadores é ampliar esse tipo de percepção para os humanos, o que poderá ajudar, futuramente, a encontrar solução para distúrbios alimentares.
—–
Fonte:
Português descobre genes responsáveis pela escolha de alimentos
Deixe uma resposta