Publicado em 10 de junho de 2010
Como já dissemos na coluna anterior, o período da Copa do Mundo é uma ocasião ótima para receber os amigos em casa, bancar o sabe-tudo de futebol, ofender o técnico da Seleção em exercício (e, por tabela, toda a sua linhagem) e comentar as caneladas do Galvão Bueno durante a transmissão dos jogos.
Uma coisa que é muito legal de fazer nesse tipo de ocasião é uma reunião do tipo “faça você mesmo” ou, trocando em miúdos, preparar uma mesa incrementada com vários ingredientes, dois ou três tipos de patês (receitas no final do post), alguns frios, alguns legumes e folhas (alface, tomate, cenoura, milho), para agradar aqueles que preferem lanches com esses igredientes de base, e um ou dois tipos de fruta seca para aqueles que, como eu, gostam da mistura de doce e salgado (uva passa e damasco caem muito bem nesse tipo de reunião). Um ou dois pacotes de pão folha, dependendo do apetite e do número de convidados, deve bastar.
O grande lance é deixar a mesa montada na sala onde está a TV para as pessoas irem se servindo enquanto rola o jogo e, principalmente, no intervalo (momento em que, tradicionalmente, são formadas filas na porta do banheiro e na porta da geladeira). Os ingredientes estão lá à disposição e cada um monta o lanche como achar melhor.
O seu maior trabalho será preparar os patês (muito melhor e mais saboroso do que comprar pronto no mercado ou na padaria) e cortar as folhas e legumes.
Pra me fazer mais claro, a mesa básica para esse tipo de reunião e lanche seria montada assim:
Patês: Presunto, Light e de Azeitonas Pretas;
Verduras, legumes e conservas: Alface crespa cortada em fatias finas, cenoura ralada, tomate fatiado e uma lata de milho em conserva;
Frios (queijos): Mussarela, Prato, Branco (cortado em fatias de, no máximo, 0,5cm de largura);
Frios (embutidos): Peito de Peru, Salame (ou Pastrami), Presunto (sem capa de gordura) e, opcional, Mortadela de Frango fatiada (a Aurora possui uma com pouco índice de gordura e com um sabor ótimo);
Frutas secas: Uva Passa (não importa se da branca, se da escura ou se ambas, misturadas) e Damasco (se quiser, você também pode optar por cortar em cubos bem pequenos uma ou duas fatias de abacaxi fresco, mas eu ficaria apenas nas frutas secas pois nem todo mundo aprecia esse tipo de mescla de sabores)
Pães: Um ou dois pacotes de pão folha (para a montagem dos wraps) e um ou dois pacotes de torrada do tipo canapé (à venda nos supermercados). As quantidades dependerão muito do número de pessoas que irão acompanhar os jogos na sua casa. Use o bom senso na hora de preparar e comprar os ítens para a sua festa/reunião (e lembre-se que esta é apenas uma sugestão de mesa, devendo ser adaptada ao gosto do anfitrião e dos convidados).
Na hora de montar os wraps, não tem truque: diga aos convidados que é só espalhar o patê de sua preferência no pão, colocar os ingredientes que mais lhe agradam, enrolar como um tubo, cortar ao meio pela largura e aproveitar todo o show que é a Copa do Mundo com o estômago bem forrado.
Os patês podem ser todos preparados na véspera e conservados na geladeira até o momento de servir. As verduras também podem ser lavadas na véspera e cortadas pouco antes de montar a mesa (se estiver calor, lembre-se de colocá-las em vasilhas dentro de bandejas forradas com gelo para manter os alimentos frescos).
Para evitar um acúmulo de louça suja, use pratos descartáveis (tem vários no mercado que fazem bonito em qualquer mesa). Lembre-se: embora pareça uma mesa chique e cheia de rapapés, essa maneira de servir é extremanente simples e informal.
E agora, chega de enrolação e vamos às receitas dos patês!
Patê de Azeitonas Pretas
Ingredientes: 200g de azeitonas pretas sem caroço, 10 colheres de sopa de maionese (use a maionese light se quiser economizar um pouco na gordura e nas calorias), 1 dente de alho e orégano a gosto.
Preparo: Esmague (ou passe no processador manual) as azeitonas com o alho e misture em uma vasilha com a maionese e o orégano.
Patê Light
Ingredientes: 100g de ricota, 100g de maionese light, 1 tomate e 1/2 xícara de chá de salsinha.
Preparo: Pique a ricota e, em seguida, bata todos os ingredientes no liquidificador até que fique homogêneo
Patê de Presunto
Ingredientes: 100g de presunto magro picado, 5 colheres de sopa de maionese (uma vez que a maionese light será necessária no patê ligh, use-a em todos e poupe algumas calorias e gorduras), 1/2 pote de requeijão cremoso (de novo: prefira a versão light), sal e orégano à gosto.
Preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea.
Lembre-se de limpar bem o copo do liquidificador entre o preparo de cada tipo de patê para que o gosto não passe de uma mistura para outra.
Nos vemos na próxima semana com mais uma receita simples pra reunir os amigos durante a Copa do Mundo.
Pra cima deles, Camarões!
As vezes nos preocupamos tanto em fazer pratos grandes, para alimentar diversas pessoas (vide pizza, pernil, feijoada), que esquecemos que elas podem comer várias pequenas coisas..
Patê é simples, uma delícia, e engana a fome de qualquer um.
A dica é para o jogo de domingo fugirmos um pouco do regime e mandarmos uma bela costela de porco com alho e cebola…
E claro, torcer pelo Brasil!
Abraços
Nossa amei suas receitas….
vou preparar todos esses pates…