Publicado em 25 de junho de 2010
Uma notícia publicada no G1 causou o maior rebuliço hoje na comunidade gorda (e magra também!). @robertocamarajr e @barbsm, por exemplo, nos enviaram via Twitter o link para a matéria que fala sobre uma prótese semelhante a uma camisinha, que está sendo instalada no intestino das pessoas sem a necessidade de cirurgia.
Para quê? Explico: o procedimento serve para que os pacientes com obesidade emagreçam.
Testado pelo Hospital das Clínicas da USP em 78 pessoas, o equipamento tem 62 cm de comprimento e impede parte da absorção dos alimentos depois de passarem pelo estômago. A experiência foi realizada com esses pacientes porque eles tinham obesidade mórbida (IMC maior que 40) ou obesidade grave (IMC entre 35 e 39,9), com indicação para serem submetidos à cirurgia bariátrica (redução de estômago), mas não podiam fazê-la por causa dos riscos trazidos pela diabetes ou hipertensão.
Em entrevista a Iberê Thenório, que assina a matéria do portal de notícias, o médico Eduardo Guimarães Hourneaux de Moura, diretor do serviço de endoscopia gastrointestinal do hospital, conta que houve “uma média de perda de 30% do excesso de peso nos pacientes”. Além disso, cerca de 90% das pessoas que tinham diabetes tipo 2 conseguiram controlar a doença, uma vez que a prótese estimula a produção de insulina e diminuiu a resistência do corpo a essa substância.
Mesmo assim, Eduardo de Moura adverte que a colocação da prótese não substitui a cirurgia bariátrica. De acordo com ele, pode ser uma boa alternativa para pacientes que são obesos e não chegam a ter gravidade suficiente para exigir a retirada de parte do estômago.
Entenda como funciona
Primeiro vamos aprender como se chama o equipamento: manga endoscópica.
Agora, tenha em mente que a coisa não é assim tão simples. Primeiro porque, para colocá-lo, é necessário anestesia geral. A boa notícia é que o aparelho entra pela boca, com a ajuda de cabos e câmeras. Isso quer dizer que nenhum corte é feito, o que acelera a recuperação.
Veja as ilustrações ao lado e abaixo:
Mas não vá se animando muito pois a manga endoscópica, apesar da grande procura, pode demorar a chegar aos hospitais. A empresa que a produz ainda não tem como fabricá-la de forma comercial. Além disso, só é possível ficar com o equipamento no organismo por, no máximo, um ano. Ainda são necessárias mais pesquisas para saber se o dispositivo pode causar prejuízos à saúde se ficar no intestino por mais tempo.
E tem mais: depois da remoção do aparelho – também realizada pela boca e sem cirurgia -, o corpo volta a absorver os alimentos normalmente, exigindo disciplina dos pacientes para manter o peso. Sacou?
*UPDATE – 27/06/2010
O Fantástico exibido hoje fez uma matéria sobre a manga endoscópica – também conhecida como preservativo intestinal.
Interessante que, na reportagem, também falam sobre um assunto que já abordamos aqui no Papo de Gordo. No post, falamos sobre a descoberta de que no intestino de obesos um tipo de bactéria é dominante. Nos magros, esse mesmo microoganismo aparece em número menor. Dieta e genética seriam as responsáveis por essa diferença.
——————-
Fonte:
USP testa ‘preservativo intestinal’ para tratar casos graves de obesidade
Nossa, tenho um certo medo de fazer isso, mas sei lá neah. HAHAHAHAAH MEDO, muito MEDO.
Muito interessante Maira. É uma boa saída mesmo pra os gordinhos que não pode recorrer a cirurgia
Cara, quando li o título pensei bobeira…
Esta "camisinha" seria uma ótima ajuda a "gordinhos" como eu que tentam fazer uma reeducação alimentar e se animar com atividades físicas mas não conseguem levar este sacrificio (que venhamos e convenhamos é excruciante) adiante pois o resultado é difícil de aparecer. Com esta tal manga endoscópica penso que a perda de peso seria mais visivel e com isso muito mais estimulante para se continuar na luta contra os quilos que tendem a não desaparecer. E quem sabe ter até um resultado tão grande quanto uma redução de estomago e com menos riscos. Eu particularmente morro de pavor de cirurgia, principalmente a bariatrica, mas este procedimento (depois de muito teste, não em mim) eu até toparia fazer sem medo.
Humm.. este procedimento é muito parecido com outro, de um médico do centro-oeste, que vi há alguns anos na capa da Veja…
E o principal objetivo principal era melhorar a vida dos diabéticos.
Eu sou diabética, tipo 2, e não estou conseguindo emagrecer, por conta de um problema que com o tempo afeta uma grande parte dos diabéticos: depressão e desânimo generalizado.
Só pra constar: eu fazia rafting, rappel, trilha, e há 5 anos eu escalei o Pico das Agulhas Negras. Hoje em dia não consigo nem sair pra fazer uma caminhada.
Talvez esta "camisinha" possa ajudar quem tem problemas pra começar a perder peso e se reeducar, diabéticos e hipertensos que, como eu, perderam a vontade de lutar contra a doença.
[…] camisinha diferente […]
quando vai liberar para fazer esse procedimento? eu quero fazer !
Minha amiga que é obesa mórbida me mandou uma matéria sobre isso, como ela não sai de casa a 7 anos (só em urgências, eu pesquiso mais coisas e ntro em contato com ela, e eu entrei em uns sites para saber um pouco mais. Estava super animada a princípio, mas o comentário de Dr.Eduardo Moura jogou água fria na inspectativa de uma possivel solução.
TENHO 86KG. 158MC 33 ANOS NÃO ME SINTO NADA BEM !GOSTARIA DE SABER SE TEM UMA DIETA PRA MIM
E ESSE NOVO METODO ME PARECE BEM INTERESSANTE, MAS SERVE TAMBÉM PRO MEU PESO
É isso mesmo, depois de uma vida “agitada”, no bom sentido, nem pra uma caminhadinha a gente se anima. Essa parada precisa chegar com urgencia no mercado.
“…no intestino de obesos um tipo de bactéria é dominante.”
E se existisse um remédio que matasse esta bactéria? Seria uma solução sem cirurgias e nem endoscopia.