Medidas do pescoço e da cintura podem indicar excesso de gordura

Brunno Elias
@brunnoelias

Publicado em 20 de julho de 2010

Você já leu aqui no Papo de Gordo que o Índice de Massa Corporal, o popular IMC, vem sendo contestado em seu posto como melhor medida para aferição da obesidade. Pois um estudo publicado na revista Pediatrics colocou mais concorrentes nessa disputa ao comprovar que a medida do pescoço é a mais indicada forma para se identificar o excesso de gordura corporal.

A pesquisa avaliou mil crianças e jovens quanto ao peso corporal, altura, circunferência de cintura e pescoço, além da pressão arterial.

Isso porque a gordura visceral tem se mostrado como responsável por muitos efeitos negativos à saúde. A alta deposição dela junto a órgão internos facilita que ocorra a resistência à insulina (levando ao Diabetes), hipertensão arterial e à própria obesidade.

Já a circunferência de pescoço também se relacionou com a hipertensão arterial e à apnéia (pausas na respiração durante o sono), apontando a necessidade de tratamentos médicos.

Porém, é importante lembrar que a circunferência de pescoço deve levar em conta alguns fatores. Isso porque o acúmulo de gordura pode ser central (andróide) ou periférico (ginóide).

Nos homens, normalmente, a gordura é depositada na região central do tronco, o que pe denominado andróide. Assim, o corpo fica com aparência de uma maçã. Nesses casos, a medida do pescoço é eficaz.

Já se a deposição de gordura é do tipo ginóide, o que ocorre normalmente nas mulheres (do tipo pêra), a medida do pescoço pode ser um indicador não muito confiável no que diz respeito a problemas metabólicos.

Por tudo isso, a atual diretriz tanto para médicos, como para nutricionistas, educadores físicos e outros profissionais da saúde é escolher avaliações adequadas para cada caso e interpretá-las de acordo com cada paciente.

——————————

Fontes:

Perímetro do pescoço é mais preciso que IMC para detectar obesidade, diz pesquisa.

Obesidade.

Largue a calculadora e pegue a fita métrica.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

5 respostas para “Medidas do pescoço e da cintura podem indicar excesso de gordura”

  1. @jojonerd disse:

    Muito interessante o texto mas faltou as medidas de cintura que são saudáveis, tendo que procurar nas fontes.

  2. Daniele Falcã disse:

    E nao é que é mesmo? eu me lembro demais minha mãe nao tinha paciencia de catar roupa pra mim como fazia a mae de Dudu (tem roupa pra bicho? calça pra elefante? risos) dae ela saia nas lojas enroscando as calças no meu pescoço e eu nao entendia nada, mas minha mãe jah antecipava a conclusão desse estudo… mãe tbm é cultura! ah! mas a culpa eh sempre delas!!!

  3. Lucas Lauer disse:

    Realmente um ótimo artigo!
    Existe uma calculadora online que mede a porcentagem de gordura corporal apenas medindo o pescoço e a cintura (quadril para as mulheres também).
    Não tenho o link dela porém, caso queiram outras dicas de como emagrecer acessem: ortomolecular para emagrecer
    Obrigado.

  4. Alexia disse:

    eu tenho 14 anos,e meu pescoço mede 30 cm

  5. vinicius disse:

    Alexia, vc é anorexica! kkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *