Publicado em 22 de julho de 2010
Cinco mil homens, com idades que variavam dos 20 aos 80 anos, foram recrutados pela equipe dinamarquesa do Hospital Universitário de Copenhague. Detalhe: dois mil deles eram obesos. Qual o objetivo dessa “convocação”? Os pesquisadores do Instituto de Medicina Preventiva da instituição pretendiam desenvolver um estudo que, apesar de não considerar as mulheres, comparava pessoas da mesma faixa etária com e sem distúrbios alimentares.
Os resultados foram divulgados no Congresso Internacional sobre Obesidade, em Estocolmo, e acabaram reforçando conclusões trazidas por investigações científicas anteriores: obesos morrem em média, oito anos antes, se comparados a pessoas de idade similar que não tinham problemas com o peso.
O mesmo estudo mostra que, a tendência a engordar começa antes dos 20 anos e, se ela não se mostra até essa idade, a chance de se desenvolver a obesidade é menor.
Também foi revelado pela pesquisa que a cada unidade acima do patamar de 25 pontos do IMC (Índice de Massa Corporal), aumenta-se também o risco de morte prematura.
“Com 70 anos, 70% dos homens do grupo com massa normal e 50% das pessoas obesas da pesquisa estariam vivos e nós estimamos que, a partir da meia-idade, as pessoas acima do peso morreriam oito anos antes na comparação”, explica Esther Zimmermann, médico e coordenador do estudo.
——————-
Fonte:
Obesos morrem oito anos mais cedo em média, diz estudo
Deixe uma resposta