Não é só de musculação que vivem as academias

Brunno Elias
@brunnoelias

Publicado em 10 de agosto de 2010

Para fugir do padrão esteira e musculação, a equipe do Papo de Gordo deu uma vasculhada nas novidades das academias e elegeu cinco tipos de aulas interessantes para o pessoal que não gosta de “puxar ferro“, mas que deseja cuidar do corpinho. Isso porque, como todo mundo sabe, a prática frequente de atividades físicas está intimamente ligada à boa saúde.

Confira nossa seleção, escolha a que mais lhe agrada e depois mande a sua opinião para a gente, recomendando ou não esses exercícios:

Hopping

Já pode ser visto nas cidades um equipamento que parece um par de patins, mas que em vez das rodinhas levam molas. Ele promete proteger as articulações dos membros inferiores, já que transforma o impacto das caminhadas e corridas em saltos.

Trata-se do Kangoo Jumps, de que falamos no ano passado.

As academias usaram músicas e coreografaram os movimentos, tornando o esforço divertido e eficiente para quem busca animação durante a atividade física.

Treinamento funcional suspenso

Também conhecido como flying cords, usa faixas super resistentes que, ao serem penduradas no alto, permitem ao praticante abusar da busca por equilíbrio durante as aulas.

O nome funcional vem do treinamento que busca a ativação de músculos “profundos”, solicitados em situações da vida diária quando ocorre desequilíbrio.

A aula suspensa tem um importante componente de força e serve para quem deseja tonificar os músculos, já que o gasto calórico será menor do que as aulas com característica aeróbia.

Aulas com bola suíça

A bola suíça era empregada em sessões de fisioterapia e nas aulas de pilates e ioga, mas invadiu as academias como um equipamento útil para diversas atividades. Normalmente é empregada em abdominais e exercícios de força, com foco no equilíbrio, já que seu formato não oferece estabilidade para o praticante.

As aulas com a bola suíça contam com movimentos de estabilidade controlados por tempo. O professor irá monitorar todos os alunos para a correta execução das atividades. Se prepare para suar, já que o treino é forte, apesar da aparente tranquilidade.

Spinning aquático

Que tal pedalar na piscina? Mas não vá pensando que será refrescante, já que a água passa a oferecer resistência aos movimentos dos pedais.

Feita com uma bicicleta especial, o spinning aquático emprega os mesmos princípios da aula em sala: resistência cardiorrespiratória e força dos membros inferiores. É ideal para quem busca gasto calórico em uma aula pesada.

Quando realizada por ciclistas de rua, a aula é entendida como forte, mas o professor será capaz de controlar a intensidade de forma individual – apesar da piscina normalmente ter vários alunos.

Bola bosu

Este é outro aparato para desequilibrar o praticante. Trata-se de uma meia bola que servirá de base para abdominais e outros exercícios.

Assim como a aula com bola suíça, terá movimentos pré-determinados e o professor irá constantemente monitorar os alunos para a correta realização dos exercícios.

E então? Curtiu as dicas?

Pois sabia que estas aulas são apenas algumas das novidades nas academias do país. Procure uma que melhor se adeque ao seu estilo e objetivos. Não perca tempo!

Só não se esqueça de conversar com um professor de educação física sobre seu condicionamento e de visitar um médico para verificar se está tudo bem com o corpo antes de entrar na malhação, desta vez sem “puxar ferro”.

————————-

Fonte: Aulas diferenciadas são apostas para atrair quem não gosta de malhação.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

9 respostas para “Não é só de musculação que vivem as academias”

  1. @GustavoPereira disse:

    Até deu vontade de entrar numa academia que têm tudo isso, mas nem conheço uma. :(

  2. Ramon disse:

    nem, ainda nao animei… no meu caso o problema nao é fazer o exercicio, mas o convivio com o ambiente de academia.

  3. Will disse:

    Caramba, tem muita coisa que eu não sabia que existia!
    A da bola suíça eu ja tinha conhecimento, mais outras spinning aquático e o flying cords eu nem imaginava!
    Mesmo assim vou continuar na minha bicicleta, pois nem ferro nem bolas me agradam!
    Obrigado pela dica

    forte abraço!

  4. Luciana disse:

    Imagina o preço da mensalidade dessa academia com tudo isso? $$
    Pois a básica perto da minha casa custa 55,00 $ (como disse básica).
    E tbm nao me sinto a vontade com o ambiente de academia =/

  5. Carla Moura disse:

    Oi gente!
    Muito legal o blog, adorei o conteúdo!
    Queria saber de vocês se alguém já utilizou suplementação alimentar, pois vou começar a tomar o Linolen e queria compartilhar experiências sobre o produto (efeitos, resultados, contra-indicações), enfim. Aí estou buscando essa ajuda em blogs e fóruns =)

    Se puderem me ajudar, agradeço mto!

  6. félix disse:

    Onde posso praticar o Spinning aquatico na cidade de sao Paulo?
    Obrigado
    Félix

  7. Marcia M Dominici disse:

    Onde posso fazer spinning aquático em São Paulo?
    Obrigada

  8. Regiane disse:

    Quero praticar spinning aquático so preciso saber o endereço obrigado por mim informar

  9. Luiziana disse:

    Alguém sabe de uma academia em SP que disponha de atividades aquaticas? Especialmente circuitos, hidrobikes… regiões sul/oeste e centro! bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *