Publicado em 11 de agosto de 2010
Os ingleses já quiseram banir o termo “obesidade” por considerarem muito ofensivo. Só que agora, a ministra da saúde do Reino Unido, Anne Milton, quer que os obesos sejam chamados de “gordos” exatamente porque, segundo ela, esse seria o termo mais ofensivo e, portanto, que mais estimularia a uma mudança de estilo de vida.
Sim, ela quer ofender os gordos. E conta com o apoio dos profissionais da saúde pública. Em entrevista cedida à emissora de rádio e TV britânica BBC, a ministra explicou que, ao se chamar de obesa em frente ao espelho, sente-se menos preocupada em mudar do que quando usa o termo gorda.
A preocupação da ministra tem origem nas altas taxas de obesidade no Reino Unido, que estão entre as mais altas da Europa e vêm subindo nos últimos anos. No entanto, há quem recrimine a posição de Milton. Lindsey Davies, presidente da Faculdade de Saúde Pública do Reino Unido, representa um grupo que defende que o uso do termo “obeso” é bom porque permite falar com o paciente sobre sua condição de saúde sem ofendê-lo.
Não sei ao certo se seria por uma diferença na tradução, mas se um médico virasse pra mim e dissesse “você está obeso”, eu ficaria preocupado. Já se ele dissesse “você está gordo”, talvez eu pensasse em algum palavrão e, dependendo do meu humor, responderia algo como “pelo menos posso emagrecer; e você, que é feio?”. Chamar de gordo parece que tira o profissionalismo.
Para saber o que os médicos pensam sobre essa questão, perguntei ao Dr. Tapioca o que ele pensa sobre o assunto: “Não acho que agir de forma ofensiva e envergonhando as pessoas ajuda a combater a obesidade. Na verdade, pessoas que ficam ansiosas quando chamadas de ‘gordas’ ou envergonhadas pelo fato de serem obesas acabam comendo mais ainda. O que precisa mudar é essa imagem de ‘culpa’. A obesidade é uma doença. Quando o doente tem consciência do seu problema e procura um tratamento eficaz, deve ser respeitado e tratado com dignidade e não envergonhado publicamente”.
—–
Fontes:
Pessoa acima do peso deve ser chamada de gorda, não obesa, diz ministro britânico
NHS should use term fat instead of obese, says minister
Don’t call them obese, they’re fat: UK minister
Na verdade não sei…. nunca tive nenhum tipo de vergonha em ser chamado de nenhum dos dois nomes, mesmo não tendo peso o suficiente para ser chamado de obeso.
Minha esposa, mãe e amigos enchem a boca e me chamam de gordo mesmo.
Gorda nem pensar!!
Concordo com o Tapioca, se me chamar de gorda eu fico a semana inteira comendo sorvete só para curar a depressão!
eu também era assim teve vesses que tomei 4 litros de sorvete em apenas 1 dia e hoje eu não consigo me perdoa por isso sou muito infeliz cheguei até a parar de comer por causa disso e hoje sou incapaz de chegar em alguma mulher não consigo me olhar no espelho não tenho nenhuma foto e corro de tudo que possa me refletir não tenho nenhum amigo sou eu e deus e o que mais dói é pensar que eu já fui magro mas não dei valor e hoje me considero um lixo!
Para mim obesidade sempre foi um degrau acima da gordura. A pessoa estava gorda, com sobrepeso, engordou mais e ficou obeso. Não é?
O pior foi a Luciana Gimenez essa semana no programa dela, falando sobre o tema:
“… você que é mais socadinha, tá feliz com teu corpo?”
Pra mim, é como se ela falasse pra uma mulher negra:
“… você que é mais puxadinha, tá feliz com tua cor?”
Digo isso, porque acho que tudo tem a ver com uma só questão: o mundo é preconceituoso. As pessoas ficam tentando buscar eufemismos e pioram ainda mais uma situação que parece ser desconfortável. Por conta do preconceito, negros ainda são chamados de “escurinhos”, “moreninhos”, “mais puxadinhos”… até que alguém resolveu inventar a palavra “afrodescendente”. Mas gente… vamos combinar que no Brasil a maior parte da população é afrodescendente? Eu, por exemplo, me olho no espelho, lembro que na minha certidão de nascimento está escrito que sou “parda”… mas sei que também sou afrodescendente!
Tudo seria bem mais simples se cada um assumisse sua real estrutura. Eu, que já estive obesa, tenho consciência do meu corpo e sei que magra nunca serei e nem quero ser. Também tenho consciência de que ainda estou muito acima do que seria meu peso ideal… e continuo em busca dele.
Bom, eu já sei quem eu sou e realmente não me ofendo mais com o desconforto e o despreparo das outras pessoas em relação a isso. É importante saber “dar nome aos bois” (se alguém percebeu um certo trocadilho nesta frase, inicialmente ele não foi intencional, ok?). Existe uma grande diferença entre “estar gordo” e “estar obeso” E para ambos os estados existe cura: alimentação balanceada, exercícios e alguns anos de terapia.
Já me chamaram de gordinha, fofinha, etc etc etc… já me disseram que sou uma “mulher grande”, com o quadril largo. e sempre que isso acontece, eu prefiro dizer que eu sei que NÃO SOU gorda e sim, que ESTOU gorda. Isso me dá a possibilidade de SER o que eu quiser, né? A responsabilidade é só minha. Simples assim.
O jeito que voce é chamado depende muito do lugar que está
O medico fala Obeso ou acima do peso
A familia diz que é forte
A namorada/esposa fala q é fofo
Os amigos de gordão
Os inimigos de gordo fdp
Agora eu nao me preocupo da forma q sou chamado, sei q sou gordo, nao gosto, mas n tenho vergonha.
Controlo o peso pra caber dentro das roupas e tenho na ponta da lingua a resposta de quando me chamam do gordo, obeso, forte….
Dependendo da forma que é chamado…Eu gosto de ser chamado de gordinho por minha irmã, mas uma outra pessoa qualquer num deve tá chamando GORDO ou OBESO comigo.
Eu não saio por ai chamando as pessoas de cabeludo, magro, branco, preto.
PRECONCEITO
Concordo com o Ramon, cada lugar é uma situação diferente, e abre precedente para nomes distintos.
Mas em ambientes formais acho que GORDO é ofensivo sim, por outro lado OBESO pode ser interpretado pela pessoa como ofensivo também, ignorarmos e esquecermos a palavra não podemos e nem devemos.
Acho que cada um tem uma opinião de como se sente (ou não) mais confortável em cada contexto.
Definitivamente depende de quem fala, e mais ainda: COMO fala.
Mas no dia-a-dia, obeso soa muito estranho… prefiro gorda ou gordinha,
Não gosto mesmo é de “forte” ou “fortinha”
Sempre pensei q obeso era uns degraus acima de gordo, prefiro concerteza ser chamada de gorda do que de obesa XD…
Prefiro ser chamada apenas de Jacque, mesmo. rsrs
Para mim obeso é alguém que pesa ainda mais que o gordo. Eu, ultimamente, me vejo como obesa, mas não quero que ninguém além de mim diga isso. rsrsr