Vamos botar água no feijão

Flavio F. Soares
@FlavioFSoares

Publicado em 12 de agosto de 2010

Pra Cozinha!, por Flavio F. Soares

Há algum tempo, falamos aqui sobre como preparar um arroz soltinho sem muita complicação. Hoje, daremos andamento a esse assunto ensinando a fazer o complemento favorito no prato do brasileiro: o feijão.

Embora precise de um pouco mais de tempo no preparo, o feijão é, em essência, tão simples quanto o arroz. E, depois que dominar os mistérios ocultos desta receita, você estará pronto para preparar o prato básico de todo brasileiro: arroz, feijão, bife e fritas (no nosso caso, assadas).

Como a receita precisa de uma explicação um pouco maior, vamos parar com a enrolação e ir direto ao ponto!

Feijão Carioquinha

Ingredientes: 2 xícaras de chá de feijão carioquinha, 4 xícaras de chá de água (assim como o arroz, o truque é dobrar a medidana hora de usar a água), 2 colheres de sopa de azeite, 1 cebola pequena picada, 2 dentes de alho picados, 1 caldo de carne ou bacon 0% de gordura, sal e pimenta à gosto.

Preparo: Lave o feijão, escorra, coloque em uma tigela, cubra com água e deixe de molho por, pelo menos, 6 horas (eu costumo deixar de um dia pro outro no molho). Escorra novamente, coloque na panela de pressão com as 4 xícaras de água e o caldo de carne ou bacon. Deixe cozinhar por 30 minutos em fogo baixo após pegar pressão. Após, deixe a pressão sair e destampe a panela. Leve-a ao fogo baixo.

Aqueça o azeite e doure a cebola e o alho. Acrescente um pouco do caldo do feijão e misture o refogado com o feijão na panela (se quiser um caldo mais grosso, amasse uma concha de grãos neste refogado antes de pô-lo na panela). Acrescente sal e pimenta e deixe cozinhar por mais 10 minutos.

Publicidade

Comente no Facebook

Comente no Site

4 respostas para “Vamos botar água no feijão”

  1. Junior Batista disse:

    Até deu vontade de cozinhar, Gostei do Post, mas só pra esclarecer, ali está escrito: "Doure até dourar", hehe, e um pouco acima, falta a quantidade das colheres de sopa de azeite. Obrigado, Tio Flávio!

  2. Tâmara disse:

    Essa receita eu nunca irei conseguir por no meu site, aprendi com minha mãe e ele ensina assim: Coloca um pouco disso, um pouco daquilo, se achar que ainda não está bom, coloca mais um pouquinho, e eu nunca cheguei a uma medida média, nem tempo de fogo! E sempre sai gostoso, vai entender! :P

    Mas esta receita está ótima para quem quer começar a cozinhar! :)

  3. Suzi disse:

    Putz, Flavio!
    Falei sobre feijão anteontem lá no meu blog, http://vinhoselivros.blogspot.com/2010/08/feijao-… e ainda te mandei fota no tuíte pra te matar de fome e inveja. Desconfio que seu silêncio tenha sido uma tentativa vã de saída honrosa pois aquele prato tava difícil de vc superar. Porque a gente é pobre, é limpinho mas, sobretudo, é modesto!
    beijos!

  4. Francesco disse:

    Bah! Esse já provei e é bom sim!
    Mas podia ser o feijão pretinho, né :-P

    Para conhecimento cultural do País: aqui no Sul carioquinha é raro, usamos bastante o preto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *