Publicado em 19 de agosto de 2010
Estamos no ano 2010 depois de Cristo. Todo o planeta foi ocupado pela cultura norte-americana… Todo? Não! Um país povoado por irredutíveis gauleses ainda resiste ao invasor.
Ou melhor, resistia…
Os franceses se orgulham muito de sua cultura e possuem a tendência de rejeitar o que vem de outros países, especialmente dos Estados Unidos. A fama de xenófobos é um tanto exagerada, mas é fato que instituições tipicamente norte-americanas, como McDonald’s, não têm tanto espaço por lá quanto em outros países.
Um dos principais símbolos da “resistência” francesa é Asterix, personagem de quadrinhos que defende sua aldeia na Gália (antigo nome da França) contra os romanos invasores graças à poção mágica do druida Panoramix e muita perspicácia.
Exatamente por isso a nova campanha do McDonald’s em terras francesas está causando enorme polêmica. A propaganda apresenta os gauleses da aldeia de Asterix realizando o tradicional banquete que fecha cada história dentro de uma loja da rede de fast-food.
Isso provocou a ira dos franceses, que começaram a reclamar no Twitter, no Facebook e em blogs contra a agência Euro RSCG, responsável pela campanha. Além de Asterix, também foram feitas propagandas com a Cinderela e o assassino do filme Pânico.
Confira a propaganda abaixo:
Asterix já fora usado anteriormente em campanhas do McDonald’s quando do lançamento do filme “Asterix e Cleópatra”, em 2001.
—–
Fontes:
Du Ketchup sur la moustache d’Astérix
McDonald’s transforma Asterix em garoto-propaganda e irrita franceses
Deixe uma resposta